Área: 1,7 km2
População: 3593 habitantes (IBGE 2000)
O Cafubá tem como vizinhos os bairros de São Francisco, Cachoeiras, Maceió, Cantagalo e Piratininga. Segundo informações recolhidas de antigos moradores, a denominação Cafubá tem origem na existência de uma fazenda na região onde criava-se o gado Cafubá, de cor cinzenta e origem africana, há pelo menos um século.
Seus limites territoriais são bastante confundidos com o vizinho bairro de Piratininga, o que traz para muitos a incerteza do bairro em que residem e, para as associações de moradores, dúvidas quanto a sua área de abrangência. Este fato ocorre, dentre vários motivos, pela sua pequena extensão territorial que, oficialmente, encontra-se distribuída ao longo de uma das vertentes do morro da Viração. No entanto, para alguns, os limites do bairro estender-se- até às margens da lagoa de Piratininga.
A origem dessa indefinição de limites remonta à época da criação do bairro, desmembrado de Piratininga pelo decreto nº 4895 de 1986. De qualquer forma, é visível a divisão deste local em duas áreas distintas: a primeira, que restringe o bairro às vertentes do morro da Viração, caracterizada por ter uma ocupação predominante de população de baixa renda; e a segunda, que se estende até à lagoa, de ocupação mais recente e com predominância da população de rendimentos médios.
A população de baixa renda se instalou no bairro sobretudo na década de 70. Seus moradores estão empregados sobretudo no setor terciario , destacando-se as empregadas domésticas, jardineiros, pedreiros e carpinteiros entre outros, não considerar mão-de-obra atende, principalmente, do mercado da Região Oceânica. As construções existentes apresentam um padrão construtivo predominantemente considerado precário (PMN/Suma), porém, nos últimos cinco anos, uma série de melhorias no seu sistema viário e na sua infra-estrutura urbana atraíram novos loteamentos onde as casas apresentam padrão construtivo mais elevado.
A população da chamada classe média se estabelece principalmente, na área situada entre a antiga estrada Celso Peçanha e a Lagoa de Piratininga, cuja maior parte compreende o loteamento Mar Alegre. Esta é a região onde há uma maior indefinição de limites, visto que, para as administradoras de imóveis e para o capital especulativo em geral, a denominação Piratininga é mais conhecida e possui maior aceitação no mercado imobiliário.
Nota-se ainda outros pequenos núcleos de baixa renda, como as comunidades da Beira da Lagoa e da Favelhinha da Rua 57, que são áreas de posse.
Fonte: Niterói-Bairros - Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia de Niterói - 1991
ÍNDICE DOS BAIRROS DE NITERÓI
|
|