|
Clique para ampliar |
Transitando por todos os campos musicais, Andrea Dutra apresenta nesta quarta-feira, 17 de julho, às 12h30, o show "Jamba", onde mostra um pouco de tudo que ela aprendeu ao lado de Tim Maia, Alcione e Seu Jorge.
O CD "Jamba", uma palavra inventada que mistura jazz e samba, nasceu da experiência musical da cantora carioca Andrea Dutra, que há anos canta música brasileira e jazz.
Andrea pegou música brasileira da boa e acrescentou elementos do jazz como improvisos, harmonias elaboradas, atmosferas dinâmicas. Essa música é conhecida pelo mundo afora como Brazilian jazz. Tem o samba de raiz de Moacyr Luz e Aldir ao lado da poesia de Vinícius de Moraes. E ainda Djavan, Fred Martins, Caetano. Música universal brasileira, na mais pura e quente mistura. O CD Jamba é o resultado desse trabalho, que tem sido feito pelo Andrea Dutra Quarteto, há mais de 12 anos. E este quarteto formado por ela, seu companheiro no grupo Arranco de Varsóvia, Paulo Malaguti (piano e arranjos), Alex Rocha (contrabaixo), Paulo Diniz (bateria), que se apresenta no Municipal.
Os músicos não estão aqui apenas para tocar, fazem parte do trabalho. Ao lado deles, no CD, estão Augusto Mattoso (baixo acústico), Zé Luiz Maia (baixo elétrico e acústico) e Rafael Barata (bateria) além da participação especial de Marcelo Martins (sopros em quatro faixas).
Esse time faz Jamba acontecer e dá o caldo para Andrea cantar solta. O começo foi na Modern Sound, onde tocaram durante cinco anos, todos os sábados. Desde 2010, Andrea tem residência fixa no Triboz, na Lapa, sempre no primeiro sábado de cada mês.
|
Clique para ampliar |
Andréa sempre misturou MPB, samba, jazz e soul music. Foi vocalista de Tim Maia, abriu shows de Sandra de Sá, cantou com Seu Jorge, Mart’nália, Danilo Caymmi e Martinho da Vila. Pelo seu primeiro disco, Andréa Dutra, foi indicada ao Prêmio Sharp. Foi indicada ao Grammy Latino pela sua música Disseram, que está no álbum Soul of Brazil, da You Records. Cantou Brazilian jazz no Palácio de Versalhes, no Ano do Brasil na França.
Desde 2001 integra o Arranco de Varsóvia, vencedor do prêmio TIM de Melhor Grupo de Samba. Em 2007, Andréa lançou o CD "O Amor de uns Tempos pra Cá", cuja faixa "A linha e o linho", de Gilberto Gil, fez parte da trilha sonora do remake da novela Tititi.
"Cantora de grandes possibilidades, Andrea deixa a emoção fluir livre na frente (mas sem descuidar) de sua técnica. Com forte domínio de sua cena junta todos os predicados das grandes intérpretes. E nesse novo álbum deixa isso claro, com uma seleção finíssima de repertório variado entre inéditas e releituras com o mesmo peso." Beto Feitosa
Vídeos
Serviço
Andrea Dutra em "Jamba", música
Quarta-feira (17) às 12h30
Ingressos a R$ 10
Duração: 90 minutos
Classificação etária: Livre
Teatro Municipal
Rua Quinze de Novembro 35, Centro
Tel.: 2620-1624
Tags: