O IV Festival Estadual de Teatro Jovem, aberto ontem, 22 de agosto de 1970, em Niterói, prosseguirá hoje, com a apresentação, no Teatro Municipal João Caetano, da comédia "Mulher Zero Quilômetro" de Edgar G. Alves, interpretada pelo elenco niteroiense "Carlos Malheiros". Ontem, em coquetel oferecido no parque arborizado do Museu Antônio Parreiras, os 300 participantes e a comissão julgadora foram apresentados às autoridades, aos meios artísticos e à sociedade niteroiense.

Durante o Festival, que se estenderá até 4 de setembro, com apresentações diárias - а ехеcução do dia 24, quando o Theatro Municipal de Niterói será palco de uma homenagem ao Exército Nacional - a Federação do Teatro Jovem Fluminense homenageará o Governador Geremias de Mattos Fontes e o Embaixador Pascoal Carlos Magno, considerados os maiores incentivadores desta realização artístico-cultural. A homenagem ao Sr. Geremias prende-se ao fato de ter surgido em sua administração e ser esta a última vez que ele assinará a promoção como Governador.

Calendário

A comissão organizadora do Festival liberou, ontem, o calendário oficial, que é o seguinte: "Mulher Zero Quilômetro", de Edgar G. Alves, pelo grupo Carlos Malheiros Produções (Niterói); dia 25, terça-feira, "Dois Perdidos numa noite suja", de Plínio Marcos, interpretação do TЕМА (Маcaé); dia 26, quarta-feira, "O Futuro Está nos Ovos", de Ionesco, pelo grupo teatral do "Instituto de Letras, da UFF (Niterói); dia 27, quinta-feira, "A Sereia Adormecida", pelo grupo O Grita (Valença); dia 28, sexta-feira, "Hui Closs", de Sarte, pelo grupo Os Provincianos (Niterói); dia 29, sábado, "A História do Zoo", de Edward Albee, pela AABB, de Friburgo; dia 30, domingo, "A Excessão e as Regras", de Brecht, pelo Teatro de Arte Exceção Moderna, de Duque de Caxias; dia 31, segunda-feira, "Os Inimigos não mandam flores", de Pedro Block, pelo TEMAM, de Duque de Caixas; dia 1º, terça-feira, "A Dama da Madrugada", de Alejandro Casona, pelo Grupo Caleidoscópio, de Petrópolis; dia 2, quarta-feira, "O Assalto", de Gil Vicente, pelo Teatro de Equipe de Nélson de Lima; dia 3, quinta-feira, "Três em Lua de Mel", de Francisco Ribeiro e Henrique Santana, adaptação de Floriano Faissal, pelo Grupo de Amadores Viriato Correia, de Três Rios; dia 4, sexta-feira, apresentação do Grupo Caleidoscópio, de Petrópolis; e dia 13, encerramento com entrega dos prêmios e debate entre o público, artistas, diretores e comissão julgadora, sobre a atuação de cada elenco.

Estreantes

O Festival é promovido pelo jornal "A Tribuna", que o criou em 1967 e conta com o patrocínio do Departamento de Difusão Cultural da Secretaria de Educação. Este ano estréiam no Festival os grupos Carlos Malheiros, Instituto de Letras da UFF, de Niterói, TEMA, de Macaé; e O Grita, de Valença. Os principais vencedores dos anos anteriores têm sido os grupos de Petrópolis, Três Rios, Friburgo e Teatro de Equipe de Niterói. Campos, Cabo Frio e Teresópolis e dois grupos de Niterói, são os ausentes deste ano.

O Governador Geremias Fontes, que recentemente atendeu à reivindicação do movimento teatral jovem, criando o Serviço Estadual de Teatro, deverá assinar, no encerramento, o ato determinando a sua instalação. O futuro Governador Raimundo Padilha foi convidado a participar da promoção, sendo-lhe solicitado que continue dando o apoio à iniciativa.

A Comissão Julgadora do IV Festival de Teatro Jovem está assim constituída: censor, Augusto Costa; presidente, maestrina Consuelo Matos Savastano; professora Meudes Stamatto; os atores, Isaac Bardavid, Sérgio Brito e Almir de Oliveira; a bailarina Juliana Yanakiewa; e a poetisa Jamile Esper Saud.


Tags:






Publicado em 24/05/2024

Alice Braga e André Camargo cantam clássicos da MPB no Municipal Quarta-feira, 24 de julho
Beth Zalcman homenageia Helena Blavatsky no Municipal Sexta-feira e sábado, 26 e 27 de julho
Sala Carlos Couto apresenta mostra sobre 'La Belle Époque' De 10 de julho a 30 de agosto
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
O Theatro Municipal, que já foi Santa Thereza, completa 140 anos Leia mais ...
Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Santa Thereza: Niterói enfim ganhou um teatro à sua altura MEMÓRIA
Clube Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...
A Grande Reforma do Theatro Municipal, em 1966 Segunda-feira, 02 de maio de 1966