A pianista carioca Luciana Hamond homenageia o compositor brasileiro Villani- Côrtes - que completa 80 anos neste 2010- , com um recital de piano solo com obras do compositor, no Teatro Municipal de Niterói, no dia 21 de julho de 2010, às 19h . Haverá também o lançamento CD “Luciana Hamond interpreta Villani-Côrtes: prelúdios, interlúdios e canções para piano solo”.

A importância do recital Tributo a Villani-Côrtes se dá, em primeiro lugar, através da apresentação do primeiro CD dedicado inteiramente às peças para piano solo do compositor Villani-Côrtes, dono de uma das mais vastas e respeitadas obras da música erudita brasileira.

Em segundo lugar, as obras do recital são representativas da obra do compositor, deixando transparecer o ambiente sonoro vivenciado pelo compositor permeando entre a música clássica, com influências de Debussy e Chopin, e a popular, como os clássicos do jazz e os gêneros da música brasileira.

Finalmente, o CD de produção independente de Luciana Hamond e marca o debut da pianista carioca no mercado fonográfico. A pesquisa e a escolha do repertório foram feitas após a conclusão do mestrado sobre os prelúdios para piano solo do compositor. O CD foi gravado e masterizado no Estúdio DRUM (RJ) por Alexandre Hang, com direção de gravação de André Poyart e Eliane Tauile.

Edmundo Villani-Côrtes

Nascido em Juiz de Fora, Edmundo Villani-Côrtes (1930) teve sua iniciação musical no ambiente familiar. Suas primeiras influências foram as programações de rádio e os filmes musicais. A sua atividade profissional é diversificada, atuando como compositor, regente, arranjador, professor, pesquisador e pianista. Integrou o corpo docente da UNESP como professor de composição e contraponto até se aposentar, em 1999.

Sua produção musical reúne um acervo de mais de 200 obras, escritas para diversas formações instrumentais, dentre as quais destacam-se: o Ciclo Cecília Meireles (1987), o Concerto para Vibrafone e orquestra (1994), os Postais Paulistanos (1995), e Te Deum (2007), dedicado às comemorações dos 150 anos da cidade de Juiz de Fora, e Aleluia (2009), obras premiadas pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), além da ópera Poranduba (1998). Atualmente Villani-Côrtes leciona no Centro de Estudos Musicais Tom Jobim em São Paulo.


SERVIÇO

Tributo a Villani-Côrtes no Municipal de Niterói
Datas: 21 de julho de 2010
Horário: 19h
Ingressos: R$ 5,00
Classificação indicativa: Livre

Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói.
Tel: 2620-1624


Tags:






Publicado em 04/06/2021

Memória: O Theatro João Caetano que nasceu Santa Thereza Leia mais ...
A necessária reforma do Theatro João Caetano em 1903 Leia mais ...
Santa Thereza: A inauguração de um Teatro ENCERRADA
Santa Thereza: Niterói enfim ganhou um teatro à sua altura MEMÓRIA
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Burle Marx abre mostra de estudos para o Pano de Boca do Theatro Municipal ENCERRADA
Memória: E então foi inaugurado o Theatro de Santa Thereza Leia mais ...
Club Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...
A Grande Reforma do Theatro Municipal, em 1966 Segunda-feira, 02 de maio de 1966