A Praça Santo Alexandre

Em tempos idos, isto é, logo após a ereção do Pelourinho, esse logradouro era chamado pelo povo de "Largo do Pelourinho", e assim se lhe referiam as autoridades governamentais.

Leia mais ...

A Enseada de São Lourenço

Em 1924, porém, a Assembleia Legislativa Estadual autorizou o Governo do Estado a realizar obras para o saneamento completo da enseada

Leia mais ...

Derivativos para a falta de divertimentos

Naquela época, a Assembleia Legislativa funcionava em um sobrado alugado sobre a confeitaria do Sr. Terra, na Rua Visconde do Rio Branco, esquina da Rua Coronel Gomes Machado.

Leia mais ...

Kiosques e quiosques

Embora em 1900 fosse proibida a colocação de barracas e kiosques nas ruas e praças do município, houve forte campanha para banir completamente essa modalidade de comércio.

Leia mais ...

O problema da localização da Vila Real da Praia Grande

A fundação das vilas era precedida pela convocação dos moradores das freguesias, por meio de editais afixados não só na que seria sede, como nas demais.

Leia mais ...

O Campo de Dona Helena

O Campo fazia parte das terras de uma fazenda de plantação de mandioca, adquiridas por Manuel José Bessa a Domingos de Freitas Rangel e sua mulher D. Ana Maria de Jesus.

Leia mais ...

Aproveitamento de uma antiga galeria de esgotos

No tempo da "Vila Real da Praia Grande", em 1818, a higiene da cidade contava com um elemento cuja vida era protegida por lei, que estabelecia multa a quem matasse um Urubu.

Leia mais ...

Feitos notáveis da incipiente indústria de Niterói (I)

O aparelho que me haviam dado para trabalhar era um nível de Gurley, de tipo antiquíssimo, de grande precisão, com uma luneta muito longa.

Leia mais ...

O Monte D'Ouro

No cruzamento dos lados de numeração par das ruas do Imperador (hoje Marechal Deodoro) com a rua da Princesa (atual Visconde de Sepetiba) existiu um pequeno outeiro, chamado D'Ouro.

Leia mais ...

O morro que foi ilha

"Finalmente, o morro que foi ilha depois ligado ao continente, onde existe a tal pedreira próxima ao desaparecido rio dos Passarinhos"

Leia mais ...

O Rio dos Passarinhos

O desaparecido Rio dos Passarinhos, nos seus primórdios, nascia e se desenvolvia no vale em que depois de aterrado, foi construído o Hospital Antônio Pedro.

Leia mais ...

A propósito do 13 de maio

A 'lei do Ventre Livre' determinava que os filhos das escravas ficassem em companhia destas e mantidos pelo senhor delas até atingirem os sete anos.

Leia mais ...