Iniciando uma temporada de vários dias, o grupo "Os Provincianos" estreia hoje, 19 de abril de 1969, às 21 horas, no Theatro Municipal João Caetano, a peça de Thornton Wilder - "Our Town" (Nossa Cidade), em tradução de Elsie Lessa e sob a direção de Silva Ferreira. "Os Provincianos" já encenaram "A Via Sacra", de Henri Gheon, no Santuário das Almas, na Sexta-Feira Santa, e receberam convite de Paschoal Carlos Magno para revivê-la na "Aldeia de Arcozelo", no próximo dia 25.

O grupo já tem programação pronta para espetáculos mensais até o fim de 1970. O elenco desta peça é constituído por Sérgio Solano, Carlos de Caz, Themilton T. Filho, Nadyr de Barros, Maria das Graças, Maria Margarida, Eliana Bueno, Ligia Nunes, Lia Bueno, Wilson Queiroz, Luiz Guilherme, Ware Feres, Marcos Dória, Juca Oliveira, Ivan Simões, Marielza de Almeida, e outros. Vários integrantes do grupo que não tomam parte na atual peça estão sendo preparados para duas outras, sendo uma infantil. E, para o Festival do Teatro Jovem do Estado do Rio, em agosto, "Os Provincianos" vão apresentar "Dois Perdidos Numa Noite Suja", de Plinio Marcos.

Os Provincianos

Alguns vêm de experiências passadas, de grupos que não passaram de uma peça; muitos são novos, e todos são jovens - moças e rapazes que fazem cursos universitários e trabalham para ganhar a vida e poder estudar. Reuniram-se recentemente e formaram "Os Provincianos", sem teto, sem dinheiro e sem capital, mas com muita coragem, talento, entusiasmo e idealismo.

"Esperamos não ser apenas mais um grupo teatral para uma só peça. Já temos repertório programado para até o final de 1970", diz Antônio Carlos de Caz, um dos seus dirigentes. Para isso precisamos de apoio de todos, ajuda de qualquer espécie.

E acrescentou: "triste ver-se Niterói com os teatros fechados, abertos apenas quando vêm companhias do Rio ou por ocasião do Festival anual do Teatro Jovem. Pretendemos movimentar o setor teatral da cidade, apresentando peças todos os meses. Sabemos do fracasso de muitos, não por falta de qualidades e idealismo, mas, sobretudo, de apoio oficial e de quem mais possa colaborar, mas temos certeza de que venceremos. O público fluminense não merece que se mantenha nossa Capital tão dependente ainda do outro lado da Guanabara, em matéria de teatro.

Organização

O novo grupo, com base em experiências de outros e observações colhidas junto inclusive a companhias estritamente profissionais, adaptando-se às suas contingências, procura organizar-se devidamente, para enfrentar a dura luta que temos pela frentes como afirma António Carlos. Seus estatutos serão registrados nos próximos dias e a sua diretoria está assim constituída: presidente - Themilton Lavares Filho; vice-presidente - Sérgio Paladino; secretário - Nedvr de Barros; relações públicas - Antônio Carlos de Caz; tesoureiro - Cláudio Vargas; fiscais - Wares Feres, Moogan Vaz e Juca Oliveira.


Serviço

"Our Town" (Nossa Cidade), de Thornton Wilder
Datas: 19, 20, 26 e 27 de abril de 1969
Ingressos: NCr$ 3,00; Estudantes, NCr$ 2,50

Theatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro, 35, Centro - Niterói


Tags:






Publicado em 08/04/2024

Memória: O Theatro João Caetano que nasceu Santa Thereza Leia mais ...
A necessária reforma do Theatro João Caetano em 1903 Leia mais ...
Santa Thereza: A inauguração de um Teatro ENCERRADA
Santa Thereza: Niterói enfim ganhou um teatro à sua altura MEMÓRIA
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Burle Marx abre mostra de estudos para o Pano de Boca do Theatro Municipal ENCERRADA
Memória: E então foi inaugurado o Theatro de Santa Thereza Leia mais ...
Club Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...
A Grande Reforma do Theatro Municipal, em 1966 Segunda-feira, 02 de maio de 1966