O valioso acervo da Biblioteca Oliveira Viana

Memória - A biblioteca se destaca em seu aspecto qualitativo. Não existe nada de superfluo, tudo obedece às necessidades efetivas de estudo. Oliveira Vianna consumia, de fato, sua biblioteca.

Leia mais ...

O Largo do Capim e a sede da Prefeitura

Entre a construção e a inauguração, deu-se o rompimento político de Pereira Ferraz com a Câmara Municipal, fazendo com que o poder executivo se instalasse sozinho no belo palacete

Leia mais ...

Origem da rua da Conceição

A Conceição foi a decana das 36 ruas, largas, e travessas do arruamento criado em 1820 para o então primeiro distrito da Vila que teve em José Clemente seu primeiro alcaide.

Viaduto do Viradouro

O viaduto foi parte principal do projeto de construção da nova Estrada do Viradouro, por décadas, o principal meio de ligação entre Pendotiba e o Centro da cidade.

Leia mais ...

'Rio dos Passarinhos', por Romeu de Seixas Mattos

O desaparecido Rio dos Passarinhos, nos seus primórdios, nascia e se desenvolvia no vale em que depois de aterrado, foi construído o Hospital Antônio Pedro.

Leia mais ...

O Largo da Memória ou Praça do Rink

O antigo Campo de Dona Helena de certa forma ainda hoje existe, mas sem a mesma configuração de outrora, diminuído como foi pelas edificações.

Leia mais ...

Antiga Igreja de Nossa Senhora do Rosario e São Benedicto

A antiga igreja, localizada no outeiro que hoje abriga o Santuário das Almas, em Icaraí, foi construída em meados do século XVII e demolida no início dos anos 1950.

Leia mais ...

Antigo Hospital de São João Baptista

Prestando relevantes serviços à sociedade fluminense por quase 80 anos, pelo Hospital de São João Baptista passaram muitas gerações de estudantes, que se tornaram médicos ilustres.

Leia mais ...

Ponte do Canto do Rio

Essa ponte, construída sobre o rio Icaraí, ligava a avenida desse nome à estrada Fróes. Sua construção foi iniciada em 1 de outubro de 1909 e concluída em agosto de 1910.

Leia mais ...

Cais de Gragoatá construído em 1908

O cais de Gragoatá, todo construído de cimento armado, desde a praça Leoni Ramos até o forte do "Gragoatá", mede a extensão de cerca de 636 metros.

Leia mais ...