Dando continuidade ao Niterói Semana de Dança 2024, o Theatro Municipal de Niterói recebe na quinta-feira, 11 de julho, às 19h, a Cia de Ballet Dalal Achcar, com o espetáculo "Sem Você", coreografado por Éric Fréderic.

"'Eu sem você não tenho porquê', 'E eu sem você sou só desamor', 'Sem você meu amor eu não sou ninguém'. A apresentação é um ballet falando do amor. O amor por alguém com quem você divide a sua vida, o amor pelos amigos, o amor pela vida, o amor por quem já seu foi, o amor nos encontros e desencontros, é um amor de todas as cores, sem preconceito. A trilha sonora nos transporta por uma viagem de muitas nuances, com vozes femininas de extrema sensibilidade", diz Éric Fréderic.

Sobre a Cia de Ballet Dalal Achcar

A Cia de Ballet Dalal Achcar baseia sua trajetória em mais de 50 anos de história ligada a dança de sua fundadora, a diretora e coreógrafa Dalal Achcar, começando em 2001 quando ela criou a "Cia Jovem de Ballet do Rio de Janeiro", dando oportunidade a jovens talentos de ingressar no mercado de trabalho nacional e internacional.

A Cia Jovem tornou-se a semente que, muito bem plantada, cresceu, deu frutos, sendo um deles oprojeto "A Dança como Poder de Transformação", onde a Companhia está trabalhando lado a lado com os jovens talentos do projeto social.

A BDA é formada por 18 bailarinos profissionais das mais variadas origens que trazem em sua bagagem o amor pela dança e muitas histórias para compartilhar e dançar. No trabalho de sua companhia, Dalal une a técnica e arte com personalidade, emoção e identidade, acreditando que todo processo na humanidade passa pelo afeto.

Afeto em sua forma ampla infiltrando, despertando e levando as pessoas a aventurar-se nessa grande viagem que é a fruição. O repertório é trabalhado de forma universal com Clássicos e Contemporâneos, criados por renomados coreógrafos nacionais e internacionais, sem esquecer do trabalho experimental que traz ofuturo, o novo.

Éric Frédéric

Éric Frédéric recebeu sua formação como bailarino principal na escola da Ópera Real da Valônia, na Bélgica, e simultaneamente estudou percussão na Gretry Academy, em Liège. Durante seus 22 anos de carreira, passando por 3 companhias de prestígio e excelência na Europa, ele dançou as obras clássicas e contemporâneas de grandes coreógrafos do mundo.

Como bailarino, Eric recebeu o prémio Maurice Desteney, e foi finalista do concurso internacional de Varna na Bulgária. Em 2009, é convidado ao Rio de Janeiro para ser Maître de Ballet do Ballet do Theatro Municipal, onde permaneceu por 8 anos e remontou ballets de Dalal Achcar, R. Petit, J. Cranko, D. Parson, P. Wright, E. Liang e V. Nijinsky. Nesse mesmo período atuou também como professor da Cia Deborah Colker.

Como coreógrafo, criou notavelmente 3 balés para o Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, 21 balés para a Cia Jovem de Ballet do RJ e Cia de Ballet Dalal Achcar e a convite do Ballet do Teatro Colón de Buenos Aires, criou 2 coreografias para seu repertório.


Serviço

Cia de Ballet Dalal Achcar | Niterói Semana de Dança 2024
Data: Quinta-feira, 11 de julho de 2024
Horário: 19h

A entrada é gratuita com retirada de senha na bilheteria 1h antes da apresentação mediante a doação de alimentos não perecíveis para a Campanha Niterói Solidária.

Local: Theatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói
www.tmjc.com.br


Tags:






Publicado em 10/07/2024

Programa Aprendiz homenageia Paulinho da Viola no Theatro Municipal Quinta a domingo, 21 a 23 de novembro
Paulo Portela lança livro sobre o racismo na Sala Carlos Couto Terça-feira, 26 de novembro
Sala Carlos Couto expõe estudos de Burle Max para Pano de Boca do Municipal De 11 de novembro a 20 de dezembro
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Magno Mesquita realiza Ponte Artística com Portugal Leia mais ...
Ópera de Verdi é levada à cena no Theatro Santa Thereza Leia mais ...
Theatro Santa Thereza leva à cena o drama 'Virtude e Vício' Leia mais ...
A necessária reforma do Theatro João Caetano em 1903 Leia mais ...