Entre os dias 21 e 29 de outubro de 2017, sábados e domingos, sempre às 16h, o Teatro Municipal de Niterói abre as cortinas para o musical infanto-juvenil "Sakurá", escrito e dirigido por Gabriel Naegele. Com uma comunicação profunda, sensível, leve e divertida, Sakurá é um convite para o conhecimento e o respeito a um universo curiosamente sábio e encantador. O espetáculo é a mais nova produção da Cia Cria das Casas, grupo que comemora uma década de trajetória e que foi recordista de indicações ao Prêmio Zilka Sallaberry em 2013, com o espetáculo "Três Marias"; concorrendo em 9 das 10 categorias existentes, recebendo os troféus de Melhor Espetáculo e Figurino. Classificação indicativa: livre, ingressos: R$ 40,00 (inteira).

"Essa é uma ideia antiga. Sakurá é resultado de uma pesquisa que comecei em 2010, depois de presenciar, no CCBB, uma exposição que enfatizava os laços entre Brasil e Japão. Fiquei encantado e logo quis levar os mistérios e nuances do país para o teatro", conta o diretor.





O Espetáculo

Gabriel Naegele é um dos fundadores da Cia Crias da Casa, ao lado dos atores Leo Thurler, Denise Peixoto e Maria Vidal, que, além de encenarem o espetáculo, se desdobram em múltiplas funções no grupo. "Crias da Casa porque nós fazemos tudo e estamos envolvidos em todo o processo de criação dos espetáculos", explica Naegele. O mesmo acontece com a atriz Aline Peixoto, que além de fazer parte do elenco, divide a direção musical e a composição das canções com Denise, sua mãe. “Para toda a concepção, buscamos bastante influência da música japonesa; desde jogos até filmes. São 21 faixas produzidas, entre vinhetas, trilhas instrumentais e canções letradas", conta Aline.
Os 17 figurinos; 19 cabeças, entre perucas e adereços; 3 bonecos e mais algumas formas animadas são assinados por Thurler. "Optei por pintar algumas peças à mão", detalha.

Em Sakurá, terceiro espetáculo da Cia, é possível traçar um paralelo entre os aspectos mais tradicionais, primitivos e milenares da cultura do Japão; os seus contrapontos atuais e a relação com a nossa cultura. "Queremos estimular o trato de crianças e adolescentes com a diversidade. No espetáculo, além de apresentar para a plateia um universo bastante diferente do nosso, falamos ainda sobre o poder de escolha e as consequências que isso acarreta na vida de cada um, já que a busca pelos nossos sonhos pode ser atrapalhada por fatores como ganância e hipocrisia, dos quais devemos nos proteger", detalha Gabriel.

A dramaturgia, por meio da trajetória dos personagens, provoca questionamentos e reflexões sobre a busca por um lugar na sociedade. Na trama, em um pequeno vilarejo no Japão, é março e as últimas folhas das cerejeiras já são levadas pelo vento. Todos se preparam para os festejos do Hanami, que nada mais é do que contemplar o florescer das cerejeiras, o desabrochar do SAKURÁ.


Clique para ampliar.



In é um jovem que anseia se tornar um grande Samurai, mas para isso terá que cumprir sua grande missão e enfrentar seu maior inimigo. Yo é uma jovem que desde muito pequena foi prometida para ser apresentada durante os festejos do Hanami. No entanto, ela não deseja seguir a tradição imposta. Dois destinos cheios de aventuras, batalhas e desafios se cumprirão quando cair a última flor de cerejeira, o último Sakurá. "Em tempos de empoderamento feminino, Yo é exemplo de menina que luta pelos seus desejos", finaliza Gabriel.

Sakurá fez temporada no Teatro da UFF em 2016, além de realizar apresentações em Nova Friburgo e Santa Catrina. O espetáculo recebeu os prêmios de Melhor Cenário, Melhor Texto, Melhor Maquiagem, Melhor Figurino, Melhor Sonoplastia, Melhor Atriz (Aline Peixoto) e Melhor Ator (Gabriel Naegele) no 44° Festival Nacional de Teatro de Ponta Grossa/PR.


Ficha Técnica

Texto, Cenário e Direção Geral: Gabriel Naegele
Assistente de Direção: Ricardo Lyra Jr e Thais Alves
Elenco: Aline Peixoto, Denise Peixoto, Gabriel Naegele, Leo Thurler e Maria Vidal
Direção Artística: Gabriel Naegele e Maria Vidal
Direção Musical: Aline Peixoto e Denise Peixoto


Serviço

Cia Cria das Casas apresenta "Sakurá"
Data: 21 a 29 de outubro de 2017
Horário: Sábados e domingos, às 16h
Duração: 55min
Ingressos: R$ 40,00 (inteira)
Classificação indicativa: Livre

Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro, 35, Centro
Tel: (21) 2620-1624


Clique para ampliar.



Tags:






Publicado em 0000-00-00

Cia de Ballet de Niterói apresenta ARUC no Theatro Municipal 03 a 05 de maio de 2024
Paula Caldeira lança livro sobre a formação das famílias brasileiras Terça-feira, 07 de maio
O Jovem pianista Isaque Alves se apresenta no Theatro Municipal Quarta-feira, 08 de maio
Claudia Foureaux apresenta "Um Jeito a Mais" no Municipal Sexta-feira, 10 de maio
Moça Prosa homenageia Jovelina Pérola Negra no 'Clássicos do Samba' Quarta-feira, 22 de maio
Coletivo Plural apresenta mostra "Verso e Reverso" na Sala Carlos Couto De 02 de maio a 02 de julho
Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Clube Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...