Em sua vigésima primeira montagem, o projeto Ópera na UFRJ chega ao Teatro Municipal de Niterói apresentando uma das maiores óperas da história, “A Flauta Mágica”, de Mozart. Com espetáculos executados por alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o projeto busca difundir a ópera no ambiente universitário.

A montagem desta ópera em específico é emblemática para o projeto, uma vez que foi com essa peça que o “Ópera na UFRJ” foi inaugurado, em 1994. A história acompanha Tamino, um príncipe que é convocado pela Rainha da Noite para salvar sua filha, Pamina, das garras do terrível Zarastro. Através das três Damas da Rainha, Tamino ganha uma flauta mágica que pode salvá-lo de problemas, e o acompanhante Papageno, atrapalhado e bondoso. Apaixonado pelo retrato que vê de Pamina, o príncipe embarca na aventura até os domínios de Zarastro, e deve vencer provas para poder cruzar as portas dos templos da Razão, da Sabedoria e da Natureza, chegando até sua amada.

Com esta ópera, Mozart se consagrou como um dos mais talentosos artistas de todos os tempos. Nenhum outro compositor conseguiu dominar e elevar todos os gêneros de sua época, da ópera à música de câmara. “A Flauta Mágica” consegue agradar a todos os públicos, desde os adultos com o solo da Rainha da Noite até as crianças com as trapalhadas cômicas de Papageno. Originalmente toda em alemão, língua materna de Mozart, a ópera tem diálogos em português mas mantém as canções originais, nesta montagem.

A direção musical é de Inácio de Nonno, direção cênica de Julianna Santos e direção coreográfica de André Meyer, que dirigem os dois elencos compostos por solistas formandos e formados da Escola de Música e do Instituto Villa-Lobos da UNIRIO, por bailarinos da Companhia de Dança Contemporânea da UFRJ, o Coral Brasil Ensemble e cantores do Coro Infantil da UFRJ. A Orquestra Sinfônica da UFRJ terá regência de André Cardoso e Felipe Prazeres. Os cenários e figurinos ficaram a cargo de estudantes dos cursos de Artes Cênicas da Escola de Belas Artes e de Direção Teatral da Escola de Comunicação.

SERVIÇO
A Flauta Mágica
Data: de 29 de junho a 1º de julho de 2018, sexta, sábado e domingo.
Horários: sexta, 19h; sábados e domingo, 16h
Duração: 160min
Ingresso: R$10
Classificação indicativa: Livre


Teatro Municipal João Caetano
Rua Quinze de novembro, 35, Centro, Niterói


Tags:






Publicado em 01/06/2018

Memória: O Theatro João Caetano que nasceu Santa Thereza Leia mais ...
A necessária reforma do Theatro João Caetano em 1903 Leia mais ...
Santa Thereza: A inauguração de um Teatro ENCERRADA
Santa Thereza: Niterói enfim ganhou um teatro à sua altura MEMÓRIA
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Burle Marx abre mostra de estudos para o Pano de Boca do Theatro Municipal ENCERRADA
Memória: E então foi inaugurado o Theatro de Santa Thereza Leia mais ...
Club Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...
A Grande Reforma do Theatro Municipal, em 1966 Segunda-feira, 02 de maio de 1966