Área: 1,22 km2
População: 7162 habitantes (IBGE 2000)

Localizado na Península da Armação, a Ponta D’Areia, por sua posição geográfica, encontra-se diretamente vinculada às águas da Baía de Guanabara, tendo com o continente apenas as áreas limítrofes com os bairros do Centro e de Santana.

Próximo ao Centro de Niterói, o bairro tem forte presença da imigração portuguesa e abriga um pequeno trecho turístico chamado "Portugal Pequeno", que contrasta com o perfil industrial e operário do bairro.

É composto na maioria de casas residenciais, com forte perfil operário, pois o bairro abriga vários estaleiros navais. Estas apresentam padrão construtivo predominante do tipo médio degradado, com espacialização horizontal, especialmente na Vila Pereira Carneiro. O comércio de primeira necessidade localiza-se na entrada da Vila Pereira Carneiro e o especializado em produtos náuticos e oficinas afins nas ruas que margeiam a Baía de Guanabara - especialmente a Miguel Lemos e a Barão de Mauá.

O bairro também abriga o tradicional mercado público de pescado, o Mercado São Pedro. Dominante na paisagem, o Morro da Penha abriga uma antiga comunidade ao redor da Igreja Nossa Senhora da Penha, tombada em 1997 pelo município.

A Armação


A Península da Armação, desde os primórdios da colonização, contribuiu de maneira relevante para a economia nacional. O local é citado no livro de Jorge Caldeira sobre Irineu Evangelista de Souza, Barão e depois Visconde de Mauá, e foi mencionado também por Barbosa Lima Sobrinho em recente artigo no "Jornal do Brasil": ...nas oficinas da Ponta de Areia.... O futuro Visconde de Mauá dera um grande alento à indústria de construção naval brasileira".

O nome Armação está relacionado à pesca ("armar" os barcos) e ao esquartejamento de baleias, já que a península foi importante porto baleeiro. A vocação industrial veio depois, e com as oficinas de material bélico da Marinha e estaleiros.

Após as obras de urbanização da Vila Real, ordenaram-se os acessos à Armação e Ponta D’Areia, agilizando a ligação com o Centro da cidade.

No século passado, em um estaleiro que ali funcionava, construíram-se barcos a vapor, caldeiras e peças fundidas em ferro. Posteriormente, na época de Irineu Evangelista de Sousa, Barão e Visconde de Mauá, a indústria diversificou-se e passou a produzir vários equipamentos, alguns incluídos no Catálogo de Produtos Industriais da Exposição Nacional de 1861 e mais tarde enviados à Exposição Universal, em Londres. Mauá, um empreendedor, chegou a empregar centenas de operários em suas instalações que construíram vários navios, entre eles o "Marquês de Olinda". Com a mudança da política econômica que facilitou a entrada de produtos estrangeiros, veio a falência. Mauá, precursor da industrialização brasileira, é homenageado com nome de rua e do estaleiro sediado na Ponta D'Areia.

Outra empresa que marcou época na economia fluminense, estabelecida também na Ponta D'Areia, foi a Companhia de Comércio e Navegação, de Pereira Carneiro e Cia. Ltda. Possuidora de importante frota de cabotagem e de grandes armazéns gerais, também negociava com sal. Foi desta companhia o dique Lahmeyer, o mais sólido do mundo por ter sido cavado em rocha e que durante muito tempo foi o maior da América do Sul. O dique era usado para manutenção da frota própria e também atendia a outras empresas. O Conde Pereira Carneiro, principal acionista da Companhia de Comércio e Navegação, também construiu a vila que leva o seu nome, existente até hoje. A vila operária foi criada com fins sociais - casas higiênicas (com instalações sanitárias) com aluguel módico, escola e até uma capela - para os empregados da empresa. Atualmente a Vila Pereira Carneiro está incorporada ao patrimônio arquitetônico da cidade.

