O Teatro Municipal de Niterói recebe dia 29, último sábado do mês de julho de 2017, Nico Rezende com o espetáculo que marca o lançamento de seus mais recente trabalho, o DVD Nico Rezende canta Chet Baker. Os ingressos custam R$ 40 (inteira) e a classificação é 12 anos.
Trinta anos após lançar o primeiro álbum, Nico Rezende esbanja maturidade no DVD em que canta e toca ao piano o repertório do trompetista e cantor norte-americano ao lado dos virtuosos músicos Guilherme Dias Gomes (trompete), Fernando Clark (guitarra), Alex Rocha (contrabaixo acústico) e André Tandeta (bateria).
O DVD foi gravado ao vivo em 2016 no teatro do Centro de Artes UFF, em Niterói. "Chet Baker é uma referència que carrego desde a adolescência, período em que comecei a ouvir jazz. Sempre tive o sonho de montar um show cantando e tocando as músicas dele", conta Nico.
O Espetáculo
Clique para ampliar.
Em cena, Nico canta 17 músicas do repertório de Chet Baker com voz cujo timbre remete ao canto do trompetista. Em que pesem as semelhanças, Nico jamais imita ou tenta clonar seu canto. Nico Rezende canta Chet Baker é, em essência, um tributo ao grande cantor de voz pequena e ao trompetista de sopro exato, e não uma reprodução das sessões de gravação de Baker. Inclusive porque, em se tratando do jazz de Baker, a voz é um instrumento que se afina e que se integra com os demais instrumentos.
Nico Rezende é o protagonista absoluto do show como cantor. Contudo, como pianista do quinteto, é como se Nico atuasse no (também fundamental) papel que, nas apresentações de Baker, coube quase sempre a Russ Freeman (1926 – 2002), pianista norte-americano que transitava pelo cool jazz quando tocava no grupo de Baker, que o contratou ainda na década de 1950, quando o trompetista começou a liderar o próprio quarteto, sem Gerry Mulligan. No trabalho, o sopro de Guilherme Dias Gomes, parceiro fundamental de Nico na idealização do projeto, completa o perfil artístico do homenageado.
Como Baker cantava e tocava de forma mais íntima, na contramão do estilo esfuziante do bebop, é natural que o repertório seja repleto de baladas. O álbum Chet Baker sings (Pacific Records, 1954) é a grande inspiração do repertório do show, mas Nico não deixa de visitar outros momentos da obra do grande artista norte-americano. Com os músicos, Nico construiu uma sintonia que faz com que o quinteto improvise sem jogar nota fora e sem excessos, como convém a um tributo a Chet Baker.
Banda
Nico Rezende - piano e vocal
Guilherme Dias Gomes - trompete
Fernando Clark - Guitarra
Alex Rocha - contrabaixo acústico
André Tandeta - bateria
Serviço
Nico Rezende canta Chet Baker
Data: Sábado, 29 de julho de 2017
Horário: 20h
Ingressos: R$ 40,00 (inteira) - Comprar no Ingressso Rápido Duração: 80min
Classificação indicativa: 12 anos
Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro 35, Centro
Tel: (21) 2620-1624
Clique para ampliar.
Tags:
Publicado em 02/07/2017
Memória: O Theatro João Caetano que nasceu Santa TherezaLeia mais ...
A necessária reforma do Theatro João Caetano em 1903Leia mais ...
Santa Thereza: A inauguração de um TeatroENCERRADA
Santa Thereza: Niterói enfim ganhou um teatro à sua alturaMEMÓRIA
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João CaetanoLeia mais ...
Burle Marx abre mostra de estudos para o Pano de Boca do Theatro MunicipalENCERRADA
Memória: E então foi inaugurado o Theatro de Santa TherezaLeia mais ...
Club Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro MunicipalLeia mais ...
A Grande Reforma do Theatro Municipal, em 1966Segunda-feira, 02 de maio de 1966