Na terça-feira, 05 de setembro de 2017, às 20h, a Sala Carlos Couto, anexa ao Teatro Municipal de Niterói, vai receber convidados para a noite de autógrafos de "Literatura Mulherzinha - A Construção de Feminilidades nas Tirinhas da série Mulheres Alteradas de Maitena", de Michele Abreu Vivas. Entrada franca, classificação indicativa livre.

Sinopse

Esta obra focaliza o gênero Literatura Mulherzinha em tirinhas cômicas da série Mulheres Alteradas, da cartunista argentina Maitena Inés Burundarena. specialmente a partir dos anos 1990, muitas obras consideradas pela mídia como "literatura de autoajuda das mulheres modernas" vêm sendo publicadas. Do surgimento ao apogeu do Movimento Feminista na década de 70 é que encontramos o "boom" das publicações sobre o discurso feminino.

Clique para ampliar.
Tratar das tirinhas da obra de Maitena nos possibilita fazer uma reflexão crítica sobre esse imaginário feminino que se torna cada vez mais popular. Com os pressupostos teóricos do discurso de opinião e a partir de uma abordagem de leitura como prática social, Michele Abreu Vivas articula como se dão as leituras desse gênero, representado pelas tiras de Maitena. A leitura e a interpretação das tirinhas são realizadas, também, em uma relação dialógica com as teorias sobre gênero/sexo e a linguística feminista.

A Autora

Michele Abreu Vivas é Mestre em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e graduou-se em Letras - Português/Espanhol pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atua profissionalmente como Professora de Espanhol (Língua Estrangeira) e de Português (Língua Materna e/ou para Estrangeiros), em instituições públicas e privadas de ensino na região do Grande Rio.

Participa como Pesquisadora do Grupo de Pesquisa: “Linguagem, Cultura e Trabalho” (PUC-Rio) do Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Desenvolveu atividades de pesquisa e capacitação de professores do Ensino Fundamental na região do Grande Rio e para professores de Português como Língua Estrangeira em Buenos Aires (Argentina).

Ficha Técnica

Título: Literatura Mulherzinha
Autor: Michele Abreu Vivas
Editora: Editora Appris
Edição: 1
Ano: 2017
Idioma: Português
Páginas: 168 páginas


Serviço

Noite de Autógrafos
"Literatura Mulherzinha" de Michele Abreu Vivas
Data: Terça-feira, 5 de setembro de 2017
Horário: 20h
Entrada Franca
Classificação indicativa: Livre

Sala Carlos Couto
Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de novembro, 35 – Centro, Niterói
Tel: (21) 2719-9639


Clique para ampliar.



Tags:






Publicado em 0000-00-00

Memória: O Theatro João Caetano que nasceu Santa Thereza Leia mais ...
A necessária reforma do Theatro João Caetano em 1903 Leia mais ...
Santa Thereza: A inauguração de um Teatro ENCERRADA
Santa Thereza: Niterói enfim ganhou um teatro à sua altura MEMÓRIA
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Burle Marx abre mostra de estudos para o Pano de Boca do Theatro Municipal ENCERRADA
Memória: E então foi inaugurado o Theatro de Santa Thereza Leia mais ...
Club Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...
A Grande Reforma do Theatro Municipal, em 1966 Segunda-feira, 02 de maio de 1966