Pouco depois de adquirida pelo Governo do Estado, a biblioteca de Caveira Vianna foi tombada pelo Departamento Estadual do Patrimônio, tendo sido designado para a tarefa o Sr. Isolino Moreira, funcionário daquela Repartição. A biblioteca deixada pelo Ministro Oliveira Vianna distingue-se pelo alto valor intrinseco; pela presença de obras clássicas, recentes e raras: pelo teor de especialização em sociologia, política), antropologia, direito público. história (do Brasil principalmente) e economia social: e pelo rigoroso critério de seleção com que foi constituída.

A biblioteca se destaca em seu aspecto qualitativo. Não existe nada de superfluo, tudo obedece às necessidades efetivas de estudo. Oliveira Vianna consumia, de fato, sua biblioteca.

Obras clássicas recentes e raras

Quanto a feição clássica, bem como de atualidade e raridade das obras, cabe assinalar que é outro mérito visivel, que realça a singularidade de conjunto, dando lhe a condição de original. O certo é que vem a ser bem menos comum de que ordinariamente se acredita a presença simultânea de livros clássicos, recentes e raros, em bibliotecas desta natureza. O que se observa, quanto a clássicos e modernos e em geral, um certo exclusivismo na aquisição das fontes. No entanto, o Professor Oliveira Vianna reuniu, em seu acervo, obras tipicamente clássicas e obras modernas - inclusive 1951, ano em que faleceu. E esse mérito explica o outro: o da raridade.

Já se vê, portanto, que não encara aqui a raridade num sentido, apenas de valor histórico. O que se deseja é salientar a raridade específica no relativo a organização ou constituição do patrimônio sem contudo perder de vista a raridade de interesse local, raridade para o leitor brasileiro e, muito especialmente para o leitor fluminense.

Especialização





Outra peculiaridade da biblioteca - o teor da especialização - também amplia o valor raridade. Não é ela, entretanto, especializada pela circunstância de acusar predominância das obras de sociologia. Não: a especialização, no caso, decorre do fato de poderem essas obras facilitar aos estudiosos o conhecimento global da evolução do pensamento sociológico tanto quanto das técnicas de pesquisa social. Isso explica que a absoluta maioria seja de livros de tese e não de livros propriamente didáticos ou de feição didática. Prevalecem as obras de ciência política e num sentido mais amplo, de ciência social.

No primeiro grupo, livros relativos à estrutura do Estado moderno e sua substância ideológica bem como sobre instituições e regimes políticos. No segundo grupo de antropologia (fisica e cultural), sociologia pura e aplicada; economia social; etnologia e história, principalmente do Brasil. Destaca-se ainda farto material de obras dedicadas ao estudo de direito público, a sociologia do trabalho e do trabalhador ou ao fenômeno e problemas mundiais de socialização.

Seleção

Quando o autor de "Evolução do Povo Brasileiro" desejava um livro americano de ciência social, sua encomenda era feita, diretamente à Universidade de Columbia, Chicago ou Yale pois sabia que eram mais especializadas no assunto ao passo que escreveria para a editora da Universidade de Harward se o livro que quisesse adquirir versasse matéria de direito público.

Esse rigor de método indica a razão por que o Professor Oliveira Vianna pode constituir com perfeição sua biblioteca. Este mesmo critério era usado para compra de revistas científicas européias, norte e sul-americanas, de que se tornara assinante havia longos anos.

Merece destaque o fichário especial que contém numerosas "papeletas nas quais o escritor registrava conceitos seus e alheios, resumos de pesquisas, observações sucintas, porém muito progressivas de fatos, homens e coisas do Brasil; opiniões de sociólogos, antropólogos, historiadores, economistas ou juristas estrangeiros: depoimentos de "matutos" fluminenses, paulistas, nordestinos, mineiros, sobre acontecimentos e instituições locais; notas de viagens; esquemas de livros a escrever enfim, todo um precioso material que era o ponto de partida para a elaboração de suas obras ou melhor: todo um repertório de coisas, situacões e pensamentos realmente vividos. Este repositório mostra ao pesquisador fluminense o métdo de estudo e de investiação social do autor de "Instituições de Políticas Brasileiras".

Leia mais: Casa de Oliveira Viana

Publicado originalmente em "O Fluminense", em 23 de março de 1975
Pesquisa e Edição de Alexandre Porto








Publicado em 30/06/2022

Bairros - Centro Leia mais ...
Despacho de Dom João VI Leia mais ...
Carta de Lei Nº 6 de 1835 Leia mais ...
Carta de Lei Nº 2 de 1835 Leia mais ...
Pronunciamento da Mesa do Desembargador do Paço Leia mais ...
Representação do Ouvidor da Comarca Leia mais ...
Escritura de Renúncia de Terras Leia mais ...
Auto da Posse da Sesmaria em 1573 Leia mais ...
Alvará de Criação da Vila em 1819 Leia mais ...