A Sala Carlos Couto recebe a partir da quarta-feira, 03 de abril, a exposição "Metamorfose: das Sombras à Luz", da fotógrafa Adriana Oliveira em parceria com a CODIM, a Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres da Prefeitura de Niterói. A mostra busca narrar as histórias inspiradoras de mulheres que, apesar de enfrentarem experiências de abuso na infância, encontraram coragem, determinação e força interior para superar esses traumas e se posicionarem como líderes em suas vidas e no mercado de trabalho.

Mais do que simples registros de sofrimento, essas imagens celebram a força interior das mulheres e sua capacidade de se transformarem, de se reerguerem e de se tornarem agentes de mudanças, a partir do suporte social, jurídico e psicológico gratuito que receberam da CODIM por meio do Centro Especializado de Atendimento à Mulher Neuza Santos.

"Metamorfose: Das sombras à luz" não é apenas uma exposição fotográfica, é um manifesto de solidariedade, empatia e justiça. É um convite para que todos nós nos unamos à luta contra a violência de gênero e para que reconheçamos o potencial transformador do amor, da compaixão e da igualdade, bem como o impacto das políticas públicas de gênero desenvolvidas pela cidade de Niterói acerca de 21 anos, por meio da CODIM.

É nesse contexto que a exposição surge como uma voz poderosa e impactante, apresentando-se como mais um recurso para que as mulheres que enfrentaram a violência pudessem superá-la e também servir de inspiração e identificação para outras mulheres, estejam elas em situação de violência doméstica ou não.

O propósito da mostra é poder desnudar e transformar em arte, poesia e cor o olhar que muitas vezes está pausado nas sombras e dores do universo feminino, apresentando de uma forma muito sutil e, ao mesmo tempo, deslumbrante, a potência interior da mulher que, apesar das feridas da vida pode ressignificar e transcender para uma cura interior, através do transbordar de sua beleza, com cores e elementos da natureza que se misturam às emoções capturadas e reveladas pela fotografia, despertando no público o mistério no desvendar dos sentimentos refletidos.




Esta exposição única oferece uma experiência sensorial que desafia as percepções e convida o espectador a uma reflexão profunda sobre as muitas faces da violência contra a mulher, mas também sobre o poder da metamorfose e do renascimento.

O tema da metamorfose é explorado em cada fotografia, desde a escuridão inicial da violência até a luz brilhante da superação e da esperança. Por meio de uma narrativa impactante, o espectador testemunha a jornada de transformação de 7 mulheres retratadas, destacando sua resiliência, sua coragem e sua beleza interior.

Este projeto teve criação e execução da fotógrafa niteroiense Adriana Oliveira, cuja avó foi vítima de violência doméstica e contou com a coragem de sete mulheres, em processo de cura recebendo o apoio dos equipamentos públicos para mulheres em Niterói, que posaram para a câmera fotográfica e se permitiram viver esta imersão artística da dor com o suporte emocional da psicanalista Andréa Ladislau, e a arte da visagista Claudia Valladares, da estilista Patrícia Matos, da designer de jóias Adriana Aguiar e da Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres .


Serviço

Exposição: "Metamorfose: das sombras à luz"
Abertura: Quarta-feira, 03 de abril de 2024
Visitação: até 26 de abril
Horário: Quarta à sexta, das 11h às 18h | Sábado e domingo, das 14h às 18h
Quando não houver espetáculo no teatro, não haverá funcionamento da sala
Classificação indicativa: Livre
Evento gratuito

Local: Sala Carlos Couto - Anexa ao Theatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35 - Centro, Niterói


Tags:






Publicado em 01/04/2024

Suely Franco homenageia Virginia Lane em musical Sexta a domingo, 24 a 26 de maio
Coral Amantes da Música comemora aniversário no Municipal Quarta-feira, 29 de maio
Música Antiga da UFF no Encontro Brasileiro de Viola da Gamba Quinta-feira, 30 de maio
Juliana Martins e Sergio Marone apresentam 'Eu Te Amo' no Municipal Sábado e domingo, 01 e 02 de junho
Municipal de Niterói homenageia compositor italiano Giacomo Puccini Quarta-feira, 05 de junho
Heloisa Périssé traz 'A Iluminada' para o Municipal de Niterói Sexta a domingo, 07 a 09 de junho
Shakespeare e Tchaikovsky inspiram balé no Municipal de Niterói Quarta-feira, 12 de junho
Ordinarius comemora 15 anos de estrada no Municipal Sexta-feira, 14 junho
Municipal apresenta música clássica indiana e meditação Sahaja Yoga Sábado, 15 junho