A mestra em Direitos Humanos Paula Caldeira faz noite de autógrafos do livro de sua autoria "O Pós-Positivismo e o Princípio da Afetividade no Direito Civil Brasileiro", na terça-feira, 7 de maio, às 18h, na Sala Carlos Couto. O Livro questiona o Princípio da Afetividade no Direito das Famílias.

Paula defendeu tese sobre este tema pela vivência como advogada, pelos estudos e pesquisas ao constatar que durante séculos famílias foram formadas por motivos alheios ao amor, liberdade e afeto. "Refletindo para a área do Direito, este era posto, imposto e separado de qualquer valor e princípio", destaca.

Em relação ao Direito das Famílias, com o Movimento Pós-Positivista, a partir do Século XX, novas leituras jurídicas se tornaram possíveis com a constitucionalização do Direito Civil, rompendo paradigmas clássicos na área familiar.

Paula lembra que no Direito Brasileiro, a Constituição Federal inaugurou pulverização de princípios e valores que devem balizar os direitos das famílias, seguido pelo Código Civil e, atualmente, por jurisprudência dos Tribunais Superiores que reconhecem o afeto como motivo primordial, bem como acolhe o Princípio de Afetividade, como sendo o elo construtor das relações familiares.

O livro aborda os princípios do Direito das novas demandas familiares. "Sem dúvida, a necessidade de tornar efetiva a formação de uma sociedade digna e que enxerga o núcleo familiar como fonte de relação a amor", ressalta Paula.

Neste novo universo social, a autora questiona se há nos dias atuais, valor mais intrínseco que o afeto no direito das famílias E com destaque, afirma: a sua falta traz consequências jurídicas inevitáveis e discutidas nos tribunais.

Paula Caldeira deixa registrado no seu livro a mensagem e espera que o princípio da afetividade e afeto sejam reconhecidos expressamente, proporcionando e tornando possível a felicidade e a dignidade à pessoa humana em todas as relações familiares positivadas ou não.


Serviço

Noite de Autógrafos com Paula Caldeira
Obra: "Pós-Positivismo e o Princípio da afetividade no direito civil brasileiro"
Data: Terça-feira, 07 de maio de 2024
Horário: 18h
Entrada Gratuita

Local: Sala Carlos Couto - Anexa ao Theatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói


Tags:






Publicado em 30/04/2024

Orquestra da Grota no Municipal com o maestro Michael Rein Terça-feira, 21 de maio
Moça Prosa homenageia Jovelina Pérola Negra no 'Clássicos do Samba' Quarta-feira, 22 de maio
Suely Franco homenageia Virginia Lane em musical Sexta a domingo, 24 a 26 de maio
Coral Amantes da Música comemora aniversário no Municipal Quarta-feira, 29 de maio
Música Antiga da UFF no Encontro Brasileiro de Viola da Gamba Quinta-feira, 30 de maio
Coletivo Plural apresenta mostra "Verso e Reverso" na Sala Carlos Couto De 02 de maio a 02 de julho
Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Clube Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...