A Sala Carlos Couto, anexo ao Teatro Municipal de Niterói, recebe uma exposição de objetos do jornalista Carlos Ruas, cujo trabalho constitui um dos mais completos panoramas da vida niteroiense. A abertura será realizada na terça-feira, 05 de novembro de 2013, às 19h, e as visitações se estenderão até o dia 15 de dezembro.

A mostra reúne equipamentos como a primeira máquina fotográfica (1950) do jornalista, sua máquina de escrever (1960), além de fotografias e materiais veiculados pela imprensa das diversas décadas de atuação do profissional em jornais como o "Correio Fluminense" (1958), "Tribuna" (1961), "Diário do Comércio" (1961), "Diário do Povo" (1961), "O Estado" (1954) e as revistas "Atualidade" (1954) e "Guanabara Fluminense" (1954). Curadoria: Teca Nicolau.

No embalo das comemorações dos 440 anos de Niterói, a noite de abertura da exposição sobre Carlos Ruas terá a apresentação especial do Coral Cênico da Escola de Teatro Martins Pena. No repertório, música brasileira, com foco na relevante produção niteroiense. A coordenação geral do evento será assinada pelo regente Márcio Carvalho.





Carlos Ruas

Jornalista, repórter-fotográfico, relações públicas, publicitário, cerimonial público e homem de promoções, Carlos Ruas foi um dos mais atuantes profissionais da antiga capital fluminense. Sua atividade teve início na revista "Lusitâna", editada no então Estado da Guanabara, em 1952. Em 1954 ingressava no jornal "O Estado", o mais importante diário de Niterói, integrante das empresas incorporadas ao Patrimônio da União da qual faziam parte também a Rádio Nacional, A Noite e a revista "Noite Ilustrada", nesta algumas de suas reportagens foram publicadas.

Teve ainda participação destacada como redator social nos jornais "Diário Fluminense", "Correio Fluminense" e "Sete Dias" e as revistas "Guanabara Fluminense" e "Atualidade", todos extintos. Atuou no programa de Aerton Perlingeiro, da TV Tupi. Se aposentou depois de trabalhar 35 anos no jornal "O Fluminense" onde ocupou os cargos de redator social, gerente de promoções e publicitário.








Serviço

Carlos Ruas fez história em Niterói, exposição
Abertura: 05 de novembro às 19h
Visitação: 06 de novembro a 15 de dezembro de 2013
Horário: Terças a sextas-feiras, das 10h às 18h | Sábados e domingos, das 15h às 18h

Sala Carlos Couto, anexo ao Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro 35, Centro
Tel: (21) 2620-1624

Tags:






Publicado em 24/10/2013

Programa Aprendiz homenageia Paulinho da Viola no Theatro Municipal Quinta a domingo, 21 a 23 de novembro
Paulo Portela lança livro sobre o racismo na Sala Carlos Couto Terça-feira, 26 de novembro
Sala Carlos Couto expõe estudos de Burle Max para Pano de Boca do Municipal De 11 de novembro a 20 de dezembro
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Magno Mesquita realiza Ponte Artística com Portugal Leia mais ...
Ópera de Verdi é levada à cena no Theatro Santa Thereza Leia mais ...
Theatro Santa Thereza leva à cena o drama 'Virtude e Vício' Leia mais ...
A necessária reforma do Theatro João Caetano em 1903 Leia mais ...