A ponte, mandada construir pela Companhia Cantareira, com auxilio pecuniário da Prefeitura de Niterói e por esta fiscalizada, era de concreto armado e formada de 6 arcos solidários com o vão livre de 17 metros, assentando sobre sólidos encontros de alvenaria de pedra com argamassa de cimento.
Os arcos com flexa de 2 metros tinham 30 de espessura no fecho e 0,50m nas nascenças, e por meio de pequenas pilastras suportavam um estrado de 6,10 de largura total, contendo passeios laterais de 1,22 de largura e a parte destinada ao trânsito de veículos com a largura de 3,66.
O estrado era guarnecido lateralmente com elegante balaustrada, também em concreto armado. Os encontros foram assentes sobre rocha, tendo atingido a 7 metros a profundidade da fundação da margem direita, consumindo 410 de alvenaria de pedra. As barras que formavam a parte principal do arcabouço metálico dos arcos tinham o diâmetro de 1,14".
Na construção da ponte foram empregados 900 barricas de cimento, 26 toneladas de ferro, 600m3 de alvenaria de pedra com argamassa de cimento e 65 de madeira de lei.
Essa ponte, construída sobre o rio Icaraí, ligava a avenida desse nome à estrada Fróes. Sua construção foi iniciada em 1 de outubro de 1909 e concluída em agosto de 1910. Os testes de carga realizados em setembro obtiveram os resultados mais satisfatórios que se podiam desejar.
Essa obra foi entregue ao tráfego e solenemente inaugurada no dia 12 de outubro de 1910.
(Com informações do Relatório apresentado pelo prefeito Pereira Ferraz à Câmara Municipal de Nictheroy, em novembro de 1910 - Imagem do Almanaque Brasileiro, 1912)