Comemorando 40 anos de carreira, o ator nieroiense Jayme Periard sobe ao palco do Theatro Municipal de Niterói, em curta temporada, com o espetáculo "A Quebra", nos dias 19, 20 e 21 de abril. Com dramaturgia de Regina Antonini, a peça nos leva a conhecer e refletir sobre os inúmeros casos de abuso sexual contra menores na Igreja Católica.

Já amplamente retratadas no cinema, em documentários, filmes e grande cobertura da imprensa mundial nos últimos anos, essas histórias nos são agora apresentadas pela primeira vez no teatro.

Em vários países, comissões independentes têm feito levantamentos sobre esses abusos, e seus resultados são alarmantes. A maioria dos abusos sexuais ocorreram quando as crianças tinham entre 9 e 14 anos. E não podemos nunca esquecer: "São crianças, não uma mera estatística."

O Espetáculo

Jayme Periard se reveza nos quatro personagens do espetáculo, o Cardeal, o Jornalista, o Padre e a Vítima. Revelando, através deles, sacerdotes abusadores, aqueles que os protegem e o silêncio sobre esses crimes que ainda impera no Brasil. E nos apresenta o relato sensível e sincero de uma das vítimas.

40 anos de carreira

Em sua trajetória de 40 anos, Jayme Periard traz na bagagem muitos sucessos, em novelas e minisséries, passando pela TV Globo, Rede Record, TV Bandeirantes, SBT e pela extinta TV Manchete. Atuou em "A Gata Comeu", "Dona Beija" (Manchete, 1986), "Roda de fogo" (Globo, 1986), "Brega & Chique" (Globo, 1987), "Mandala" (Globo, 1987) e "Despedida de solteiro" (Globo, 1992), "O Portador" (Globo, 1991); "Xica da Silva" (Manchete, 1996); "Mandacaru" (Manchete, 1997), "Amor e revolução" (SBT, 2011); "Escrava mãe" (Record, 2016), entre outras. Além de várias peças de teatro em que encenou, dirigiu e produziu.

Para a autora, a peça serve como um importante alerta. "Que as pessoas acordem, despertem para esse assunto, principalmente, os pais que têm filhos pequenos. Que entendam que isso pode acontecer com qualquer criança. Então, a gente tem que escutar os nossos filhos, tem que prestar atenção no comportamento deles. Não pode achar que é tudo fantasia da cabeça deles, porque não é. Tem que ficar de olho mesmo. Tem que entender que isso pode acontecer, e que isso acontece.".


Serviço

A Quebra - com Jayme Periard
Datas: 19 a 21 de abril de 2024
Horários: 20h (sexta) | 19h (sábado) | 18h (domingo)
Classificação indicativa: 16 anos
Duração: 60 min
Ingresso: R$ 60,00 (inteira)
Vendas pelo pelo Sympla, ou na bilheteria do Theatro Municipal de Niterói)
Link para o evento no site da Sympla

Local: Theatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35 - Centro, Niterói
Telefone de contato: (21) 3628-6908


Tags:






Publicado em 11/04/2024

Suely Franco homenageia Virginia Lane em musical Sexta a domingo, 24 a 26 de maio
Coral Amantes da Música comemora aniversário no Municipal Quarta-feira, 29 de maio
Música Antiga da UFF no Encontro Brasileiro de Viola da Gamba Quinta-feira, 30 de maio
Juliana Martins e Sergio Marone apresentam 'Eu Te Amo' no Municipal Sábado e domingo, 01 e 02 de junho
Municipal de Niterói homenageia compositor italiano Giacomo Puccini Quarta-feira, 05 de junho
Heloisa Périssé traz 'A Iluminada' para o Municipal de Niterói Sexta a domingo, 07 a 09 de junho
Shakespeare e Tchaikovsky inspiram balé no Municipal de Niterói Quarta-feira, 12 de junho
Ordinarius comemora 15 anos de estrada no Municipal Sexta-feira, 14 junho
Municipal apresenta música clássica indiana e meditação Sahaja Yoga Sábado, 15 junho