Área: 1,7 km2
População: 3593 habitantes (IBGE 2000)

O Cafubá tem como vizinhos os bairros de São Francisco, Cachoeiras, Maceió, Cantagalo e Piratininga. Segundo informações recolhidas de antigos moradores, a denominação Cafubá tem origem na existência de uma fazenda na região onde criava-se o gado Cafubá, de cor cinzenta e origem africana, há pelo menos um século.

Seus limites territoriais são bastante confundidos com o vizinho bairro de Piratininga, o que traz para muitos a incerteza do bairro em que residem e, para as associações de moradores, dúvidas quanto a sua área de abrangência. Este fato ocorre, dentre vários motivos, pela sua pequena extensão territorial que, oficialmente, encontra-se distribuída ao longo de uma das vertentes do morro da Viração. No entanto, para alguns, os limites do bairro estender-se- até às margens da lagoa de Piratininga.

A origem dessa indefinição de limites remonta à época da criação do bairro, desmembrado de Piratininga pelo decreto nº 4895 de 1986. De qualquer forma, é visível a divisão deste local em duas áreas distintas: a primeira, que restringe o bairro às vertentes do morro da Viração, caracterizada por ter uma ocupação predominante de população de baixa renda; e a segunda, que se estende até à lagoa, de ocupação mais recente e com predominância da população de rendimentos médios.

A população de baixa renda se instalou no bairro sobretudo na década de 70. Seus moradores estão empregados sobretudo no setor terciario , destacando-se as empregadas domésticas, jardineiros, pedreiros e carpinteiros entre outros, não considerar mão-de-obra atende, principalmente, do mercado da Região Oceânica. As construções existentes apresentam um padrão construtivo predominantemente considerado precário (PMN/Suma), porém, nos últimos cinco anos, uma série de melhorias no seu sistema viário e na sua infra-estrutura urbana atraíram novos loteamentos onde as casas apresentam padrão construtivo mais elevado.

A população da chamada classe média se estabelece principalmente, na área situada entre a antiga estrada Celso Peçanha e a Lagoa de Piratininga, cuja maior parte compreende o loteamento Mar Alegre. Esta é a região onde há uma maior indefinição de limites, visto que, para as administradoras de imóveis e para o capital especulativo em geral, a denominação Piratininga é mais conhecida e possui maior aceitação no mercado imobiliário.

Nota-se ainda outros pequenos núcleos de baixa renda, como as comunidades da Beira da Lagoa e da Favelhinha da Rua 57, que são áreas de posse.

Fonte: Niterói-Bairros - Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia de Niterói - 1991





ÍNDICE DOS BAIRROS DE NITERÓI

REGIÃO DA BAÍA REGIÃO NORTE REGIÃO PENDOTIBA REGIÃO LESTE
Ponta D'Areia Ilha da Conceição Ititioca Muriqui
Centro Barreto Largo da Batalha Rio do Ouro
São Domingos Santana Maceió Várzea das Moças
Gragoatá São Lourenço Sapê
Boa Viagem Engenhoca Badu REGIÃO OCEÂNICA
Ingá Fonseca Cantagalo Jardim Imbuí
Morro do Estado Cubango Maria Paula Piratininga
Icaraí Tenente jardim Matapaca Cafubá
Fátima Viçoso Jardim Vila Progresso Jacaré
Pé Pequeno Baldeador Santo Antônio
Santa Rosa Caramujo Camboinhas
Vital Brazil Santa Bárbara Serra Grande
Viradouro Maravista
São Francisco Itaipu
Cachoeira Engenho do Mato
Charitas Itacoatiara
Jurujuba








Publicado em 14/08/2013

Despacho de Dom João VI Leia mais ...
Carta de Lei Nº 6 de 1835 Leia mais ...
Carta de Lei Nº 2 de 1835 Leia mais ...
Pronunciamento da Mesa do Desembargador do Paço Leia mais ...
Representação do Ouvidor da Comarca Leia mais ...
Escritura de Renúncia de Terras Leia mais ...
Auto da Posse da Sesmaria em 1573 Leia mais ...
Alvará de Criação da Vila em 1819 Leia mais ...
Símbolos de Niterói Leia mais ...