No domingo, dia 7 de maio de 2017, às 19h, o Teatro Municipal de Niterói vai abrir as cortinas para o cantor pernambucano, radicado em Niterói, José Tobias, apresentação que marca o encerramento do projeto De Niterói. O show, que inclui lindas canções de todos os tempos, como "Tocando em frente", "Manhã de Carnaval" e "Serra da Boa Esperança", contará com a participação de Altay Veloso e Paulo César Feital. Classificação indicativa 16 anos, ingressos: R$ 40,00 (inteira).

Prestes a completar 90 anos, José Tobias, em rara oportunidade, encanta mais uma vez seu público com sua voz inigualável, bem acompanhado pelo maestro e pianista Marinho Boffa e pelo violonista Íris Nascimento.

José Tobias

Nascido na periferia de Recife, em Pernambuco, José Tobias de Santana começou sua carreira aos 19 anos. Em 1950, Tobias faria suas primeiras gravações (ainda em 78 rotações), com arranjos e acompanhamento de Sivuca, para as músicas – até então inéditas – "Acauã" e "Chora Carrinho", de Zé Dantas. Trabalhou na na Rádio Jornal do Comércio e permaneceu até 1955, quando se mudou para Niterói. E, com ele, veio junto o instrumentista Sivuca.

Participou, em São Paulo, de concertos e até mesmo da trilha sonora do filme O Canto do Mar, de Alberto Cavalcanti, dublando o ator Alberto Vilar em canções do maestro Guerra Peixe. No Rio de Janeiro, foi levado para a Rádio Tupi por João Calmon, onde ficou até 1961. É desse período o LP Estranha Magia, que conta com músicas do genial Capiba.

Da Tupi passou para a Rádio Record, de volta a São Paulo. Lá, começou a realizar dois programas semanais nas duas emissoras. O músico também participou de algumas montagens teatrais, alcançando grande sucesso na produção dos americanos Bill Hitcoock e Sonia Sow, Tio Sam-Ba, que ficou em cartaz por longo tempo em teatros do Rio e de São Paulo.

Tobias só voltou para o Rio de Janeiro em 1972, onde passou a trabalhar na Rádio Nacional. O cantor foi trazido de volta às gravações pelo produtor Marcus Pereira, que o resgatou do esquecimento através de sua participação em três volumes da série Música Popular do Norte. Neste trabalho, de 1976, Tobias aparece interpretando obras de domínio público e do maestro Waldemar Henrique, como Uirapurú, Matinta Perêra”, Abaluaiê e Boi Bumbá, ao lado de uma jovem e talentosa cantora de nome, Jane Vaquer, que, anos mais tarde, adotaria o sobrenome Duboc.

Em 1984, com arranjos de Radamés, Hermínio Bello de Carvalho, produziu o LP Rapsódia Brasileira com a participação do conjunto Camerata Carioca.


Serviço

José Tobias
Data: Domingo, 7 de maio de 2017
Horário: 19h
Duração: 90min
Ingressos: R$ 40,00 (inteira)
Classificação: 16 anos

Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro 35, Centro
Tel: (21) 2620-1624


Clique para ampliar.



Tags:






Publicado em 01/05/2017

Memória: O Theatro João Caetano que nasceu Santa Thereza Leia mais ...
A necessária reforma do Theatro João Caetano em 1903 Leia mais ...
Santa Thereza: A inauguração de um Teatro ENCERRADA
Santa Thereza: Niterói enfim ganhou um teatro à sua altura MEMÓRIA
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Burle Marx abre mostra de estudos para o Pano de Boca do Theatro Municipal ENCERRADA
Memória: E então foi inaugurado o Theatro de Santa Thereza Leia mais ...
Club Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...
A Grande Reforma do Theatro Municipal, em 1966 Segunda-feira, 02 de maio de 1966