Reunindo o melhor do jazz instrumental brasileiro no palco do Teatro Municipal de Niterói, o Blues & Jazz Festival acontece em três dias, com uma apresentação por dia, sempre às 20h. O violonista e compositor Yamandu Costa é responsável por abrir o Festival.

Nascido em Passo Fundo em 1980, Yamandu começou a estudar violão aos 7 anos de idade com o pai, Algacir Costa, líder do grupo "Os Fronteiriços". Até os 15 anos, sua única escola musical foi a música folclórica do Sul do Brasil, Argentina e Uruguai. Ao longo da adolescência, foi buscando outras referências como Baden Powell, Tom Jobim e Raphael Rabello. Desde os 17 anos, quando se apresentou pela primeira vez, Yamandú Costa surpreende e encanta com o caráter performático de suas apresentações, quando as cordas do violão é que dominam seus dedos, e todo o corpo do músico vibra com seu instrumento. Yamandú toca de choro a música clássica brasileira, mas também é um gaúcho cheio de milongas, tangos, zambas e chamamés. Hoje, o violonista é visto como uma das principais revelações da música instrumental brasileira.

No dia 15, sexta, a apresentação do festival fica a cargo de Leo Gandelman, acompanhado do trio Eduardo Farias (teclados), Alberto Continentino (baixo) e Cassius Thepersson (bateria). Em um show interativo, Leo não tem medo de mergulhar em conversas com o público, que costuram o repertório de canções autorais e grandes clássicos que inspiram o músico. Leo Gandelman já participou de mais de 1000 discos, trabalhando com praticamente todos os grandes nomes da música popular brasileira em 30 anos de carreira.

Por fim, o Hamilton de Holanda Trio encerra o Festival com uma grande apresentação. Resultado da mistura de três memórias musicais, o trio reúne Hamilton de Holanda (bandolim 10 cordas), Guto Wirtti (contrabaixo) e Thiago da Serrinha (percussão), o que resulta em uma peculiar mescla de raízes, frutos e vivências em uma identidade marcante. Com interpretações emblemáticas, o grupo tornou-se conhecido com seu primeiro álbum, "Trio", composto por faixas de fox-fado, afro-sambas, caprichos e mais. "Trio" ganhou o 26º Prêmio da Música Brasileira na categoria "melhor instrumental: solista" e foi indicado ao Grammy Latino na categoria "melhor álbum instrumental". A carreira do trio também conta com um álbum em homenagem a Chico Buarque e o terceiro lançamento "Jacob 10ZZ", que mostra a semelhança entre o choro e o jazz através da obra de Jacob do Bandolim.

Com realização da Prefeitura Municipal de Niterói, e apoio da Lei de Incentivo a Cultura de Niterói e NELTUR, o Niterói Blues & Jazz Festival conta também com o patrocínio do Complexo Hospitalar de Niterói.

SERVIÇO
Ingresssos esgotados para apresentação de Yamandu Costa
Niterói Blues & Jazz Festival
Data: de 14 a 16 de novembro de 2019, quinta a sábado
14 quinta: Yamandu Costa - Esgotado
15 sexta: Leo Gandelman
16 sábado: Hamilton de Holanda
Horário: 20h
Ingresso: R$60 (a inteira)
Classificação indicativa: Livre
Teatro Municipal de Niterói
Rua Quinze de Novembro, 35, Centro, Niterói


Tags:






Publicado em 2019-11-14

Memória: O Theatro João Caetano que nasceu Santa Thereza Leia mais ...
A necessária reforma do Theatro João Caetano em 1903 Leia mais ...
Santa Thereza: A inauguração de um Teatro ENCERRADA
Santa Thereza: Niterói enfim ganhou um teatro à sua altura MEMÓRIA
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Burle Marx abre mostra de estudos para o Pano de Boca do Theatro Municipal ENCERRADA
Memória: E então foi inaugurado o Theatro de Santa Thereza Leia mais ...
Club Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...
A Grande Reforma do Theatro Municipal, em 1966 Segunda-feira, 02 de maio de 1966