Possuindo nas suas encostas várias fontes de considerável rendimento foi o Morro de São Lourenço, no caso da evolução do abastecimento d'água, o centro primordial desse advento.
Leia mais ...
A Travessa Mauriti
A antiga e desaparecida Estrada para Santa Maria de Marica cruzava logo adiante com a Estrada para São João de Carahy, seguindo desse cruzamento em diante por um só caminho.
Leia mais ...
Niterói e seus prefeitos
Seja pela condição de capital do antigo Estado do Rio ou até mesmo por ser cidade portuária, o cidadão niteroiense não teve, no século XX, muitas oportunidades de ir às urnas eleger seu prefeito.
Leia mais ...
A Praça da República e o Centro Cívico
Rebatizada em 1927 após reforma, a Praça da República nasceu 'Dom Pedro II' sobre um terreno alagadiço conhecido anteriormente como 'Campo Sujo'.
Leia mais ...
O 7 de Setembro de 1822 na Praia Grande
Os documentos afetam particularmente a parte que a Vila Real da Praia Grande tomou e representou durante o período da Solapa e propaganda para nos desligar do Reino português.
Leia mais ...
Navegação litorânea na Baía de Guanabara
O Combate das Canoas em 1566, em que tomaram parte 180 dessas embarcações capitaneadas pelo índio Guaxará de Cabo Frio contra o famoso chefe tupiminó Arariboia.
Leia mais ...
Nitherôhi, Nictheroy, Niterói: Um debate sobre a grafia adequada
Muito inclinado andei eu a seguir a ortografia de 'Nitheroi' (água escondida) por ser a que foi adotada pelo ilustre viajante Milliet de Saint Adolphe em seu dicionário.
Leia mais ...
1854: Nictheroy e seus arrabaldes, por J. Norberto de Sousa Silva
A muitos pareceu excessivo mais de uma cidade à margem da tão pitoresca baía dos antigos Tamoios, e não viram ao lado da antiga aldeia de Arariboia senão uma continuação da côrte.
Leia mais ...
História de Niterói
O município de Niterói ocupa uma área de 131.80 quilômetros quadrados, o que equivale a 0,30% da área total do Estado do Rio de Janeiro. Segundo estimativa do IBGE em 2004, a população da cidade contava com 471.403 habitantes.
ENCERRADA
Etimologia de Araribóia, por Manoel Benicio
Isto posto, a composição da palavra torna-se feita por dois substantivos - "Arara-mboia", fato muito comum na língua indígena nacional.
ENCERRADA
Aldeamento de Índios no século XIX, por Divaldo de Aguiar Lopes
Memória - Depois da morte do valoroso índio, o aldeamento entrou em decadência, e a usurpação que já vinha de longe, começou a se intensificar, contra as terras dos pobres gentios.
Leia mais ...
Arariboia, por Divaldo de Aguiar Lopes
Memória - Arariboia não pereceu afogado, como afirmaram Cunhal Barbosa e Abreu Lima, na ilha do Fundão, nem, tampouco, na do Mocanguê-Mirim, como declarou Manoel de Macedo.
Leia mais ...
D. João VI em Niterói: visita a um passeio Nobre
O marechal inglês William Carr Beresford resolveu realizar uma parada militar com as tropas vindas de Lisboa, destinadas ao bloqueio de Montevidéu, no Uruguai.
Leia mais ...
José Clemente, primeiro Juiz de Fora da Praia Grande
Memória - Aceito e aprovado por D. João VI, o parecer do mencionado desembargador, solucionou-se a questão da posse de José Clemente Pereira, que ficou aguardando, apenas, a criação da nova Vila.
ENCERRADA
Reflexos negativos das lutas políticas XVI
Apresentava o Prefeito, em sua Mensagem à Câmara dos Vereadores, a situação financeira de Niterói, que devia um milhão quinhentos e trinta e nove mil quatrocentos e três libras esterlinas.
Leia mais ...
Reflexos negativos das lutas políticas XV
Estabelecida a volta ao regime legal foi reformada a lei eleitoral atingindo também a Prefeitura, de forma que sucessão do 13° Prefeito fosse realizada por eleição.
Leia mais ...
Reflexos negativos das lutas políticas XIV
Sendo assim, durante muito tempo existiam poucas escolas para formação de topógrafos ou agrimensores e a Topografia era estudada nos cursos de Engenharia.
Leia mais ...
Reflexos negativos das lutas políticas XIII
Disse também que no ano de 1923 o Estado do Rio esteve sob intervenção Federal, representando isso o declínio político do Dr. Nilo Peçanha que ainda se manteve durante algum tempo.
Leia mais ...
Reflexos negativos das lutas políticas XII
Tendo em vista o indeferimento, moveu o Dr. Maurício ação judicial contra a PMN, por haver recusado um engenheiro civil na relação dos construtores e instaladores de esgotos.
Leia mais ...
