Como parte do Niterói Semana de Dança 20024, o Theatro Municipal de Niterói apresenta nesta quarta-feira, 10 de julho de 2024, às 19h, o espetáculo "Ontem, Hoje, O Agora", da Cia de Ballet da Cidade de Niterói.

O projeto "Ontem, Hoje, Agora" se constitui em uma trilogia de coreografias montadas por bailarinos-coreógrafos que fazem parte do corpo estável da Cia de Ballet da Cidade de Niterói.

Em um processo endógeno, o diretor artístico Thiago Piquet volta seu olhar para dentro da instituição e se propõe em fazer uma espécie de ateliê coreográfico, dando a oportunidade de que alguns bailarinos montem coreografias para compor um espetáculo que fará parte do repertório da Companhia.

O mote principal para as montagens foi o poema da Conceição Evaristo "Vozes-mulheres" que instiga cada artista a pensar nessas vozes ressonantes que até hoje habitam suas vidas. A criação coreográfica propõe uma conexão entre o antes, o agora e o depois, com essas vozes que permeiam cada espaço temporal, sensibilizando o fazer artístico desses corpos dançantes.

A proposta deste trabalho é fazer uma colagem das células coreográficas montadas de forma independente, mas que se possa construir uma dramaturgia que as conecte.

A composição trata de uma trilogia, cujo olhar reflexivo e coreográfico se refere ao questionamento de como essas vozes das mulheres do nosso passado ressoam nos dias de hoje? Como isso permeia cada artista? De quem são essas vozes? Bisavós, Avós, Mães, Tias, Primas, Irmãs, Esposas, Namoradas, Amigas, etc.

Através do movimento atravessado pelos acontecimentos da atual história de cada um e cada uma, e seus passados recentes, os(as) bailarinos(as) tecem seus gestos e suas relações espaços-temporais no âmbito da cena e além. Esses corpos dançam a inquietude e as incertezas pertinentes à contemporaneidade, expondo as marcas e as memórias dos ensinamentos deixados por essas mulheres, cheios de matizes.


Serviço

Cia de Ballet da Cidade de Niterói | "Ontem, Hoje, O Agora"
Data: Quarta-feira, 10 de julho de 2024
Horário: 19h

A entrada é gratuita com retirada de senha na bilheteria 1h antes da apresentação mediante a doação de alimentos não perecíveis para a Campanha Niterói Solidária.

Local: Theatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói
www.tmjc.com.br


Tags:






Publicado em 10/07/2024

Memória: O Theatro João Caetano que nasceu Santa Thereza Leia mais ...
A necessária reforma do Theatro João Caetano em 1903 Leia mais ...
Santa Thereza: A inauguração de um Teatro ENCERRADA
Santa Thereza: Niterói enfim ganhou um teatro à sua altura MEMÓRIA
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Burle Marx abre mostra de estudos para o Pano de Boca do Theatro Municipal ENCERRADA
Memória: E então foi inaugurado o Theatro de Santa Thereza Leia mais ...
Club Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...
A Grande Reforma do Theatro Municipal, em 1966 Segunda-feira, 02 de maio de 1966