Revolta da Armada

Em 1893 a Ponta da Armação entrou definitivamente para a história nacional quando, na chamada Revolta da Armada, tropas amotinadas contra o governo do Presidente Floriano Peixoto, comandadas por Custódio de Melo, apoderaram-se de toda munição existente no então Laboratório Pirotécnico da Marinha - que lá funcionava. Apesar do revés inicial, tropas fiéis ao Presidente resistiram em vários pontos da cidade até a vitória. Niterói passou a ser denominada "Cidade Invicta" por alguns historiadores.

Complexo Naval da Ponta da Armação

O Espaço de Memória Histórica da Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha do Brasil localiza-se no andar térreo da Casa d'Armas da Ponta da Armação, que pertence a um patrimônio arquitetônico construído entre os anos de 1644 e 1666, em pleno período do Brasil Colônia.

É neste Espaço que se guardam muitas preciosidades como: maquetes, fotos, documentos, entre outros, referentes à saga histórica da Hidrografia brasileira, compreendendo a evolução da Cartografia Náutica, da Oceanografia, da Meteorologia, da Segurança da Navegação, da Sinalização Náutica e da Pesquisa Científica na Antártica.

Portugal Pequeno

Trecho turístico do bairro da Ponta d'Areia com casarões restaurados abrigando bares e restaurantes, Portugal Pequeno é uma localidade no bairro de Ponta d'Areia, junto às águas da Baía de Guanabara, que sobreviveu às grandes mudanças sociais ocorridas ao longo do tempo. Trata-se de uma área marcada pela presença da imigração portuguesa na cidade, além de uma vigorosa comunidade de pescadores.

A revitalização da região, realizada em 1998, partiu de uma proposta que envolveu a Prefeitura de Niterói, a comunidade, além do próprio governo português, interessados na recuperação do patrimônio arquitetônico e urbano do bairro. O projeto de revitalização coincidiu com as comemorações dos 500 anos do Descobrimento do Brasil, durante a realização do evento Encontro com Portugal. As transformações no espaço foram: o asfalto foi substituído por paralelepípedos; o calçamento teve de volta as pedras portuguesas; as casas à beira-mar receberam novas cores; construção de uma praça com desenho inspirado na cruz de Malta; construção de quiosques; melhoria na área do deque, com a instalação de bancos.





Tags:




ÍNDICE DOS BAIRROS DE NITERÓI

REGIÃO DA BAÍA REGIÃO NORTE REGIÃO PENDOTIBA REGIÃO LESTE
Ponta D'Areia Ilha da Conceição Ititioca Muriqui
Centro Barreto Largo da Batalha Rio do Ouro
São Domingos Santana Maceió Várzea das Moças
Gragoatá São Lourenço Sapê
Boa Viagem Engenhoca Badu REGIÃO OCEÂNICA
Ingá Fonseca Cantagalo Jardim Imbuí
Morro do Estado Cubango Maria Paula Piratininga
Icaraí Tenente jardim Matapaca Cafubá
Fátima Viçoso Jardim Vila Progresso Jacaré
Pé Pequeno Baldeador Santo Antônio
Santa Rosa Caramujo Camboinhas
Vital Brazil Santa Bárbara Serra Grande
Viradouro Maravista
São Francisco Itaipu
Cachoeira Engenho do Mato
Charitas Itacoatiara
Jurujuba








Publicado em 14/08/2013

Despacho de Dom João VI Leia mais ...
Carta de Lei Nº 6 de 1835 Leia mais ...
Carta de Lei Nº 2 de 1835 Leia mais ...
Pronunciamento da Mesa do Desembargador do Paço Leia mais ...
Representação do Ouvidor da Comarca Leia mais ...
Escritura de Renúncia de Terras Leia mais ...
Auto da Posse da Sesmaria em 1573 Leia mais ...
Alvará de Criação da Vila em 1819 Leia mais ...
Símbolos de Niterói Leia mais ...