Comemorando os 10 anos de atividade do grupo Só Flautava Essa, o Teatro Municipal de Niterói apresenta na quinta-feira, 31 de Outubro de 2013, às 19h, o show "Só Flautava Essa - 10 Anos de Música". O grupo formado por Aline Peixoto (vocal, violão, baixo e clarinete), Marina Farias (vocal, flauta e saxofone), João Pedro Rodrigues (vocal, flauta e baixo) e Júlio São Paio (direção musical, vocal e violão), caracteriza-se pelo tipo de arranjos e criação particular, na qual todos seus integrantes se revezam em instrumentos de cordas, sopro e vocais.

Idealizado e coordenado por Júlio São Paio, o grupo surgiu em 2003 como resultado do projeto "Encontro com a Música: uma proposta de ensino em Música Popular", que tinha como objetivo o estudo paralelo de melodia e harmonia (sopros e cordas dedilhadas) complementados por canto, solfejo e teoria da música. Ao longo desses 10 anos, o grupo vem se transformando com acréscimos em seu elenco e em seus diversos repertórios.

Em 2004, a Bossa Nova fez o grupo percorrer um belo circuito de apresentações no eixo Rio-Niterói com o espetáculo "O Amor, o Sorriso e a Flor". Já no ano seguinte, o reconhecimento veio através do Troféu Vinicius de Moraes, tendo o grupo como destaque no show da premiação no Vinicius Piano Bar, em Ipanema - RJ. Em 2006, já com a atual formação, apresenta o espetáculo "Tudo Se Transforma".

Em 2007, com o show-tributo "O Aprendiz de Ternuras", prestam homenagem aos 80 anos do nascimento de Tom Jobim. Com textos baseados nos livros de Ruy Castro, o "Só Flautava Essa" faz um passeio pela música de Jobim e seus inúmeros parceiros.

Clique para ampliar


Comemorando o 5° Aniversário do grupo, em 2008 percorrem diversos palcos, como o Clube de Engenharia do Rio de Janeiro, em duas belas e diferentes apresentações no Projeto Quintas Musicais e no show de encerramento do Congresso de Meio Ambiente; o Projeto Música na Praça, da Secretaria Municipal de Cultura de Niterói; e na Associação Nova Acrópole, entre outros eventos. Fechando a temporada, o grupo realizou no Teatro Popular Oscar Niemeyer, show para o DVD "Jobim e Cartola no Balaio de Júlio São Paio", tendo as participações especiais de Marcos Nimrichter, Fátima Regina e Agenor de Oliveira.

Depois de algumas temporadas homenageando o Clube da Esquina e os Beatles, a partir de 2011 o grupo se volta para o repertório autoral, mesclando choro, grooves e cirandas em animadas improvisações e arranjos próprios. Unindo a isso releituras de clássicos de Waldir Azevedo e Stevie Wonder, nasce o show: "Só Flautava Essa Para Ouvir e Dançar".

Em 2013, o grupo participa de algumas homenagens pelo seu 10° Aniversário, realizando shows e produzindo seu novo CD, "Fonte de Luzes". Participaram do evento Nictheroy Cultural (julho) e do Projeto Palco Niterói Discos (setembro), ambos promovidos pela Secretaria de Cultura de Niterói, no Solar do Jambeiro.


Júlio São Paio

Clique para ampliar
Compositor, cantor, instrumentista e arranjador, Júlio desde cedo demonstrou interesse por música. Aos sete anos, começou a tocar sanfona e aos nove anos, ingressou na "Banda do Colégio Salesiano de Santa Rosa", tocando clarinete, sob a regência do maestro Affonso Gonçalves Reis. Com esta banda viajou em turnê por várias cidades do Estado do Rio de Janeiro.

Começou a tocar violão aos 12 anos e aos 16 escreveu seu primeiro arranjo e começou a compor aos 18 anos. No ano de 1976, gravou seu primeiro disco, um compacto duplo pela Edições Paulinas. Participou, em 1978, do "Projeto Pixinguinha" acompanhando Paulo Moura, Roberto Silva e a dupla Antonio Carlos e Jocafi em turnê pelo Nordeste.

Capa do LP "Sinfonia batucada", gravada pela Niterói Discos
Produziu e dirigiu e compôs diversas músicas com a dupla Antonio Carlos e Jocafi. Atuou como músico e arranjador em vários discos independentes, colaborando também nos shows de Sandra de Sá, Johnny Alf, Maria Creusa, Xangai, Luli e Lucina. Em 1980, formou o grupo Trabalho de Base, com o qual fez turnê de três meses pela Holanda.

No ano de 1992, gravou seu primeiro disco solo, "Sinfonia batucada", lançado pelo selo Niterói Discos, ligado à Prefeitura de Niterói. Neste disco, apresentado por Paulo Moura, foram incluídas de sua autoria cinco composições. O trabalho foi indicado para o "Prêmio Sharp" na categoria "Samba". Ainda com este trabalho, ganhou em 1996, o "Troféu Vinicius de Moraes", prêmio dado pelo empresário Afonso Freitas, aos melhores em shows na cidade de Niterói.

Entre suas quase 50 composições gravadas, constam como principais intérpretes Márcia Hellô em "A todo amor", Beto Baiano, Luiz Ferrar, Zezé Motta, Sérgio Pedroza, Gilson e Ghislaine Cantini.


Só Flautava Essa - 10 Anos de Música, música
Data: Dia 31 de Outubro de 2013.
Horário: 19h.
Duração: 110 minutos.
Ingresso: R$ 40,00 - Comprar
Classificação etária: Livre

Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro 35, Centro
Tel: (21) 2620-1624

Tags:






Publicado em 24/09/2013

Programa Aprendiz homenageia Paulinho da Viola no Theatro Municipal Quinta a domingo, 21 a 23 de novembro
Paulo Portela lança livro sobre o racismo na Sala Carlos Couto Terça-feira, 26 de novembro
Sala Carlos Couto expõe estudos de Burle Max para Pano de Boca do Municipal De 11 de novembro a 20 de dezembro
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Magno Mesquita realiza Ponte Artística com Portugal Leia mais ...
Ópera de Verdi é levada à cena no Theatro Santa Thereza Leia mais ...
Theatro Santa Thereza leva à cena o drama 'Virtude e Vício' Leia mais ...
A necessária reforma do Theatro João Caetano em 1903 Leia mais ...