Na próxima quarta-feira, dia 9 de agosto de 2017, a partir das 19h30, o Teatro Municipal de Niterói vai receber o cantor e compositor Monarco. O show, que integra o projeto "Clássicos do Samba", tem classificação indicativa livre. Ingressos: R$ 40,00 (inteira).

No espetáculo, Monarco contará com a participação de Toninho Geraes.

Monarco

Nascido no subúrbio carioca de Cavalcanti em 1933, Hildemar Diniz passou a primeira infância entre Nova Iguaçu antes de ir para Oswaldo Cruz , bairro de origem da Portela. Ainda com 10 anos de idade, teve de perto contato com os sambistas da escola, integrando blocos e compondo sambas ainda pequeno. Também foi nessa época que surgiu o apelido, Monarco.

Em 1950 foi convidado a integrar a ala de compositores da Portela, onde mais tarde viria a se tornar líder da velha guarda. Também foi diretor de harmonia da escola. Nunca chegou a ganhar uma disputa de samba-enredo, mas conseguiu consagrar sambas "de terreiro" ou "sambas de quadra", como são conhecidos aqueles executados nos ensaios e logo tornados emblemas do patrimônio cultural coletivo dessas associações. Um deles é "Passado de Glória", que já foi "esquenta" da agremiação em diversos anos.

O primeiro de seus mais de 15 discos foi lançado em 1970 e em 1995, lançou "A Voz do Samba" no Japão. Em 1999 a cantora Marisa Monte convidou Monarco e a Velha Guarda da Portela para o CD "Tudo Azul", de sua produção, que contou com participação de Paulinho da Viola e Zeca Pagodinho.

Em 2008 foi lançado o documentário Mistério do Samba, dirigido pelos cineastas Lula Buarque de Hollanda e Carolina Jabor, e também produzido por Marisa Monte, e no qual Monarco participa oferecendo relatos de sua história de vida e seus testemunhos pessoais sobre a história do samba no Rio de Janeiro. Essa produção foi incluída na seleção oficial do Festival de Cannes.

Em 2010, Monarco gravou seu primeiro DVD - "Monarco: A Memória do Samba" - no dia 28 de setembro, no Teatro Oi Casa Grande, Rio de Janeiro. Desse DVD participam Zeca Pagodinho, Martinho da Vila, Paulinho da Viola, Velha Guarda da Portela e Família Diniz. Em 2013, o compositor foi articulador da vitória da chapa Portela Verdade, tornando-se então o presidente de honra da escola. Em 2015, seu álbum "Passado de Glória - Monarco 80 anos" foi premiado no 26º Prêmio da Música Brasileira na categoria Melhor Álbum de Samba.




Serviço

Monarco
Data: Quarta, 09 de agosto de 2017
Horário: 19h30
Duração: 80min
Ingressos: R$ 40 (inteira) - Ingresso
Classificação etária: Livre

Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro 35, Centro
Tel: (21) 2620-1624


Clique para ampliar.



Tags:






Publicado em 03/07/2017

Cia de Ballet de Niterói apresenta ARUC no Theatro Municipal 03 a 05 de maio de 2024
Paula Caldeira lança livro sobre a formação das famílias brasileiras Terça-feira, 07 de maio
O Jovem pianista Isaque Alves se apresenta no Theatro Municipal Quarta-feira, 08 de maio
Claudia Foureaux apresenta "Um Jeito a Mais" no Municipal Sexta-feira, 10 de maio
Moça Prosa homenageia Jovelina Pérola Negra no 'Clássicos do Samba' Quarta-feira, 22 de maio
Coletivo Plural apresenta mostra "Verso e Reverso" na Sala Carlos Couto De 02 de maio a 02 de julho
Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Clube Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...