Em comemoração ao aniversário de 451 anos, a prefeitura de Niterói entregou um presente especial à cidade: a reforma completa de um dos casarões históricos mais emblemáticos do município, uns de seus mais icônicos patrimônios culturais, a Casa Norival de Freitas.

Localizada na rua Maestro Felício Toledo, no Centro de Niterói, a casa, que foi residência da família de Norival de Freitas, um de seus mais influentes políticos fluminenses da primeira metade do século XX, estava abandonada e em completo estado de degradação.

Com investimento de R$ 29,1 milhões, a Casa Norival de Freitas será aberta ao público como o Centro Cultural Solar Notre Rêve, além de abrigar a sede do programa Aprendiz Musical, que visa a inclusão social através do ensino da música.

"Vimos esse espaço destruído. A casa estava abandonada. Esse é um trabalho feito com muito esmero. Tivemos um empenho todo especial. Vai ser um belo presente para a cidade", diz o prefeito Axel Grael.

A Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa) trabalhou no restauro do imóvel de estilo eclético romântico, construído em 1923. A restauração incluiu trabalhos de arqueologia e pesquisas iconográficas e arquitetônicas, de acordo com as orientações e as normas do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) e do Departamento de Preservação do Patrimônio Cultural (DePAC). Foram feitos trabalhos de recuperação de elementos originais do casarão como assoalhos, forros e ornamentações.

Um prédio anexo, atrás do casarão, foi construído e equipado com auditório, camarim, sede administrativa, estúdio, área de convivência, terraço com espaço para contemplação e salas de exposição.





Leia também:

Site Casa Norival de Freitas
Casa Norival de Freitas no site do Depac


Tags:






Publicado em 26/11/2024

Bairros - Centro Leia mais ...
Origem da rua da Conceição
O Rio dos Passarinhos Leia mais ...
O Largo da Memória ou Praça do Rink Leia mais ...
Antiga Igreja de Nossa Senhora do Rosario e São Benedicto Leia mais ...
Antigo Hospital de São João Baptista Leia mais ...
Ponte do Canto do Rio Leia mais ...
Cais de Gragoatá construído em 1908 Leia mais ...
1854: Nictheroy e seus arrabaldes, por J. Norberto de Sousa Silva Leia mais ...