A Focus Cia. de Dança faz uma curta temporada de 26 a 28 de abril, no Theatro Municipal de Niterói, com o seu mais recente espetáculo "Carlota". Na apresentação, a Cia traz mais uma vez, a potência do movimento contemporâneo que é uma das marcas dos seus trabalhos. Ao criar "Carlota", Alex Neoral presta homenagem às suas mestras (Regina Sauer, Giselle Tápias, Deborah Colker e Carlota Portella) e também investiga e propõe novas possibilidades do bailar austero somado às composições do genial bandoneonista Astor Piazzolla.

"Carlota" pincela da matriz do tango, poucas referências diretas, e quando aparecem, res significa em sequências únicas que são aplicadas em diálogos entre os corpos dos oito bailarinos no palco. A passionalidade não está no clichê e nas imagens óbvias que lembramos das famosas e apaixonantes danças de casais, e sim na força da mistura dessa envolvente música com os vigorosos movimentos da Focus. No vértice está presente o drama do abandono, característica indissociável do principal convidado da cena: o "señor" tango. Os oito bailarinos se encontram em composições em grupos, quintetos, quartetos, solos e também danças a dois. Aproveitando as nuanças musicais de Piazzolla, Neoral constrói um espetáculo rico sonoramente, onde se tem espaço para cenas mais dramáticas à cenas mais brilhantes, sempre tendo presente a atitude forte que esse encontro proporcionou.




A Companhia

Com 26 obras e 16 espetáculos em seu repertório, a Focus Cia de Dança se consagrou através das críticas especializada e sucesso de público. Apresentou-se em mais de 100 cidades brasileiras e levou sua arte para países como Colômbia, Bolívia, México, Costa Rica, Canadá, Estados Unidos, Portugal, Itália, França, Alemanha e Panamá.

Em 2023 estreou Carlota - Focus Dança Piazzolla. Em 2021, estreou o primeiro espetáculo infantil da Cia, Bichos Dançantes. Em 2020 lançou Corações em Espera, criação do grupo, que foi exibida ao vivo, através de streaming, pelo YouTube, indicada ao prêmio APCA na categoria criação, ficando em cartaz por 17 semanas. Em 2019 ganhou o 1º Prêmio Cesgranrio de Dança com a coreografia Keta do espetáculo Still Reich e teve seu elenco indicado ao prêmio APCA durante a temporada na capital paulista, ainda neste ano recebeu a indicação de melhor coreografia para Focus Dança Bach pelo 2º Prêmio Cesgranrio de Dança e melhor bailaria Marina Teixeira e melhor bailarino José Villaça. Em 2017 se apresentou na última edição do Rock In Rio, ao lado de Fernanda Abreu. Em 2016 recebeu a Comenda da Ordem do Mérito Cultural, do Ministério da Cultura, maior condecoração da cultura brasileira.

Com o espetáculo "As Canções que Você Dançou pra Mim", já ultrapassou a marca de 300 apresentações, recebeu diversas indicações a melhor espetáculo do ano, por sua criatividade e originalidade. Em 2012 foi escolhida, através da seleção pública do Programa Petrobras Cultural, a receber o patrocínio durante três anos para desenvolvimento de suas atividades, dando início a uma parceria de manutenção. Mais de um milhão de espectadores já se encantaram com a poesia e a capacidade técnica lapidadas nas coreografias inovadoras de Alex Neoral e nos movimentos precisos de seus bailarinos.


A Equipe

Direção artística e coreografia: Alex Neoral
Direção de produção e gestão: Tatiana Garcias
Produção Executiva: Giselli Ribeiro e Náshara Silveira
Coordenação de Projeto: Taísa Diniz
Cenógrafa: Natália Lana
Figurinos: Maria Osório
Confecção de Figurinos: Jacira Garcias e Lucas Pereira
Iluminação: Anderson Ratto
Direção de Palco: Pedro Junior
Programação Visual: Bárbara Lana
Fotos: Leo Aversa
Assessoria de Imprensa: Mônica Riani
Assessoria de Redes Sociais | Gestão de Tráfego: GuiiuG Comunicação
Dançado com: Bianca Lopes, Carolina de Sá, Cosme Gregory, Letícia
Tavares, LindembergMallí, Iure de Castro, Paloma Tauffer, Vanessa Fonseca e Wesley Tavares
Co-produção: Festival QuartiersDanses
Patrocinadora da Cia: Petrobras
Realização: NeoralGarcias Produções Artísticas


Serviço

Datas: 26 a 28 de abril de 2024
Horário: 20h (sexta) | 18h (sábado e domingo)
Duração: 65 min
Classificação etária: 12 anos
Ingresso: R$ 40,00
Vendas pelo Sympla, ou na bilheteria do Theatro Municipal de Niterói)
Link para o evento no site da Sympla

Local: Theatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói
Tel: (21) 3628-6908


Tags:






Publicado em 17/04/2024

Suely Franco homenageia Virginia Lane em musical Sexta a domingo, 24 a 26 de maio
Coral Amantes da Música comemora aniversário no Municipal Quarta-feira, 29 de maio
Música Antiga da UFF no Encontro Brasileiro de Viola da Gamba Quinta-feira, 30 de maio
Juliana Martins e Sergio Marone apresentam 'Eu Te Amo' no Municipal Sábado e domingo, 01 e 02 de junho
Municipal de Niterói homenageia compositor italiano Giacomo Puccini Quarta-feira, 05 de junho
Heloisa Périssé traz 'A Iluminada' para o Municipal de Niterói Sexta a domingo, 07 a 09 de junho
Shakespeare e Tchaikovsky inspiram balé no Municipal de Niterói Quarta-feira, 12 de junho
Ordinarius comemora 15 anos de estrada no Municipal Sexta-feira, 14 junho
Municipal apresenta música clássica indiana e meditação Sahaja Yoga Sábado, 15 junho