Com a participação especial da Orquestra Sinfônica Aprendiz, a Oslo Camerata, orquestra-residência do renomado Barrat Due Institute of Music de Oslo, da Noruega, se apresentará no projeto Palco Aberto do Teatro Municipal de Niterói, no dia 15 de maio, quinta-feira, às 19h.

Criada em 1998 pelo diretor artístico Stephan Barratt Due, a Oslo Camerata conta com uma formação de músicos profissionais e excelentes solistas internacionais frequentemente compõem a orquestra, como Truls Mørk, Julian Rachlin, Mischa Maisky, Jeremy Menuhin e Henning Kraggerud. Entretanto, alunos selecionados e jovens talentos também têm a oportunidade de participar, acumulando assim uma experiência musical indispensável.

Nos últimos anos a Oslo Camerata teve grande sucesso participando de prestigiados festivais e tocando em salas de concertos na Espanha, México, Alemanha, Suíça, Áustria e Brasil. A orquestra tem sua própria série de concertos na Old Masonic Lodge de Oslo ("antiga loja maçônica" em tradução livre), e já gravou discos aclamados pelo selo Naxos: Grieg/Holberg (2006), Spohr/Concertante (2010), String Quartets by Grieg and Nordheim (2012).

Incentivada pelo governo norueguês, desde 2008 a Oslo Camerata está engajada com o ensino de música para crianças e jovens do "Programa Aprendiz - música na escola", uma iniciativa da Prefeitura de Niterói. O convênio está firmado até o final de 2014, com suporte da Concerts Norway e da Fundação de Arte de Niterói.

Stephan Barratt-Due

Diretor artístico da orquestra, um dos maiores violinistas da Escandinávia e que representa a terceira geração de uma família de longa tradição musical. Ele também é diretor do Instituto Barratt-Due, que hoje conta com cerca de 500 estudantes. Em 2002, Stephan Barratt-Due foi nomeado pelo rei Harald da Noruega cavaleiro de 1ª classe da Ordem Real de Santo Olav. Sob a liderança de Barratt-Due, a Oslo Camerata gravou a obra completa de Edvard Grieg para orquestra de cordas, lançado pela gravadora "International Naxos", que recebeu ótima crítica internacional e norueguesa.

Truls Mørk

A Oslo Camerata e o violoncelista Truls Mørk ao longo dos últimos anos desenvolveram uma colaboração estreita e frutífera. Como resultado, o músico de renome internacional, está associado à orquestra como maestro convidado principal, além de solista e líder.

Programa

Edvard Grieg - Two Melodies: Norwegian, op 53 e Last Spring, op 34
Antonio Vivaldi - Violin Concerto in A minor, Op 3 no 6
Christian Sinding - Sinding Suite in A Minor
Dmitrij Shostakovich - String Quartet No. 8 in C minor - transcrita por Rudolf Barshai


Serviço

Orquestra Oslo Camerata
Data: Quinta-feira, 15 de maio de 2014
Horário: 19h
Ingresso: R$ 5,00
Duração mínima: 90 minutos.
Classificação etária: Livre

Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de novembro, nº 35, Centro, Niterói-RJ
Tel.: (21) 2620-1624

Clique para ampliar




Tags:






Publicado em 04/05/2014

Memória: O Theatro João Caetano que nasceu Santa Thereza Leia mais ...
A necessária reforma do Theatro João Caetano em 1903 Leia mais ...
Santa Thereza: A inauguração de um Teatro ENCERRADA
Santa Thereza: Niterói enfim ganhou um teatro à sua altura MEMÓRIA
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Burle Marx abre mostra de estudos para o Pano de Boca do Theatro Municipal ENCERRADA
Memória: E então foi inaugurado o Theatro de Santa Thereza Leia mais ...
Club Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...
A Grande Reforma do Theatro Municipal, em 1966 Segunda-feira, 02 de maio de 1966