A professora e psicóloga, Maria Carmen Euler Torres, será protagonista na noite de autógrafos do seu livro "Infâncias contemporâneas e crise de autoridade" promovida na Sala Carlos Couto, anexo do Teatro Municipal de Niterói, na quarta-feira 02 de abril de 2014, às 19h.

O livro traz sua pesquisa de doutorado realizada em escolas da rede municipal de Niterói, onde discutiu com educadores algumas de suas práticas e as relações estabelecidas com as crianças no dia a dia da escola. Em "Infâncias contemporâneas e crise de autoridade", a autora traz uma discussão acerca da crise de autoridade no contemporâneo, assinalando a sua singularidade: se lamentamos a "autoridade perdida" que se impunha sem problemas um dia, é porque criamos uma imagem ilusoriamente falsa da ordenação dos lugares da criança e do adulto como se esses lugares fossem necessários e universais.

Tomamos por natural e necessário o que foi contingente em um determinado momento da história. Ressentimos, portanto, a perda daquela autoridade porque não temos conseguido reconstruir as relações com a geração mais nova interagindo com ela a partir de outra configuração de direitos e deveres de ambas as partes.

Maria Carmen Euler Torres. Clique para ampliar
É este o argumento central que a autora, com sensibilidade e maestria, constrói, mostrando como a visão cega insiste em querer manter tal situação congelando os lugares da criança e do adulto apesar das grandes transformações que nas últimas décadas varreram as condições de existência no planeta.

Maria Carmen Euler Torres coleciona títulos de experiência. A autora é também professora da rede municipal de Niterói desde 1994, psicóloga formada pela UFF, mestre em Educação também pela UFF e doutora em Psicologia pela UFRJ. Hoje é membro do NIPIAC - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa da Infância e Adolescência Contemporâneas e faz pós-doutorado em Educação na Universidade Federal Fluminense.


Serviço

Noite de Autógrafos
Obra: Infâncias contemporâneas e crise de autoridade
Autor: Maria Carmen Euler Torres
Data: Quarta-feira, 02 de abril de 2014
Horário:19h

Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro 35, Centro
Tel: (21) 2620-1624



Tags:






Publicado em 01/04/2014

Memória: O Theatro João Caetano que nasceu Santa Thereza Leia mais ...
A necessária reforma do Theatro João Caetano em 1903 Leia mais ...
Santa Thereza: A inauguração de um Teatro ENCERRADA
Santa Thereza: Niterói enfim ganhou um teatro à sua altura MEMÓRIA
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Burle Marx abre mostra de estudos para o Pano de Boca do Theatro Municipal ENCERRADA
Memória: E então foi inaugurado o Theatro de Santa Thereza Leia mais ...
Club Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...
A Grande Reforma do Theatro Municipal, em 1966 Segunda-feira, 02 de maio de 1966