Área: 5,2 km2
População: 989 habitantes (IBGE 2000)
O bairro de Muriqui limita-se com Vila Progresso, Rio do Ouro, Jacaré, Maria Paula e com o município de São Gonçalo pela estrada Velha de Maricá.
Compreendendo as localidades de Muriqui Grande, Muriqui Pequeno e Chibante, o bairro apresenta três vias principais que dão acesso a cada uma destas; e tanto a estrada do Muriqui Pequeno quanto a estrada do Muriqui Grande (estrada Aristides Melo), se encontram com a estrada Velha de Maricá.
Segundo depoimentos de moradores mais antigos, o bairro de Muriqui foi formado pela partilha de três fazendas que se dedicavam à pecuária bovina e à agricultura.
O seu parcelamento obedeceu a um processo diferenciado. Ao invés da transformação de propriedades rurais em loteamentos urbanos, mais freqüente nessa área, as fazendas se transformaram em muitos sítios. Este fato confere ao bairro uma singularidade que é a de representar um estágio de transição entre o rural e o urbano.
Estas unidades espaciais medem em geral, dois alqueires, ou seja, em torno de 50.000 m2. Em muitos destes sítios desenvolvem atividades agropecuárias, como o criatório de suínos, gado bovino, produção de flores em geral e de orquídeas em particular.
O processo de ocupação "urbana" data, pelos menos, de três décadas. No entanto, o índice de expansão populacional mensurável pela edificação de novas moradias, não é grande, justamente pela forma hegemônica de parcelamento do solo que deu origem aos grandes sítios e não dos tradicionais lotes de pequenas dimensões. Outrora, um desses sítios pertenceu ao ex-governador Roberto Silveira.
Pode-se dizer então que a ocupação se diferencia do que ocorre em grande parte do município, isto em função do bairro ser dividido em grandes lotes, ocupados por uma ou duas residências, havendo inúmeros sítios, que mesmo não desenvolvendo funções específicas, apresentam características rurais. É comum a existência de residências antigas, de médio e alto padrão construtivo, que possuem unidades anexas destinadas aos empregados domésticos (caseiro, jardineiro...).
Fonte: Niterói-Bairros - Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia de Niterói - 1991
ÍNDICE DOS BAIRROS DE NITERÓI
|
|