Emmanuel de Bragança: Quando até Jó se cansa do choro de Jeremias

No meu artigo do dia 8 de julho afirmei que nessa data em 1573, apenas se deu a posse de Arariboia, decorrente de uma concessão como outra qualquer.

ENCERRADA

A Aldeia de Arygboia (Arariboia), por Vieira Fazenda

Segundo pensa o erudito Theodoro Sampaio, Arygbola composto de ar-yg-boia significa cobra que nasce n'água; é uma serpente aquática, esverdeada e de cabeça escura.

Leia mais ...

Comemoração do 22 de Novembro, por Vieira Fazenda

Oriunda em seus princípios de modesta aldeia de índios, obteve esse povoado pelo alvará de 10 de Maio de 1819, o título de Villa Real da Praia Grande.

ENCERRADA

A Aldeia de Ararygboia. Aonde?, por Manoel Benício

Neste artigo, Manoel Benício contesta informação dada pelo historiador Vieira Fazenda a respeito da exata localização da Aldeia de São Lourenço, fundada por Ararygboia.

ENCERRADA

Fundação de Niterói – O Debate: Introdução

Em edições posteriores, o próprio Emmanuel e o historiador José Inaldo, brindaram os leitores do jornal com um rico e acalorado debate sobre o tema.

ENCERRADA

Emmanuel de Bragança: Verdades (Mal Comportadas) Sobre a Fundação de Niterói

Quando escrevemos aqui que Niterói não tinha 400 anos, e que Arariboia não fora seu fundador, sabíamos que estávamos sujeitos a dois tipos clássicos de crítica.

ENCERRADA

José Inaldo: Niterói quatrocentão mesmo - reparos e achegas a um artigo

O que contestamos é a afirmação contra historiadores que pesquisaram, com seriedade e desprendimento, os primeiros embasamentos documentais da história da banda d'além.

ENCERRADA

Emmanuel de Bragança: Mistificação em torno de verdades amargas

Foi assim que surgiu o Sr. José Inaldo, com meia dúzia de laudas desconcertadas, contestando aqui, aceitando acolá, sofismando adiante e mistificando quando lhe aprouve.

ENCERRADA

José Inaldo: Da Batalha de Itararé ao Motivo secreto

Tive a ousadia de mostrar aos leitores que as pencas de citações de autores não tinham significado nenhum. Ou estavam no texto como Pilatos no credo - é o caso do Diário de Pero Lopes.

ENCERRADA