Entre os dias 22 e 24 de setembro, sexta e sábado às 20h e domingo às 19h, o Teatro Municipal de Niterói tem o prazer de receber o espetáculo "Cinequanon", realizado pela prestigiada Focus Cia. de Dança e que conta com a direção e coreografia de Alex Neoral. Classificação indicativa: 14 anos, ingressos: R$ 30,00 (inteira).

Como um jogo de cenas, Cinequanon, criada em 2016, envereda no universo do cinema como linha criativa, construindo uma atmosfera onírica, com inspiração em afetos impulsionados por músicas, ruídos, objetos e diferentes arquétipos que embalam e dão enredo a produções cinematográficas de diversos gêneros e épocas. É uma homenagem à sétima arte que empresta seus símbolos para uma criação coreográfica livre. Suspense, humor, romance e drama vão desvendando traços de roteiros e personagens... Um desafio inquietante para cinéfilos e um convite à imaginação, condição sem a qual a dança não existiria.

Clique para ampliar.
Cinequanon é o mais recente trabalho da companhia carioca e põe no palco cerca de 80 referências a filmes do cinema mundial. De trilhas a figurinos, de cenas a títulos, muitos elementos estão no palco. "Eu parti de pontos distintos na construção. Imagens de filmes sugeriram movimentos, títulos desenharam gestos e cenas. Foi uma grande mistura de referências que em alguns momentos aparecem mais claramente e em outros aponta uma atmosfera", explica Alex Neoral, diretor e corégrafo do espetáculo.

A Companhia

A Focus Cia de Dança é uma das mais atuantes e aclamadas companhias do país. Consagrada pela crítica especializada e pelo público, cada vez mais numeroso, a Cia encerrou o ano de 2016 somando 115 apresentações em todo o território nacional e no Canadá, onde participou com quatro trabalhos de repertório no Festival Quarties Danse em Montreal, em setembro.

Entre 2010 e 2011, a Cia se apresentou em 32 cidades da França destacando a Bienal de Dança de Lyon. No exterior, levou suas obras para Canadá, Estados Unidos, Portugal, Itália, Alemanha e Panamá. No Brasil, para mais 80 cidades, entre capitais e cidades do interior.

Clique para ampliar.
Em 2007 e 2008 seus trabalhos foram indicados entre os melhores do ano pelo Caderno B, do Jornal do Brasil; em 2011, o trabalho “As canções que você dançou pra mim” foi eleito entre os 10 melhores pelo Jornal O Globo, e em 2012 pelo Guia da Folha de São Paulo, sendo um dos três melhores pela originalidade e simplicidade na opinião do júri especialista. Em 2014, estreou o espetáculo “Saudade de Mim” em parceria com o Projeto Portinari e João Cândido Portinari, e, em 2016, o espetáculo “As canções que você dançou pra mim” ultrapassou a marca de 250 apresentações e mais de 80 mil espectadores.

Dirigida e coreografada por Alex Neoral, a Focus recebeu, em novembro/2016, a Comenda da Ordem do Mérito Cultural do Ministério da Cultura, a maior condecoração da cultura brasileira que todos os anos agracia artistas e grupos de maior destaque no cenário artístico e cultural do Brasil naquele ano.





Ficha Técnica

Direção, concepção e coreografia: Alex Neoral
Direção de produção: Tatiana Garcias
Com: Alex Neoral, Carol Pires, Cosme Gregory, José Villaça, Gabriela Leite, Márcio Jahú, Mônica Burity e Roberta Bussoni

Texto (projeto): Aline Cardoso
Assistente de produção: Marcella Alves
Iluminação: Binho Schaefer
Operação de Luz: Paulo Denizot
Figurinos: André Vital e Mônica Buriti
Visagismo: André Vital
Confecção de figurinos: Jacira Garcias
Direção Musical: Felipe Habib
Cenografia: Márcio Jahú
Técnico de palco: Wellison Rodrigues
Assessoria de Imprensa: Daniella Cavalcanti
Fotos: Paula Kossatz
Comunicação Visual: Infinitamente Estudio de Criação
Agente internacional: Marcelo Zamora
Produção: Neoral Garcias Produções Artísticas LTDA


Serviço

Focus Cia. de Dança apresenta “Cinequanon”
Data: 22 a 24 de setembro de 2017
Horário: Sexta e sábado às 20h e domingo às 19h
Duração: 75min
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) - Ingresso
Classificação indicatia: 14 anos

Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro, 35, Centro
Tel: (21) 2620-1624


Clique para ampliar.



Tags:






Publicado em 0000-00-00

Memória: O Theatro João Caetano que nasceu Santa Thereza Leia mais ...
A necessária reforma do Theatro João Caetano em 1903 Leia mais ...
Santa Thereza: A inauguração de um Teatro ENCERRADA
Santa Thereza: Niterói enfim ganhou um teatro à sua altura MEMÓRIA
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Burle Marx abre mostra de estudos para o Pano de Boca do Theatro Municipal ENCERRADA
Memória: E então foi inaugurado o Theatro de Santa Thereza Leia mais ...
Club Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...
A Grande Reforma do Theatro Municipal, em 1966 Segunda-feira, 02 de maio de 1966