Tido como um dos mais talentosos gaitista da atualidade, o carioca Jefferson Gonçalves se apresenta com sua banda no Teatro Municipal de Niterói, na quarta-feira, dia 07 de maio, às 19h, com o espetáculo 'Encruzilhada ao Vivo', tendo como convidados o percussionista Laudir de Oliveira e o saxofonista Glaucus Linx.
Na noite, que irá promover o lançamento do Box CD/DVD que dá nome ao show e comemorar seus 23 anos de carreira, Jefferson vai estar acompanhado pela sua banda, formada por Kleber Dias (voz, guitarra, bandolim e violão de 12 e 06 cordas), Fábio Mesquita (baixo), Marco Arruda (percussão) e Marco BZ (bateria e percussão).
Em "Encruzilhada Ao Vivo", Jefferson mostra composições próprias e em parcerias com músicos e amigos e revisita clássicos do Blues como: "Crossroads" (Robert Johnson), "Mellow Down Easy" (WillieDixon), "Catfish Blues" (Muddy Waters), entre outros, imprimindo personalidade num som que flui com muita naturalidade.
Sobre Jefferson Gonçalves:
|
Clique para ampliar |
Jefferson Gonçalves alcançou reconhecimento internacional como virtuoso da harmônica por sua fluidez e seu estilo inconfundível e original. Com 23 anos de carreira tornou-se uma referência em seu instrumento, gravou e acompanhou vários artistas e bandas nacionais e internacionais entre eles: Baseado em Blues, Belchior, Celso Blues Boy, Norton Buffalo, Peter Madcat & Eddie Clearwater. O músico se destaca pelo bom gosto, técnica, sofisticação e musicalidade, com sua gaita faz um mix entre a música negra norte americana e o regionalismo dos ritmos nordestinos como o forró, o baião, o xaxado, o maracatu, entre outros. Jefferson Gonçalves é uma referência mundial na promoção da arte e de uma visita à tradição, transformando-a, em seus discos e shows, numa expressão de fôlego, sem trocadilhos. Enfim, um músico completo que encanta plateias por onde passa.
Sobre Laudir de Oliveira:
|
Clique para ampliar |
Grande conhecedor de ritmos afro-brasileiros, ainda nos anos 1960 o percusssionaista Laudir de Oliveira fez parte, por quatro anos, da banda de Sérgio Mendes e Brasil 66. Depois veio o convite para gravar com a banda Chicago, permanecendo como membro oficial por oito anos. Com o Chicago recebeu um Grammy em 1976. Em seus 19 anos nos Estados Unidos, Laudir participou de gravações antológicas como o álbum de Joe Cocker "With a Little Help from my Friends", já se apresentou com o lendário guitarrista Carlos Santana no Rock in Rio II, com o saxofonista Wayne Shorter e gravou o último álbum dos Jackson Five intitulado Destiny. Com a cantora Nina Simone fez duas turnês como percussionista e vocalista. No Brasil, Laudir tocou o multiinstrumentista Hermeto Pascoal e fez parte da banda Som Imaginário com Milton Nascimento, Robertinho Silva, Wagner Tiso, Luiz Alves, Zé Rodrix e Tavito.
Sobre Glaucus Linx
|
Clique para ampliar |
Saxofonista, compositor e produtor musical, nos anos 80 e 90 Glaucus tocou com Elza Soares, Sandra de Sá, Lobão, Nelson Sargento, Zezé Mota, Ritchie, Cazuza, D. Ivone Lara, Carlinhos Brown, Banda Black Rio, entre outros. Mudou-se para a França onde aprofundou sua pesquisa musical trabalhando com várias bandas Africanas. Foi saxofonista e arranjador de sopros da super estrela africana SalifKeita por 5 anos acompanhando-o em várias turnês mundiais, tocou com Isaac Hayes (SHAFT), ícone da música negra americana, Eddie Louiss, organista de jazz francês. Participou de Festivais de Jazz como Montreux, Caiscais, Skopje (Macedônia), Jazz à Nantes, Nice e o brasileiro Freejazz dentre outros. Com SalifKeita, GlaucusLinx entrou de vez para o universo da musica africana, tocando, a partir daí, com Mangala (Mali), Kiala & GhettoBlasters (Nigéria-Afro-Beat), Jules N'Diaye (Senegal) viajando pela África e percorrendo mais de 14 países desse continente.
Serviço
Jefferson Gonçalves em "Encruzilhada Ao Vivo"
Data: Quarta-feira, 07 de maio de 2014
Horário: 19h
Duração mínima: 90 minutos
Ingresso: R$ 40,00
Classificação etária: Livre
Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro 35, Centro
Tel: (21) 2620-1624
Tags: