A abertura da 1ª edição do evento será no dia 30 de junho, no Theatro Municipal de Niterói

Este ano, a cidade de Niterói vai celebrar as mulheres negras em grande estilo e com muita potência. O palco do Theatro Municipal de Niterói será ocupado por um programa duplo, na abertura do Julho das Pretas Niterói 2022, no dia 30 de junho, quinta-feira. Haverá apresentação do espetáculo Motriz de performance de mulheres negras, realizado pelo Ponto de Cultura CEABIR, que vai trazer a força e a energia da dança das Iyagbas e demonstrar todo o encanto de Oxum e o sopro dos bons ventos de Iansã, as orixás femininas do panteão das divindades yorubás, que simbolizam o resgate da ancestralidade, a força para a conquista do respeito e a valorização da mulher preta.

A noite se encerra com a apresentação do Quarteto de Cordas Nina's – grupo instrumental que tem esse nome em homenagem ao ícone da música mundial e uma diva negra, Nina Simone – pianista, cantora, compositora, ativista pelos direitos civis dos norte-americanos.

O Julho das Pretas Niterói 2022, organizado por grupos, coletivos, órgãos governamentais da Prefeitura de Niterói e movimentos de mulheres negras da cidade, apresenta uma extensa agenda com atividades – em diversos territórios da cidade – distribuídas por todo o mês, que vai além de 25 de julho (dia em que tradicionalmente é celebrado a Mulher Afro-Latino Americana e Afro-Caribenha, além de ser o Dia Nacional de Tereza de Benguela). Nesta primeira edição, o tema será ‘Mulheres Negras: Território, Acesso e Oportunidades’, cujo objetivo é afirmar como as mulheres negras têm se organizado em todas as esferas da sociedade para a garantia de direitos sociais. Um momento de cultura e compartilhamento de ideias.

Serão cerca de 30 atividades, realizadas por artistas, coletivos, instituições religiosas, grupos culturais, associações, Conselhos Municipais e órgãos da Prefeitura de Niterói, entre outras. Feiras com temática afro, como a Baobá; homenagens, como a entrega do Prêmio Marielle Franco e o Mulheres Negras em Destaque; lançamentos de livros; debate sobre a personagem Rosa Egipciana – a primeira autora negra do país, que será tema do enredo da GRES Viradouro em 2022; visitas guiadas ao Instituto Pretos Novos e à Pequena África, além de conversas abertas ao público e exposições estão entre as programações programadas para julho.

Sobre Nina’s:

O grupo é formado pelas musicistas oriundas da Orquestra de Cordas da Grota: Priscila Vidal, no 1º violino; Michelle Silva, no 2° violino; Izabella Cardozo, na Viola; e Raquel Terra, no violoncelo.


Serviço:

Julho das Pretas Niterói 2022
Data de Abertura: Quinta-feira, 30 de junho de 2022
Horário: 19h

Local: Theatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35 - Centro, Niterói
Entrada gratuita
Retirada do ingresso com 30 minutos de antecedência
Classificação indicativa: livre

A programação e as informações completas serão divulgadas pelas redes sociais:

Facebook: Mês de Julho das PretasNiteroi2022
Instagram: julhodaspretasniteroi








Publicado em 28/06/2022

Jayme Periard comemora 40 anos de carreira no Theatro Municipal Sexta a domingo, 19 a 21 de abril de 2024
Uma jornada visual de transformação e cura na Sala Carlos Couto De 03 a 26 de abril
Focus Cia. de Dança apresenta seu novo espetáculo no Municipal Sexta a Domingo, 26, 27 e 28 de abril
Claudia Foureaux apresenta "Um Jeito a Mais" no Municipal Sexta-feira, 10 de maio
Moça Prosa homenageia Jovelina Pérola Negra no 'Clássicos do Samba' Quarta-feira, 22 de maio
Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Clube Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...
A Grande Reforma do Theatro Municipal, em 1966 Segunda-feira, 02 de maio de 1966