No dia 27 de setembro de 2017, em mais uma edição do projeto Quartas Clássicas, sobe ao palco do Teatro Municipal de Niterói o grupo vocal brasileiro "Boca Que Usa", que já conta com 20 anos de existência e diversos prêmios internacionais. Classificação indicativa livre, ingressos: R$ 30,00 (inteira).

Depois de ganharem duas medalhas no Concurso de Calella "Canta al Mar 2014", realizado em Barcelona, a trupe vocal foi classificada para participar do prestigiado Grand Prix of Nations, realizado em julho de 2017, em Riga (Letônia). Para levantar fundos para bancar sua viagem e garantir a participação no concurso, montaram o projeto "Quem tem Boca (Que Usa) vai a Riga", realizando diversos eventos além de uma campanha de financiamento coletivo.

Sucesso garantido, tornaram-se o primeiro coro brasileiro a participar do concurso, além de únicos representantes da América-Latina da edição. Agora é a vez do Teatro Municipal de Niterói receber o espetáculo, realizado por estes incríveis talentos da música brasileira.

Boca Que Usa

Clique para ampliar.
Criado em 1997 e sediado em Niterói, o Boca Que Usa tem como proposta estudar e divulgar a música coral por meio de um trabalho inovador no que se refere à concepção musical, direção artística e dinâmica de ensaios. Seu nome é um jogo de palavras com a expressão italiana bocca chiusa (boca fechada), a partir da qual obtemos um significado, em português, oposto ao italiano.

O grupo, atualmente composto por 23 integrantes com histórico de trabalhos destacados em importantes grupos musicais do Rio de Janeiro, inclusive na área de regência coral, busca valorizar a criação musical coletiva, possibilitando mais de um responsável pela preparação e direção musical das peças do repertório. A técnica vocal fica a cargo da cantora e maestrina Lina Santoro.

Com uma proposta musical ampla e diversificada e um repertório que abrange desde a música antiga até a contemporânea, de caráter religioso, secular, folclórico e popular, prioriza obras corais pouco executadas dentro do meio musical brasileiro.

Em junho de 2006, consagrou-se como o coro que obteve o maior número de prêmios simultâneos e a pontuação mais alta até então na história do Concurso de Interpretación Coral de Música Folclórica y Popular Sudamericana (La Plata/Argentina), organizado pela respeitada Associación Argentina para La Música Coral. Participou também do Concurso Internacional de Coros de Tolosa/Espanha, em 2007 que faz parte do Grand Prix Europeu de grupos corais, integrado pelos seis mais tradicionais concursos corais do mundo.

O grupo ganhou ainda duas medalhas de ouro no importante Concurso de Calella "Canta al Mar 2014", nas duas categorias Música Erudita e Música sacra. Com esse resultado, garantiu o direito de participar do Grand Prix of Nations, realizado em julho de 2017, em Riga (Letônia).




Serviço

Projeto Quartas Clássicas
"Quem tem Boca (Que Usa) vai a Riga"
Data: Quarta-feira, 27 de setembro de 2017
Horário: 19h30
Duração: 60min
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) - Ingresso
Classificação indicativa: Livre

Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro, 35, Centro
Tel: (21) 2620-1624


Clique para ampliar.



Tags:






Publicado em 0000-00-00

Memória: O Theatro João Caetano que nasceu Santa Thereza Leia mais ...
A necessária reforma do Theatro João Caetano em 1903 Leia mais ...
Santa Thereza: A inauguração de um Teatro ENCERRADA
Santa Thereza: Niterói enfim ganhou um teatro à sua altura MEMÓRIA
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Burle Marx abre mostra de estudos para o Pano de Boca do Theatro Municipal ENCERRADA
Memória: E então foi inaugurado o Theatro de Santa Thereza Leia mais ...
Club Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...
A Grande Reforma do Theatro Municipal, em 1966 Segunda-feira, 02 de maio de 1966