Entre os dias 21 e 29 de outubro de 2017, sábados e domingos, sempre às 16h, o Teatro Municipal de Niterói abre as cortinas para o musical infanto-juvenil "Sakurá", escrito e dirigido por Gabriel Naegele. Com uma comunicação profunda, sensível, leve e divertida, Sakurá é um convite para o conhecimento e o respeito a um universo curiosamente sábio e encantador. O espetáculo é a mais nova produção da Cia Cria das Casas, grupo que comemora uma década de trajetória e que foi recordista de indicações ao Prêmio Zilka Sallaberry em 2013, com o espetáculo "Três Marias"; concorrendo em 9 das 10 categorias existentes, recebendo os troféus de Melhor Espetáculo e Figurino. Classificação indicativa: livre, ingressos: R$ 40,00 (inteira).
"Essa é uma ideia antiga. Sakurá é resultado de uma pesquisa que comecei em 2010, depois de presenciar, no CCBB, uma exposição que enfatizava os laços entre Brasil e Japão. Fiquei encantado e logo quis levar os mistérios e nuances do país para o teatro", conta o diretor.
O Espetáculo
Gabriel Naegele é um dos fundadores da Cia Crias da Casa, ao lado dos atores Leo Thurler, Denise Peixoto e Maria Vidal, que, além de encenarem o espetáculo, se desdobram em múltiplas funções no grupo. "Crias da Casa porque nós fazemos tudo e estamos envolvidos em todo o processo de criação dos espetáculos", explica Naegele. O mesmo acontece com a atriz Aline Peixoto, que além de fazer parte do elenco, divide a direção musical e a composição das canções com Denise, sua mãe. “Para toda a concepção, buscamos bastante influência da música japonesa; desde jogos até filmes. São 21 faixas produzidas, entre vinhetas, trilhas instrumentais e canções letradas", conta Aline.
Os 17 figurinos; 19 cabeças, entre perucas e adereços; 3 bonecos e mais algumas formas animadas são assinados por Thurler. "Optei por pintar algumas peças à mão", detalha.
Em Sakurá, terceiro espetáculo da Cia, é possível traçar um paralelo entre os aspectos mais tradicionais, primitivos e milenares da cultura do Japão; os seus contrapontos atuais e a relação com a nossa cultura. "Queremos estimular o trato de crianças e adolescentes com a diversidade. No espetáculo, além de apresentar para a plateia um universo bastante diferente do nosso, falamos ainda sobre o poder de escolha e as consequências que isso acarreta na vida de cada um, já que a busca pelos nossos sonhos pode ser atrapalhada por fatores como ganância e hipocrisia, dos quais devemos nos proteger", detalha Gabriel.
A dramaturgia, por meio da trajetória dos personagens, provoca questionamentos e reflexões sobre a busca por um lugar na sociedade. Na trama, em um pequeno vilarejo no Japão, é março e as últimas folhas das cerejeiras já são levadas pelo vento. Todos se preparam para os festejos do Hanami, que nada mais é do que contemplar o florescer das cerejeiras, o desabrochar do SAKURÁ.
Clique para ampliar.
In é um jovem que anseia se tornar um grande Samurai, mas para isso terá que cumprir sua grande missão e enfrentar seu maior inimigo. Yo é uma jovem que desde muito pequena foi prometida para ser apresentada durante os festejos do Hanami. No entanto, ela não deseja seguir a tradição imposta. Dois destinos cheios de aventuras, batalhas e desafios se cumprirão quando cair a última flor de cerejeira, o último Sakurá. "Em tempos de empoderamento feminino, Yo é exemplo de menina que luta pelos seus desejos", finaliza Gabriel.
Sakurá fez temporada no Teatro da UFF em 2016, além de realizar apresentações em Nova Friburgo e Santa Catrina. O espetáculo recebeu os prêmios de Melhor Cenário, Melhor Texto, Melhor Maquiagem, Melhor Figurino, Melhor Sonoplastia, Melhor Atriz (Aline Peixoto) e Melhor Ator (Gabriel Naegele) no 44° Festival Nacional de Teatro de Ponta Grossa/PR.
Ficha Técnica
Texto, Cenário e Direção Geral: Gabriel Naegele
Assistente de Direção: Ricardo Lyra Jr e Thais Alves
Elenco: Aline Peixoto, Denise Peixoto, Gabriel Naegele, Leo Thurler e Maria Vidal
Direção Artística: Gabriel Naegele e Maria Vidal
Direção Musical: Aline Peixoto e Denise Peixoto
Serviço
Cia Cria das Casas apresenta "Sakurá"
Data: 21 a 29 de outubro de 2017
Horário: Sábados e domingos, às 16h
Duração: 55min
Ingressos: R$ 40,00 (inteira)
Classificação indicativa: Livre
Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro, 35, Centro
Tel: (21) 2620-1624
Clique para ampliar.
Tags:
Publicado em 0000-00-00
Memória: O Theatro João Caetano que nasceu Santa TherezaLeia mais ...
A necessária reforma do Theatro João Caetano em 1903Leia mais ...
Santa Thereza: A inauguração de um TeatroENCERRADA
Santa Thereza: Niterói enfim ganhou um teatro à sua alturaMEMÓRIA
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João CaetanoLeia mais ...
Burle Marx abre mostra de estudos para o Pano de Boca do Theatro MunicipalENCERRADA
Memória: E então foi inaugurado o Theatro de Santa TherezaLeia mais ...
Club Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro MunicipalLeia mais ...
A Grande Reforma do Theatro Municipal, em 1966Segunda-feira, 02 de maio de 1966