A ponte, mandada construir pela Companhia Cantareira, com auxilio pecuniário da Prefeitura de Niterói e por esta fiscalizada, era de concreto armado e formada de 6 arcos solidários com o vão livre de 17 metros, assentando sobre sólidos encontros de alvenaria de pedra com argamassa de cimento.

Os arcos com flexa de 2 metros tinham 30 de espessura no fecho e 0,50m nas nascenças, e por meio de pequenas pilastras suportavam um estrado de 6,10 de largura total, contendo passeios laterais de 1,22 de largura e a parte destinada ao trânsito de veículos com a largura de 3,66.

O estrado era guarnecido lateralmente com elegante balaustrada, também em concreto armado. Os encontros foram assentes sobre rocha, tendo atingido a 7 metros a profundidade da fundação da margem direita, consumindo 410 de alvenaria de pedra. As barras que formavam a parte principal do arcabouço metálico dos arcos tinham o diâmetro de 1,14".

Na construção da ponte foram empregados 900 barricas de cimento, 26 toneladas de ferro, 600m3 de alvenaria de pedra com argamassa de cimento e 65 de madeira de lei.

Essa ponte, construída sobre o rio Icaraí, ligava a avenida desse nome à estrada Fróes. Sua construção foi iniciada em 1 de outubro de 1909 e concluída em agosto de 1910. Os testes de carga realizados em setembro obtiveram os resultados mais satisfatórios que se podiam desejar.

Essa obra foi entregue ao tráfego e solenemente inaugurada no dia 12 de outubro de 1910.

(Com informações do Relatório apresentado pelo prefeito Pereira Ferraz à Câmara Municipal de Nictheroy, em novembro de 1910 - Imagem do Almanaque Brasileiro, 1912)











Publicado em 25/01/2023

Despacho de Dom João VI Leia mais ...
Carta de Lei Nº 6 de 1835 Leia mais ...
Carta de Lei Nº 2 de 1835 Leia mais ...
Pronunciamento da Mesa do Desembargador do Paço Leia mais ...
Representação do Ouvidor da Comarca Leia mais ...
Escritura de Renúncia de Terras Leia mais ...
Auto da Posse da Sesmaria em 1573 Leia mais ...
Alvará de Criação da Vila em 1819 Leia mais ...
Símbolos de Niterói Leia mais ...