Um dos clássicos infantis mais tradicionais chega no dia 11 de setembro de 2010 ao Teatro Municipal de Niterói. O espetáculo fica em cartaz até o dia 26 de setembro, sempre às 16 horas. A história de Rapunzel, a menina de longas tranças que a bruxa trancou numa torre, vai ser contada de uma forma diferente, trazida para os dias atuais. O texto dos irmãos Grimm foi adaptado por Leonardo Simões e é interpretado por Ana Moura, Melissa Prado e Pedro Maia.

Com um cenário construído com materiais usados no cotidiano e que remetem ao ambiente onde se passa a história, Rapunzel traz personagens “comuns” para viverem o conto da menina de longas tranças e de seu príncipe. O figurino e os adereços foram criados por Ney Madeira.

Na visão do figurinista tudo se transforma: uma mala velha simboliza um muro; bolinhas de brinquedo são rabanetes; o bebê Rapunzel é uma boneca de pano; as tranças de Rapunzel são feitas de cordas de nylon; a torre é uma escada de serviço; sua cortininha parece um par de panos de prato presos a uma haste metálica como se fosse uma cortina de box; o espinheiro em volta da torre são cabideiros adereçados com escovas de limpeza e por aí vai.

A trama é contada por uma empregada doméstica, vivida por Ana Moura. “Na verdade eu entendo esta montagem como um resgate do conto. Muitas crianças de hoje não conhecem Rapunzel. Eu mesma não sabia toda a história, apenas a parte que envolve as tranças e a torre.”, afirma. Para Melissa Prado, atriz que dá vida à protagonista, a história brinca com elementos da realidade e com elementos lúdicos, construindo um canal de comunicação e identificação tanto das crianças quanto dos adultos.

Apesar de ter diversas músicas, o espetáculo não é um musical, afirma o diretor Leonardo Simões. “O espetáculo tem algumas músicas que foram compostas especialmente para a peça, por Dante Carnevale e Eliane Dias, e outras que foram colhidas do cancioneiro popular ( Se essa rua fosse minha, Canto de chegança e Tô presa por um cordão ) e ainda duas músicas da nossa MPB: Canção da despedida e Canta Coração, ambas de Geraldo Azevedo. Todas essas músicas têm no espetáculo uma função narrativa; isto é, a peça não para tendo as músicas como ilustração ou divertimento, elas ajudam a criar o clima das cenas, para acentuar o estado das personagens ou mesmo para dar continuidade ao que é contado.” Além dos três atores em cena, o espetáculo conta com o violinista Haroldo Saraiva conduzindo o espetáculo musicalmente. Os responsáveis pela iluminação são João Franco e Raphael Cesar.


SERVIÇO

Rapunzel
Data: De 11 a 26 de setembro de 2010
Horário: Sábados e Domingos, 16 horas
Ingressos: R$20 (meia-entrada para crianças, estudantes e maiores de 65 anos)
Classificação etária: Livre.
Duração: 50 minutos.

Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35 – Centro
Tel: 2620-1624








Publicado em 01/06/2021

Memória: O Theatro João Caetano que nasceu Santa Thereza Leia mais ...
A necessária reforma do Theatro João Caetano em 1903 Leia mais ...
Santa Thereza: A inauguração de um Teatro ENCERRADA
Santa Thereza: Niterói enfim ganhou um teatro à sua altura MEMÓRIA
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Burle Marx abre mostra de estudos para o Pano de Boca do Theatro Municipal ENCERRADA
Memória: E então foi inaugurado o Theatro de Santa Thereza Leia mais ...
Club Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...
A Grande Reforma do Theatro Municipal, em 1966 Segunda-feira, 02 de maio de 1966