O Teatro Municipal de Niterói vai abrir suas cortinas para a Arte dos Pés Companhia de Dança, que vai apresentar a consagrada montagem Giselle, entre os dias 12 e 14 de maio, sexta e sábado às 20h e domingo às 19h. Classificação indicativa livre, ingressos: R$ 30,00 (inteira).

A Peça

Ballet em 2 atos, apresentado em 1841, pela primeira vez, no Teatro da ópera de Paris. Coreografado por Julles Perrot e Jean Coralli, a partir de libreto do escritor Theophile Gautier e baseado numa lenda recolhida pelo poeta romântico alemão Heinrich Heine,

Foto de Isadora Cabral. Clique para ampliar.
Giselle é uma camponesa que se apaixona por um nobre, achando que este é um camponês. Sua paixão é condenada, quando Giselle descobre que Loys, o camponês, é na verdade Albrecht, um nobre que já tem uma noiva pretendida. Giselle é recebida pelas Willis e sua rainha Mirtha, que são espíritos de jovens donzelas mortas após uma decepção amorosa.

O Romantismo, como movimento que surgiu na Alemanha, no final do século XVIII, em reação ao Iluminismo, predominante na época, que pregava uma ordem racional do mundo, teve suas bases ideológicas abaladas pelo predomínio da emoção sobre a razão, inspirando o motivo do nacionalismo, das lendas, mitologias e história de cada país. Giselle é o climax do Ballet Romântico francês.


A Companhia

Fundada pelo bailarino Rogério Massena em 1990, na cidade de Nova Friburgo, interior do estado do Rio de Janeiro, a Arte dos Pés Companhia de Dança passou a ser dirigida em 1991 pela bailarina, maitresse de Ballet Clássico e coreógrafa Natalia Valdannini, quem além de ter exercido o cargo de Diretora Artística da companhia, criou o Studio Arte dos Pés.

A companhia participou de diversas mostras, festivais de dança nacionais e internacionais, como Festival de Dança do Conselho Brasileiro da Dança (CBDD), Festival de Dança de Joinville, Festival de Dança Tápias, Mostra Para Novos Coreógrafos, Festival Arte de Dançar – Spinelli, Festival Corpo Livre, entre outros, recebendo premiações importantes de Melhor Bailarino(a), Bailarino(a) Revelação, Melhor Coreografia, entre outros.


Foto de Isadora Cabral. Clique para ampliar.



Recebeu o importante Prêmio Mambembe de Dança do Estado do Rio de Janeiro como Melhor Espetáculo de Dança apresentando o trabalho "ELECTRA", coreografado por Natalia Valdannini, baseado na tragédia grega do escritor Sófocles.

A Arte dos Pés Companhia de Dança desenvolveu vários projetos sociais, dentre eles a parceria com a Oficina do Parque, projeto criado por Marilda Ormy, atual diretora do Teatro Municipal de Niterói, em parceria com a comunidade do Maceió, na cidade de Niterói-RJ, trabalhando com o ensino do Ballet Clássico às crianças daquela comunidade.

Atualmente a companhia atua na produção e remontagem dos grandes balés de repertório clássico, além de obras contemporâneas, apresentando-se na cidade de Niterói e por cidades do interior do estado do Rio de Janeiro, contribuindo ativamente para a formação de uma nova plateia e promoção da Arte da Dança.


Ficha Técnica

Música: Adolphe Adam
Libreto: Théophile Gautiier e Vernoy de Saint-Georges
Coreografia Yuri Grigorovich, D'après Jean Coralli, Jules Perrot e Marius Petipa
Cenários: Simonne Springer
Figurinos: Diego Costa, Helena Thomaz, Marilda Fontes e Tina Krug
Iluminação e Som: Mariana Nunes de Caz
Técnico de Iluminação: Fabio Schuenck
Fotógrafa: Isadora Cabral e Leo Zulluh
Remontagem e Mise'n Scène: Natalia Valdannini
Ensaiadores: Daniel Novaes e Natalia Valdannini
Assistente de Ensaio: Fernanda Leal
Assistentes de Camarim e Palco: Angelica Aguiar, Carla Kristoschek, Mariana Assunção e Monica Bastos

Personagens

Giselle: Natalia Valdannini
Albrecht/Loys: Daniel Novaes
Hilarion: Weslley Lima
Berthe, mãe de Giselle: Mariana Calazans
Condessa Bathilde: Gabriela Carneiro Conde Pai de Bathilde: Cyro Figueiró
Pas de Paysant: Luma Nunes e Magno Maia
Mirtha, Rainha das Willis: Livia Aguiar
Zulma e Moira, duas Willis: Ana Clara Fonseca e Giovanna de Aguiar
Camponesas e Willis: Ana Clara Fonseca, Camila Prado, Carolina Reis, Clara Inês Soares, Elena Bittencourt, Fernanda Leal, Gabriela Fonseca, Giovanna de Aguiar, Nathália Athanazio, Paula Cícero, Rafaella Carvalho e Rhaíssa Rebouças


Serviço

Arte dos Pés Companhia de Dança apresenta "Giselle"
Data: 12 a 14 de maio de 2017
Horário: Sexta e Sábado às 20h, Domingo às 19h
Duração: 120 minutos
Ingresso: R$ 30 (Promoção de Dia das Mães: traga a sua mãe e adquira 50% de desconto na compra de 01 ingresso. Desconto não-cumulativo)
Classificação etária: Livre

Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro 35, Centro
Tel: (21) 2620-1624



Clique para ampliar.



Tags:






Publicado em 01/05/2017

Memória: O Theatro João Caetano que nasceu Santa Thereza Leia mais ...
A necessária reforma do Theatro João Caetano em 1903 Leia mais ...
Santa Thereza: A inauguração de um Teatro ENCERRADA
Santa Thereza: Niterói enfim ganhou um teatro à sua altura MEMÓRIA
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Burle Marx abre mostra de estudos para o Pano de Boca do Theatro Municipal ENCERRADA
Memória: E então foi inaugurado o Theatro de Santa Thereza Leia mais ...
Club Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...
A Grande Reforma do Theatro Municipal, em 1966 Segunda-feira, 02 de maio de 1966