Área: 1,92 km2
População: 5891 habitantes (IBGE 2000)
Parte de uma grande fazenda existente na região (fazenda de Juca Matheus) que se estendia até o município de São Gonçalo foi loteada e deu origem ao bairro de Santa Bárbara. Esta. denominação relaciona-se a existência de antiga igreja cuja padroeira é Santa Bárbara. Com a criação e estabelecimento de novos limites em 1986, a igreja passa a não pertencer mais ao bairro, ficando no vizinho Baldeador.
A fazenda, até a década de 50, dedicava-se à pecuária extensiva. O esvaziamento desta atividade deu margem ao seu parcelamento e posterior loteamento.
Com mais de 50% da superfície ocupada por morros, o início do seu desenvolvimento urbano deu-se na parte mais plana, próxima à Rodovia Amaral Peixoto, com a criação, no início dos anos 60, do loteamento Vila Maria. Este loteamento foi realizado sem nenhuma infra-estrutura sendo ocupado pela camada da população de menor poder aquisitivo. Atualmente nota-se uma ocupação desordenada das encostas, destacando-se neste processo o Morro da Paz.
Fora da parte central do bairro encontramos outras áreas adensadas: na divisa com o Caramujo, no local conhecido como Horta; junto à estrada Velha de Maricá, no limite com Maria Paula; e num condomínio de classe média existente perto da Rodovia Tronco-Norte.
Com uma expansão inicial típica de periferia urbana, onde as construções são de padrão médio para baixo, o bairro vem apresentando uma valorização crescente dos seus imóveis, face principalmente ao incremento ocorrido na instalação de equipamentos urbanos, pela sua localização e também por seu clima ameno.
Fonte: Niterói-Bairros - Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia de Niterói - 1991
ÍNDICE DOS BAIRROS DE NITERÓI
|
|