A Enseada de São Lourenço

Em 1924, porém, a Assembleia Legislativa Estadual autorizou o Governo do Estado a realizar obras para o saneamento completo da enseada

Leia mais ...

Derivativos para a falta de divertimentos

Naquela época, a Assembleia Legislativa funcionava em um sobrado alugado sobre a confeitaria do Sr. Terra, na Rua Visconde do Rio Branco, esquina da Rua Coronel Gomes Machado.

Leia mais ...

O Monte D'Ouro

No cruzamento dos lados de numeração par das ruas do Imperador (hoje Marechal Deodoro) com a rua da Princesa (atual Visconde de Sepetiba) existiu um pequeno outeiro, chamado D'Ouro.

Leia mais ...

O morro que foi ilha

"Finalmente, o morro que foi ilha depois ligado ao continente, onde existe a tal pedreira próxima ao desaparecido rio dos Passarinhos"

Leia mais ...

Navegação litorânea na Baía de Guanabara

O Combate das Canoas em 1566, em que tomaram parte 180 dessas embarcações capitaneadas pelo índio Guaxará de Cabo Frio contra o famoso chefe tupiminó Arariboia.

Leia mais ...

Nitherôhi, Nictheroy, Niterói: Um debate sobre a grafia adequada

Muito inclinado andei eu a seguir a ortografia de 'Nitheroi' (água escondida) por ser a que foi adotada pelo ilustre viajante Milliet de Saint Adolphe em seu dicionário.

Leia mais ...

1854: Nictheroy e seus arrabaldes, por J. Norberto de Sousa Silva

A muitos pareceu excessivo mais de uma cidade à margem da tão pitoresca baía dos antigos Tamoios, e não viram ao lado da antiga aldeia de Arariboia senão uma continuação da côrte.

Leia mais ...

História de Niterói

O município de Niterói ocupa uma área de 131.80 quilômetros quadrados, o que equivale a 0,30% da área total do Estado do Rio de Janeiro. Segundo estimativa do IBGE em 2004, a população da cidade contava com 471.403 habitantes.

ENCERRADA

Etimologia de Araribóia, por Manoel Benicio

Isto posto, a composição da palavra torna-se feita por dois substantivos - "Arara-mboia", fato muito comum na língua indígena nacional.

ENCERRADA

Aldeamento de Índios no século XIX, por Divaldo de Aguiar Lopes

Memória - Depois da morte do valoroso índio, o aldeamento entrou em decadência, e a usurpação que já vinha de longe, começou a se intensificar, contra as terras dos pobres gentios.

Leia mais ...

Arariboia, por Divaldo de Aguiar Lopes

Memória - Arariboia não pereceu afogado, como afirmaram Cunhal Barbosa e Abreu Lima, na ilha do Fundão, nem, tampouco, na do Mocanguê-Mirim, como declarou Manoel de Macedo.

Leia mais ...

D. João VI em Niterói: visita a um passeio Nobre

O marechal inglês William Carr Beresford resolveu realizar uma parada militar com as tropas vindas de Lisboa, destinadas ao bloqueio de Montevidéu, no Uruguai.

Leia mais ...

José Clemente, primeiro Juiz de Fora da Praia Grande

Memória - Aceito e aprovado por D. João VI, o parecer do mencionado desembargador, solucionou-se a questão da posse de José Clemente Pereira, que ficou aguardando, apenas, a criação da nova Vila.

ENCERRADA

Criação da Rede de Esgotos de Niterói

O sistema de remoção dos barris contendo matérias fecais, a princípio sempre foi feito pelos escravos que os conduzia à cabeça, e faziam o "despejo dentro do mar".

Leia mais ...

O Chafariz da Praça do Mercado e do Valonguinho

A Praça alargou-se, cooperando no melhoramento os doadores de duas casas que atravancavam o local, Gabriel Alves Carneiro e Matilde Clemente do Amaral.

Leia mais