Reflexos negativos das lutas políticas XI
Trazendo para o Distrito Central as águas do Distrito Sul, a praia de Icaraí ficava isenta das inconveniências de um despejo de esgotos, como constava do projeto do Dr. Lossio.
Leia mais ...
Reflexos negativos das lutas políticas X
Naturalmente o prosseguimento das obras dos esgotos em julho de 1919 foi estimulado pelo advento do primeiro centenário da Vila Real da Praia Grande, que Niterói festejaria naquele ano.
Leia mais ...
Reflexos negativos das lutas políticas IX
Enquanto os esgotos sanitários estiveram sob a direção do Dr. Ribeiro, todos os poços de visita eram caiados de branco por dentro, de modo que a rede viesse a trabalhar em carga.
Leia mais ...
Reflexos negativos das lutas políticas VIII
Em 1925 foi criada na Diretoria Geral de obras, a sessão de obras públicas, incorporando os serviços: de Águas, de Esgotos, de Calçamento, de Pedreiras, de Jardins e Arborização.
Leia mais ...
Reflexos negativos das lutas políticas VII
Neste ano de 1919 - em 11 de agosto - verificou-se o primeiro centenário da instalação da Vila Real da Praia Grande, e tal efeméride exigia grandes realizações para comemorá-la.
Leia mais ...
Reflexos negativos das lutas políticas I
Em 1883 Portela mandou instalar luz elétrica na sua fazenda em Campos, tornando pioneira, assim, a cidade de Campos, em toda América do Sul, a ser iluminada eletricamente.
Leia mais ...
Enchentes II
Se houver abundância de vegetação, a chegada da água ao solo é retardada e melhor distribuída: uma parte se infiltra, outra evapora-se; uma porção corre pelos declives.
Leia mais ...
Enchentes I
Através da leitura de relatórios do Governo da Província e outros documentos antigos, verifiquei a existência de vários terrenos alagadiços e pântanos.
Leia mais ...
Epidemia de Cólera
Em 1867 o abastecimento de água da cidade era ainda feito pelas 13 primitivas fontes, sendo as mais importantes a do Vintém e a do Rio da Vicência.
Leia mais ...
Dados para o cálculo dos esgotos em 1890
O advento do projeto apresentado em 1890 era uma iniciativa que teria obtido sucesso, não fossem os acontecimentos políticos que fizeram paralisar tão útil empreendimento.
Leia mais ...
A Bica do Caboclos
Data de 1924 o meu segundo contato com essa relíquia histórica que considero a célula embrionária da das nossas captações que infelizmente ainda não foi tombada.
Leia mais ...
O Cabaceiro
O Cabaceiro era o local que se estende desde a base do morro do Hospital até as proximidades da Rua Visconde de Morais. Pampulha era todo o local que faz frente para a antiga ponte de São Domingos.
Leia mais ...
Eleições de ontem e de hoje
Um indivíduo que vota sem reflexão, e assim dá a outro o direito de ser seu representante, pratica ato de possíveis consequências absolutamente prejudiciais aos seus interesses.
Leia mais ...
Encontro com um amigo de infância
O Colégio "Spencer" era situado na antiga rua da Praia entre as ruas de São Pedro e São João. O "Colégio Brasileiro" ficava nessa mesma rua, mas entre São João e Marechal Deodoro.
Leia mais ...
Largo do Quartel II
O terreno do Quartel do Corpo Policial Militar era formado por um grande quadrilátero, edificado em todo o seu perímetro, tendo ao centro grande área descoberta.
Leia mais ...
O Largo do Quartel I
Do exposto conclui-se que o terreno desapropriado para o Largo de Imperatriz não se enquadrava nos dispositivos do art 9º da Lei Provincial nº 17, de 14 de abril de 1835.
Leia mais ...
A Praça Dr. Azevedo Cruz
Essa praça surgiu, naturalmente, quando a Prefeitura substituiu antigo calçamento de alvenaria bruta que o povo chamava de 'Pé de moleque', da antiga Rua da Praia.
Leia mais ...
Estranhas ocorrências
Assim é que o pano-de-boca, que para funcionar exigia o esforço de dois homens, movimentava-se sozinho, suspendendo e arriando sem que houvesse intervenção de ninguém.
Leia mais ...
A Cabeça D'Água
A cabeça d'água é um fenômeno traiçoeiro a que estão sujeitos os rios na Baixada Fluminense, principalmente nas proximidades da raiz da Serra de Teresópolis.
Leia mais ...
Uma Esquina de Rua III
É necessário esclarecer que a Matriz de São João Batista a que se refere Mattoso é a desaparecida igreja construída por José Clemente Pereira e não a atual Catedral de São João Batista.
Leia mais ...
Uma Esquina de Rua II
Com frente para a pequena praça existiu um grande prédio, que em tempos idos fora a sede da Assembleia Provincial, depois um o teatro Phenix Nictheroyense.
Leia mais ...
Uma Esquina de Rua I
Parodiando José Bonifácio diremos também que cada esquina de rua conta a sua história, vivida talvez por algum herói anônimo, e envolve um passado talvez grandioso.
Leia mais ...
Sherlock improvisado
No regime de fornecimento d'água de torneira franca, não há necessidade do reservatório domiciliar para água, por isso as instalações levam apenas um pequeno reservatório.
Leia mais ...
Uma rua sem placa e com numeração defeituosa
A rua que hoje tem o nome do Dr. Américo Oberlaender surgiu primeiramente com um trecho central, com acesso por uma outra rua. Mais tarde foi trazida até a Rua de Santa Rosa.
Leia mais ...
Surpresa Inesperada
Refletindo as excelsas características de comando, a 2ª CR possuía uma oficialidade culta e disciplinada, que conseguia manter as condições de elite que possuía.
Leia mais ...
Feitos notáveis da incipiente indústria de Niterói (III)
O terceiro prodígio da nossa incipiente indústria, por mim observado, aconteceu em 1940 ou 1941, na Oficina de Consertos de Hidrômetros do Serviço de Águas da PMN.
Leia mais ...
Feitos notáveis da incipiente indústria de Niterói (II)
João Demichelli era um italiano, naturalizado brasileiro, que foi o primeiro chefe dos serviços de elevatórias dos esgotos sanitários de Niterói.
Leia mais ...
Feitos notáveis da incipiente indústria de Niterói (I)
O aparelho que me haviam dado para trabalhar era um nível de Gurley, de tipo antiquíssimo, de grande precisão, com uma luneta muito longa.
Leia mais ...
O Largo da Memória
Durante muito tempo, não se ajardinou o "Largo da Memória". As águas do chafariz, entretanto, atraíram lavadeiras próximas, que faziam do local uma vasta feira de tinas e de coradouros.
Leia mais ...
A propósito do 13 de maio
A 'lei do Ventre Livre' determinava que os filhos das escravas ficassem em companhia destas e mantidos pelo senhor delas até atingirem os sete anos.
Leia mais ...
A Praça Santo Alexandre
Em tempos idos, isto é, logo após a ereção do Pelourinho, esse logradouro era chamado pelo povo de "Largo do Pelourinho", e assim se lhe referiam as autoridades governamentais.
Leia mais ...
Aproveitamento de uma antiga galeria de esgotos
No tempo da "Vila Real da Praia Grande", em 1818, a higiene da cidade contava com um elemento cuja vida era protegida por lei, que estabelecia multa a quem matasse um Urubu.
Leia mais ...
O Rio dos Passarinhos
O desaparecido Rio dos Passarinhos, nos seus primórdios, nascia e se desenvolvia no vale em que depois de aterrado, foi construído o Hospital Antônio Pedro.
Leia mais ...
O Campo de Dona Helena
O Campo fazia parte das terras de uma fazenda de plantação de mandioca, adquiridas por Manuel José Bessa a Domingos de Freitas Rangel e sua mulher D. Ana Maria de Jesus.
Leia mais ...
O problema da localização da Vila Real da Praia Grande
A fundação das vilas era precedida pela convocação dos moradores das freguesias, por meio de editais afixados não só na que seria sede, como nas demais.
Leia mais ...
Kiosques e quiosques
Embora em 1900 fosse proibida a colocação de barracas e kiosques nas ruas e praças do município, houve forte campanha para banir completamente essa modalidade de comércio.
Leia mais ...
Derivativos para a falta de divertimentos
Naquela época, a Assembleia Legislativa funcionava em um sobrado alugado sobre a confeitaria do Sr. Terra, na Rua Visconde do Rio Branco, esquina da Rua Coronel Gomes Machado.
Leia mais ...
A Enseada de São Lourenço
Em 1924, porém, a Assembleia Legislativa Estadual autorizou o Governo do Estado a realizar obras para o saneamento completo da enseada
Leia mais ...
O morro que foi ilha
"Finalmente, o morro que foi ilha depois ligado ao continente, onde existe a tal pedreira próxima ao desaparecido rio dos Passarinhos"
Leia mais ...
O Monte D'Ouro
No cruzamento dos lados de numeração par das ruas do Imperador (hoje Marechal Deodoro) com a rua da Princesa (atual Visconde de Sepetiba) existiu um pequeno outeiro, chamado D'Ouro.
Leia mais ...
A História viva da Niterói Novecentista
Com apenas 12 anos de idade, já dominava bem a Física, a Matemática e o Francês, mas teve que largar os estudos na 3ª classe primária, para arranjar um emprego.
Leia mais ...
Criação da Rede de Esgotos de Niterói
O sistema de remoção dos barris contendo matérias fecais, a princípio sempre foi feito pelos escravos que os conduzia à cabeça, e faziam o "despejo dentro do mar".
Leia mais ...
O Chafariz da Praça do Mercado e do Valonguinho
A Praça alargou-se, cooperando no melhoramento os doadores de duas casas que atravancavam o local, Gabriel Alves Carneiro e Matilde Clemente do Amaral.