Com curadoria de Bê Sancho, a Sala Carlos Couto recebe, de 02 a 31 de outubro, a mostra 'A Careca e a Bicharada'. O projeto surgiu a partir do livro infantojuvenil homônimo de Simone Mattos, que com ilustrações de Mariana Erthal, traz à luz o debate sobre o tratamento oncológico.

Contemplando diversas linguagens artísticas, o projeto conta com uma programação que inclui, eventos para o lançamento do livro, exposição com 12 obras criadas a partir das interpretações de artistas da cidade de Niterói sobre o livro, além de palestras, rodas de conversa, clubes de leitura, apresentações musicais, encontro filosófico, oficinas de artes e oficinas de escrita criativa. Para a conclusão será produzido um minidocumentário.

A exposição contará com obras de Denise Berbert, Marcelo Masiero, Carla Falcão, Ronan Pereira, Mauricio Kiffer, Si Coimbra, Gisele Paulino, Natalia Mendes, Dani Paiva, Tatiana Castagna, Mariana Erthal, Luisa Ruas, Carlos Daudt e os alunos do Curso Palavra Mágica.

Livro: A Careca e a Bicharada - de Simone Mattos

No lugar de palavras como "sobrevida”, "morte" e "tratamento paliativo", o projeto traz para a conversa palavras como: 'resiliência', 'ludicidade', 'bom humor', 'beleza', 'sexualidade', 'práticas sociais saudáveis, 'luta', 'fé' e 'esperança'.

Um tema tabu sai do armário e dos livros científicos para chegar à literatura infantojuvenil: o tratamento oncológico. Em seu primeiro livro, mas já com o reconhecimento de grandes escritores, Simone Mattos lança "A Careca e a Bicharada" trazendo potência, ousadia, bravura, realidade e poesia. Simone Mattos é professora de produção textual, psicolinguista, psicopedagoga, terapeuta de casal e família e proprietária do Curso Palavra Mágica.

Seu livro já recebeu elogios de peso, como o da escritora Luciana Sandroni, da série Ludi: "A literatura para crianças no Brasil tomou um novo rumo em 1921 com o lançamento de 'Reinações de Narizinho', de Monteiro Lobato. A fantasia, a imaginação, a cultura oral, o valor estético, e uma infinidade de inovações estavam ali para o prazer da leitura. Nos anos 70, Lygia Bojunga, Ana Maria Machado, Ziraldo e uma nova turma escritores e ilustradores inovaram e abriram portas para mais artistas surgirem nessa família literária. Simone Mattos, com seu primeiro livro, 'A Careca e a Bicharada', mostra que joga nesse time, que não tem medo de trazer à tona um tema tabu de uma maneira sensível, com humor e fantasia. Simone enfrentou seu processo de cura com imaginação e um trabalho delicado com as palavras. Vale a pena ler essa história tão original e ousada!".

As ilustrações de Mariana Erthal são um ponto a mais, de um bom gosto de tirar o chapéu, de uma personalidade desconcertante. Nada de traços infantis! É pura arte. Há vibração e emoção em cada desenho.


Serviço

Exposição 'A Careca e a Bicharada'
Data: De 02 a 31 de outubro de 2024
Horários: Quarta a sexta, das 11h às 18h | Sábado e domingo, das 14h às 18h
Quando não houver espetáculo no teatro e feriado, não haverá funcionamento da sala.
Evento Gratuito
Classificação indicativa: Livre

Local: Sala Carlos Couto - Anexa ao Theatro Municipal
Endereço: Rua XV de novembro, 35, Centro, Niterói.
Site: www.tmjc.com.br
Tel: (21) 3628-6908


Tags:






Publicado em 24/09/2024

Programa Aprendiz homenageia Paulinho da Viola no Theatro Municipal Quinta a domingo, 21 a 23 de novembro
Paulo Portela lança livro sobre o racismo na Sala Carlos Couto Terça-feira, 26 de novembro
Sala Carlos Couto expõe estudos de Burle Max para Pano de Boca do Municipal De 11 de novembro a 20 de dezembro
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Magno Mesquita realiza Ponte Artística com Portugal Leia mais ...
Ópera de Verdi é levada à cena no Theatro Santa Thereza Leia mais ...
Theatro Santa Thereza leva à cena o drama 'Virtude e Vício' Leia mais ...
A necessária reforma do Theatro João Caetano em 1903 Leia mais ...