O II Ciclo de Leitura Dramatizada apresentará a peça "Um Não Sei O Quê que Nasce Não Sei Onde" no dia 31 de maio de 2010, às 19h no Salão Nobre do Teatro Municipal de Niterói.

O texto da autora Maria Jacintha, registra algumas impressões críticas e reflexões sobre o breve período em que a autora passou no cárcere quando foi acusada por sua militância cultural, então considerada subversiva. As personagens são presas sob acusações pouco consistentes e se deparam com a burrice e o desatino presentes nos atos de repressão e de cerceamento do direito de expressão.

Apesar de propor uma situação concreta relacionada com o clima depressivo da época em que foi escrito, o texto tem uma construção extremamente poética, marca registrada da autora, e também uma forte carga simbólica que o torna bastante propício a uma encenação contemporânea.

Entretanto, nunca chegou a ser montado profissionalmente e, justamente por ser difícil produzir espetáculo com esse tema em meio a um “mercado” alimentado apenas pelo entretenimento, o II Ciclo de Leitura Dramatizada aparece como uma excelente oportunidade para que nos apropriemos dessa discussão refletindo também, a um só tempo sob a própria função e sobre a especificidade da linguagem teatral em nossa atualidade.

Antes da leitura que contará com o conjunto de 14 atores e atrizes niteroienses, o diretor Leonardo Simões fará uma pequena explanação sobre a autora e sobre o contexto da peça.

Elenco: Ana Paula Lopes, Cida Palmeirim, Elias Leão, Felipe Capello, Junior Machado, Márcio Nascimento, Marco Hazeck, Raphael César, Rachel Palmerim, Raquel Pender, Ricardo Lyra Junior, Sérgio de Paula, Stella Fracho e Wanna Souza Cruz.


SERVIÇO

II Ciclo de Leitura Dramatizada - Um Não Sei O Quê que Nasce Não Sei Onde
Datas: 31 de maio de 2010
Horário: 19h
Entrada Franca
Classificação indicativa: Livre
Capacidade: 90 lugares

Local: Salão Nobre do Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói.
Tel: 2620-1624


Tags:






Publicado em 04/06/2021

Memória: O Theatro João Caetano que nasceu Santa Thereza Leia mais ...
A necessária reforma do Theatro João Caetano em 1903 Leia mais ...
Santa Thereza: A inauguração de um Teatro ENCERRADA
Santa Thereza: Niterói enfim ganhou um teatro à sua altura MEMÓRIA
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Burle Marx abre mostra de estudos para o Pano de Boca do Theatro Municipal ENCERRADA
Memória: E então foi inaugurado o Theatro de Santa Thereza Leia mais ...
Club Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...
A Grande Reforma do Theatro Municipal, em 1966 Segunda-feira, 02 de maio de 1966