Em comemoração ao aniversário de 451 anos, a prefeitura de Niterói entregou um presente especial à cidade: a reforma completa de um dos casarões históricos mais emblemáticos do município, uns de seus mais icônicos patrimônios culturais, a Casa Norival de Freitas.
Localizada na rua Maestro Felício Toledo, no Centro de Niterói, a casa, que foi residência da família de Norival de Freitas, um de seus mais influentes políticos fluminenses da primeira metade do século XX, estava abandonada e em completo estado de degradação.
Com investimento de R$ 29,1 milhões, a Casa Norival de Freitas será aberta ao público como o Centro Cultural Solar Notre Rêve, além de abrigar a sede do
programa Aprendiz Musical, que visa a inclusão social através do ensino da música.
"Vimos esse espaço destruído. A casa estava abandonada. Esse é um trabalho feito com muito esmero. Tivemos um empenho todo especial. Vai ser um belo presente para a cidade", diz o prefeito Axel Grael.
A Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa) trabalhou no restauro do imóvel de estilo eclético romântico, construído em 1923. A restauração incluiu trabalhos de arqueologia e pesquisas iconográficas e arquitetônicas, de acordo com as orientações e as normas do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) e do Departamento de Preservação do Patrimônio Cultural (DePAC). Foram feitos trabalhos de recuperação de elementos originais do casarão como assoalhos, forros e ornamentações.
Um prédio anexo, atrás do casarão, foi construído e equipado com auditório, camarim, sede administrativa, estúdio, área de convivência, terraço com espaço para contemplação e salas de exposição.
Leia também:
Site Casa Norival de Freitas
Casa Norival de Freitas no site do Depac
Tags: