Na última sexta-feira de julho, dia 28, às 20h, o guitarrista Victor Biglione e a cantora Alma Thomas sobem ao palco do Teatro Municipal de Niterói para um Tributo à cantora Etta James, cantora norte-americana de blues, R&B e jazz que imortalizou canções como "Cry me a river", "Stormy monday", "Embreaceble you", "Born to be wild" e "At last". Ingressos: R$ 60,00 (inteira), classificação indicativa livre.

Radicados no Brasil, a novaiorquina Alma Thomas e o argentino Victor Biglione mostram todo o talento e diversidade que marcam suas carreiras para o público niteroiense. Esse repertório da dupla, já encantou o público da cidade há um ano, quando se apresentaram no Festival Tudo Blues, no Cine Arte UFF. Segundo a cantora, "é uma honra poder trazer o blues para a cidade tocando com Victor Biglione, um parceiro ímpar, que tem uma autenticidade no gênero que poucos têm". Juntos, também homenageiam Janis Joplin e B. B. King.

Alma Thomas

Rubem Braga. Clique para ampliar
Alma nasceu em Nova York onde começou a cantar aos 7 anos, numa igreja episcopal. Aos 18 anos foi aceita na Universidade de Massachusetts para o programa de ópera. Mais tarde ingressou na Berklee College of Music onde estudou jazz, improvisação vocal, harmonia e arranjo.

Lá conheceu e se apaixonou pelo pianista brasileiro Pedro Milman, hoje seu marido. Em 2004 se mudaram para o Rio de Janeiro, e desde então Alma vem construindo sua carreira como cantora de Jazz e já se apresentou em festivais no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Natal, Belém, Salvador, Rio das Ostras e no Bourbon Street, em São Paulo. Seu primeiro CD "Sub-entendido" foi produzido em 2005 no Japão. Em seguida vieram "Live Sessions One" (2007) e "And The People of The Pop Republic" (2012).

Em 2012 foi a única participante estrangeira do programa The Voice Brasil, quando teve que provar a sua intimidade com a música brasileira. A repercussão que foi gerada depois de cantar músicas de Djavan, Arlindo Cruz e Thiaguinho foi tão positiva que abriu as portas para novas parcerias e pesquisas sobre a música brasileira, sem esquecer suas raízes no jazz e no blues.

Victor Biglione

Rubem Braga. Clique para ampliar
Um dos guitarristas mais requisitados do país, Victor Biglione consagrou-se no Brasil e no estrangeiro como um dos maiores guitarristas e violonistas da atualidade, conquistando o reconhecimento do público e dos críticos.

Com um estilo musicalmente eclético, misturando Bossa Nova, Rock, Jazz e Blues, Victor já tocou com mais de 300 nomes da MPB e da música internacional. Lançou 16 CDs solos ou duos em diversos países e ainda, outros dois pela "Cor do Som", banda que integrou de 1982 a 1984 contribuindo para a consagração do pop-rock brasileiro.

Além de ter acompanhado a cantora Cássia Eller, já participou, nos últimos dez anos, mais de uma vez, dos principais festivais de jazz do mundo, entre eles o Free Jazz, o de Montreal e o New York Guitar. Compõe trilhas sonoras para TV, teatro e cinema e já ganhou o Grammy Latino pelo CD "Crooner", gravado com Milton Nascimento.

Etta James

Rubem Braga. Clique para ampliar
Etta James, nascida Jamesetta Hawkins, era filha de Dorothy Hawkins, uma afro-americana, com um pai branco. Teve o seu primeiro contacto com a música aos 5 anos de idade, tendo aulas com James Earle Hines, director musical da escola Echoes of Eden da Igreja Batista de St. Paul, em Los Angeles.

Já na Califórnia, em 1952 Etta e mais duas amigas formaram um trio doo-wop Creolettes, o qual viria a chamar a atenção de Johnny Otis. Otis inverteu as sílabas do seu nome para lhe dar uma melhor sonoridade assim surgindo o seu nome artístico. Sua primeira gravação, e seu primeiro sucesso R&B, foi de sua própria autoria, "The Wallflower (Dance with Me, Henry)". Com a repercussão da banda intitulada Etta James & the Peaches, acabou sendo contratada pela Chess Records, em 1960.

Etta lançou vários duetos com Harvey Fuqua (dos The Moonglows), dos quais surgiu o seu maior sucesso já gravado, a belíssima e clássica "At Last". A canção, que apareceu juntamente com outros êxitos como "All I Could Do Was Cry" e "Trust in Me", foi incluída no seu álbum de estreia, "At Last!".

Após gravar mais de 30 álbuns durante sua carreira, em 2012, cinco dias antes de completar 74 anos, Etta faleceu vítima de leucemia.


Roteiro

• Owed to 'G'
• Hoochie Coochie Man
• Imagine
• Cry Me a River
• Rock Me Baby
• Stormy Monday
• What's Going On
• Embraceable You
• Born to Be Wild
• You Shook Me
• Dust My Broom
• At Last
• Purple Rain





Serviço

Victor Biglione e Alma Thomas em "Tributo a Etta James"
Data: Sexta-feira, 28 de julho de 2017
Horário: 20h
Ingressos: R$ 60,00 (inteira) - Comprar no Ingressso Rápido
Classificação indicativa: Livre

Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro 35, Centro
Tel: (21) 2620-1624


Clique para ampliar.



Tags:






Publicado em 02/07/2017

Cia de Ballet de Niterói apresenta ARUC no Theatro Municipal 03 a 05 de maio de 2024
Paula Caldeira lança livro sobre a formação das famílias brasileiras Terça-feira, 07 de maio
O Jovem pianista Isaque Alves se apresenta no Theatro Municipal Quarta-feira, 08 de maio
Claudia Foureaux apresenta "Um Jeito a Mais" no Municipal Sexta-feira, 10 de maio
Moça Prosa homenageia Jovelina Pérola Negra no 'Clássicos do Samba' Quarta-feira, 22 de maio
Coletivo Plural apresenta mostra "Verso e Reverso" na Sala Carlos Couto De 02 de maio a 02 de julho
Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Clube Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...