O projeto Quarta Clássica do Teatro Municipal de Niterói, recebe no dia 23 de agosto de 2017, a partir das 19h30, o duo Braam-Rabello, formado pela violinista holandesa Floor Braam e o pianista brasileiro Luís Rabello, que vem, desde 2016, chamando grande atenção de mídia e público no cenário musical europeu. Classificação indicativa livre, ingressos: R$ 30,00 (inteira).

Boa parte da consagração alcançada pelo duo, se deve ao trabalho que vem desenvolvendo com a música do compositor brasileiro Radamés Gnattali (1906-1988). Os músicos fizeram, ao longo do último ano, estreias mundiais de manuscritos recém descobertos do compositor gaúcho e trazem no repertório da sua turnê brasileira outros tesouros de Radamés, ainda inéditos em terras brasileiras. Floor e Luís em breve lançarão este repertório num CD com a obra integral para violino e piano.

No recital realizado no palco do Teatro Municipal, além da obra deste que foi um dos gigantes da música brasileira, irão apresentar composições de Mozart e Brahms.

Luis Rabello

Proclamado pela imprensa espanhola como o embaixador da música brasileira, Luís Rabello nasceu no Rio de Janeiro numa família de músicos renomados do cenário musical brasileiro. Vencedor de diversos prêmios em seu país, Rabello estudou no Rio de Janeiro com Sonia Goulart, Mordehai Simoni e Myrian Dauelsberg. No Conservatório Tchaikovsky de Moscou com Andrei Pisarev e no Codarts – Hoogeschool voor de Kunst - de Rotterdam, Holanda, com Aquiles delle Vigne, se formando com grau máximo em todas as instituições onde estudou.

Radicado na Holanda, onde é professor do Codarts – Hoogeschool voor de Kunst, em Rotterdam, Rabello vem desenvolvendo intensa atividade como concertista e camerista em palcos na Holanda, Alemanha, Bélgica, França, Suíça, Espanha, Itália e Portugal.

Em 2014, Luís Rabello lançou seu primeiro CD - Radamés Gnattali Piano Recital – dedicado integralmente à obra para piano do compositor, lançado pelo selo Acari Records. Este CD traz a primeira gravação da Sonata n.1 para piano do compositor. Rabello realizou uma turné de lançamento de seu disco pela Holanda, com grande sucesso de crítica. Em 2016 Rabello fez a estreia mundial do Concertino n.1 para piano e orquestra do compositor brasileiro, junto à com a Orquestra de cordas de Ouro Preto.

Floor Braam

Discípula de um dos grandes nomes do violino internacional, Zakhar Bron, a violinista holandesa Floor Braam iniciou seus estudos profissionais no Royal College of Music, em Londres, onde estudou com Yossi Zivoni e Ani Schnarch. Concluiu seus estudos no Conservatório de Rotterdam com Misha Furman, onde se graduou com nota máxima. Seu exame final recebeu da "Fundação Amigos do Conservatorio de Rotterdam" (Vrienden van het Rotterdams Conservatorium) o prêmio de melhor exame do ano de 2014 dentre todos os instrumentos.

Vencedora do Concurso Internacional de Violino Musica Arvenzis na Eslovaquia, Floor Braam se apresenta com freqüência em importantes festivais do circuito internacional de música clássica, tais como o Lake District Summer Music Festival (Inglaterra), o Euro Arts Festival (Alemanha), o Keshet Eilon (Israel), o Lucca Estate (Italia), e o Crans Montana Classics (Suíça) dirigido pelo grande violinista Shlomo Mintz. Teve a sua estreia solo no Concertgebouw de Amsterdam em 2015 como solista à frente da orquestra de Camara Zakhar Bron e, em dezembro de 2017, fará sua primeira colaboração solo com Maxim Vengerov. Floor toca um violino Nicolo Gagliano feito em 1750, em Nápoles.


Repertório

I Parte
W.A.Mozart – Sonata para violino e piano em Dó maior, KV 296
Allegro vivace
Andante sostenuto
Allegro
Radamés Gnattali – Violino
Radamés Gnattali – Poema

II Parte
Radamés Gnattali - Ária
Radamés Gnattali – Sonata para violino e piano
Brahms – Sonata n.3 em Ré menor, opus 108
Allegro
Adagio
Un poco presto e con sentimento
Presto agitato


Serviço

Duo Braam-Rabello na Quarta Clássica do Teatro Municipal
Data: Quarta-feira, 23 de agosto de 2017
Horário: 19h30
Duração: 80min
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) - Ingresso
Classificação indicativa: 12 anos

Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro 35, Centro
Tel: (21) 2620-1624


Clique para ampliar.




Tags:






Publicado em 13/08/2017

Memória: O Theatro João Caetano que nasceu Santa Thereza Leia mais ...
A necessária reforma do Theatro João Caetano em 1903 Leia mais ...
Santa Thereza: A inauguração de um Teatro ENCERRADA
Santa Thereza: Niterói enfim ganhou um teatro à sua altura MEMÓRIA
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Burle Marx abre mostra de estudos para o Pano de Boca do Theatro Municipal ENCERRADA
Memória: E então foi inaugurado o Theatro de Santa Thereza Leia mais ...
Club Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...
A Grande Reforma do Theatro Municipal, em 1966 Segunda-feira, 02 de maio de 1966