Liderado por Jacob do Bandolim, o Época de Ouro teve grande importância no movimento de resistência do choro na década de 1960
Terça é dia de Chorinho na Sala Carlos Couto! No dia 15 de agosto, a partir das 19h, acontece mais uma edição do Clube do Choro de Niterói na Sala que é anexa ao Theatro Municipal de Niterói. A apresentação vai homenagear o Época de Ouro, conjunto que fez história na cena musical carioca da década de 1960.
Conjunto instrumental esboçado por Jacob do Bandolim em princípio dos anos 1960, definitivamente organizado em 1966 e que teve grande importância no movimento de resistência do choro na década de 1960, época em que a bossa nova imperava nos meios de comunicação. O conjunto também se exibia com frequência para personalidades estrangeiras, nos célebres saraus promovidos por Jacob em sua casa de Jacarepaguá.
O Época de Ouro gravou vários LPs na RCA Victor, sendo o primeiro deles o disco "Chorinhos e Chorões'. Depois da morte de Jacob, em 1969, o grupo se desfez por alguns anos, voltando a atuar em 1973 sob o comando de César Faria, contando com Damásio no lugar de Carlinhos e Deo Rian substituindo Jacob. Mantendo-se ainda em atividade, o Época de Ouro participou de shows e festivais, como o Free Jazz Festival, em 1985, e também do Projeto Pixinguinha.
Clube do Choro
O quarteto formado por Paulinho Bandolim (bandolim), Leo Fernandes (violão de 7 cordas), Phelipe Ornellas (cavaquinho) e Diogo Barreto (pandeiro) passeia por compositores consagrados como Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Ernesto Nazareth e outros menos conhecidos do grande público, além de autores de outros gêneros da música brasileira.
Serviço
Clube do Choro
Data: Terça-feira, dia 15 de agosto de 2023
Horário: 19h
Evento gratuito
Classificação: livre
Local: Sala Carlos Couto - Theatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua Quinze de Novembro, 35 - Centro, Niterói
Tags: