Área: 2,23 km2
População: 7642 habitantes (IBGE 2000)
Ititioca limita-se com os vizinhos bairros do Caramujo, Sapê, Largo ha, Viradouro, Santa Rosa, Cubango e Viçoso Jardim.
Apresenta-se com relevo bastante acidentado, o que motivou a existência de muitas curvas fechadas e descidas ou subidas na única via pavimentada que corta o bairro. As ruas secundárias, de traçado também irregular, muitas delas sem saída, configuram uma ocupação mais espontânea do que planejada. Salvo raros trechos, o conjunto do bairro possui fisionomia de urbanização periférica com frequente ocorrência de auto-construção.
Até meados do século, não havia vias de circulação no bairro. Consequentemente, o crescimento demográfico era pequeno.
Consta que nos anos 50, pela partilha de três sítios existentes no local, teria se originado este bairro, cuja denominação se deveria à pré-existência de uma oca indígena, cujos vestígios teriam existido até aquela década.
Iniciado o processo de partilha, sucedido pela fase dos loteamentos de periferia, o bairro começou a receber fluxos significativos de novos moradores, principalmente de nordestinos, a exemplo do que ocorreu também em outras áreas da região.
Em decorrência de sua topografia e do seu processo de ocupação, o bairro não tem homogeneidade interna. Ao contrário, a diversidade estabelecida permite identificar pelo menos as seguintes localidades: Ititioca, Poço Largo, Capim Melado, Atalaia, Morro do Bumba, Morro da Vitória e parte do Morro do Céu.
Mesmo dentro desses sub-bairros ainda existem trechos que recebem denominações locais como por exemplo, o Morro do Vai-Quem-Quer, que se confunde com o Morro da Vitória.
Todas estas localidades foram ocupadas, predominantemente, por segmentos de baixa renda, o que torna Ititioca um dos bairros mais pobres de Niterói.
Do ponto de vista dos equipamentos sociais, destaca-se um Posto de Saúde da Prefeitura, um orfanato e um Centro Social ligados à Arquidiocese de Niterói e apoiados por ONG’s alemãs. Dentre estes órgãos, o Posto de Saúde desempenhou importante papel potencializador na organização social da comunidade. A partir da prática de reflexões sobre o cotidiano numa espécie de "sala de espera", surgiu a Associação de Moradores de Ititioca, uma das pioneiras em todo o Município.
Fonte: Niterói-Bairros - Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia de Niterói - 1991
ÍNDICE DOS BAIRROS DE NITERÓI
|
|