Uma conexão que transformou a história não só de duas cidades, mas de um país. Agora, 50 anos depois, uma mostra fotográfica que evidencia a magnitude de sua construção.
Uma conexão que transformou a história não só de duas cidades, mas de um país. Agora, 50 anos depois, uma mostra fotográfica que evidencia a magnitude de sua construção.
Tendo como mote central as considerações em torno da inutilidade presente no pensamento de Manoel de Barros, a mostra percorre a saga de valorização das coisas sem importância.
Tendo como mote central as considerações em torno da inutilidade presente no pensamento de Manoel de Barros, a mostra percorre a saga de valorização das coisas sem importância.
Abusando de frios tons de pele em preto, branco e cinza e cenários carregados de cores vibrantes, a artista Julia Aumüller traz para o CCPCM mostra que nos faz pensar sobre o feminino.
Abusando de frios tons de pele em preto, branco e cinza e cenários carregados de cores vibrantes, a artista Julia Aumüller traz para o CCPCM mostra que nos faz pensar sobre o feminino.
Uma ilha vulcânica isolada no continente Antártico. É a partir das nuances desse cenário que a mostra de fotografias de Talask conta uma história que remonta a 1912.
Uma ilha vulcânica isolada no continente Antártico. É a partir das nuances desse cenário que a mostra de fotografias de Talask conta uma história que remonta a 1912.
Aluno do Salesiano morava na Avenida Feliciano Sodré, em frente à Escola Fluminense de Belas Artes. Foi ali, em 1971, que começou a estudar e ensaiar suas primeiras pinceladas.
Aluno do Salesiano morava na Avenida Feliciano Sodré, em frente à Escola Fluminense de Belas Artes. Foi ali, em 1971, que começou a estudar e ensaiar suas primeiras pinceladas.
"Distopia", do artista Rodrigo Pedrosa, com curadoria de Rafael Vicente, na Galeria Quirino Campofiorito; e "É pau, é pedra", de Elcir Mondego, na Sala Hilda Campofiorito.
"Distopia", do artista Rodrigo Pedrosa, com curadoria de Rafael Vicente, na Galeria Quirino Campofiorito; e "É pau, é pedra", de Elcir Mondego, na Sala Hilda Campofiorito.
O projeto me atraía, e passei logo a imaginar o museu como qualquer coisa solta na paisagem, um pássaro branco a se lançar sobre o céu e o mar de Niterói.
O projeto me atraía, e passei logo a imaginar o museu como qualquer coisa solta na paisagem, um pássaro branco a se lançar sobre o céu e o mar de Niterói.
O artista plástico Clautenes Aquino ocupa a Galeria Quirino Campofiorito com suas esculturas de isopor e papelão, ressignificadas de embalagens de produtos diversos do cotidiano.
O artista plástico Clautenes Aquino ocupa a Galeria Quirino Campofiorito com suas esculturas de isopor e papelão, ressignificadas de embalagens de produtos diversos do cotidiano.
A Galeria Quirino Campofiorito e a Sala Hilda Campofiorito recebem as obras da exposição "Policrônica", do ativista pelos direitos humanos e fotógrafo, Tomás Soares.
A Galeria Quirino Campofiorito e a Sala Hilda Campofiorito recebem as obras da exposição "Policrônica", do ativista pelos direitos humanos e fotógrafo, Tomás Soares.
Militante da preservação e valorização do Patrimônio Cultural Brasileiro, Ítalo foi o grande responsável pela parceria de seu amigo Oscar Niemeyer com Niterói.
Militante da preservação e valorização do Patrimônio Cultural Brasileiro, Ítalo foi o grande responsável pela parceria de seu amigo Oscar Niemeyer com Niterói.
Com abertura no dia 15, e em cartaz até o dia 30, a nova exposição do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno traz esculturas e pinturas feitas a partir de pano.
Com abertura no dia 15, e em cartaz até o dia 30, a nova exposição do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno traz esculturas e pinturas feitas a partir de pano.
No mês de abril o Centro Cultural Paschoal Carlos Magno entrará em obras para revitalização do Terraço, o que implicará no fechamento da Galeria Quirino Campofiorito e Sala Hilda Campofiorito para exposições.
No mês de abril o Centro Cultural Paschoal Carlos Magno entrará em obras para revitalização do Terraço, o que implicará no fechamento da Galeria Quirino Campofiorito e Sala Hilda Campofiorito para exposições.
O Centro Cultural Paschoal Carlos Magno (CCPCM) recebe, a partir de 13 de janeiro, "Angioplastia – Caminhos do Coração", exposição do artista visual e publicitário Marcelo Masiero. A forma lúdica com que o artista trata esse órgão pulsante, ícone absoluto da emoção e do sentimento, pode ser conferida até 28 de fevereiro, nos dois andares do CCPCM.
O Centro Cultural Paschoal Carlos Magno (CCPCM) recebe, a partir de 13 de janeiro, "Angioplastia – Caminhos do Coração", exposição do artista visual e publicitário Marcelo Masiero. A forma lúdica com que o artista trata esse órgão pulsante, ícone absoluto da emoção e do sentimento, pode ser conferida até 28 de fevereiro, nos dois andares do CCPCM.
Em cartaz até 28 de outubro de 2017, o Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, inaugura na terça-feira, 03 de outubro, Ás 18h, a mostra "Panos Quentes", do fotógrafo de moda Gustavo Paixão.
Em cartaz até 28 de outubro de 2017, o Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, inaugura na terça-feira, 03 de outubro, Ás 18h, a mostra "Panos Quentes", do fotógrafo de moda Gustavo Paixão.
Do Seminário participarão, entre outros, Emmanuel de Macedo Soares, Albino Pinheiro, Domício Proença Filho, Quirino Campofiorito, Nelson Pereira dos Santos e Vera de Vives.
Do Seminário participarão, entre outros, Emmanuel de Macedo Soares, Albino Pinheiro, Domício Proença Filho, Quirino Campofiorito, Nelson Pereira dos Santos e Vera de Vives.
Sobrinha do pintor Quirino Campofiorito, a niteroiense Lêda, então recém-casada, preferiu adotar o sobrenome do marido, Watson, sem qualquer tradição nas artes plásticas.
Sobrinha do pintor Quirino Campofiorito, a niteroiense Lêda, então recém-casada, preferiu adotar o sobrenome do marido, Watson, sem qualquer tradição nas artes plásticas.
Entre os dias 04 de junho e 29 de julho, a sala Quirino Campofiorito, no primeiro andar do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, recebe a exposição Conflito do artista gráfico Fernando José, o Cazé.
Entre os dias 04 de junho e 29 de julho, a sala Quirino Campofiorito, no primeiro andar do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, recebe a exposição Conflito do artista gráfico Fernando José, o Cazé.
O grupo carioca de grafiteiros Trapa Crew e seus convidados ocupam a Galeria Quirino Campofiorito, do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, com a exposição Sopa no Museu, entre 07 e 28 de maio.
O grupo carioca de grafiteiros Trapa Crew e seus convidados ocupam a Galeria Quirino Campofiorito, do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, com a exposição Sopa no Museu, entre 07 e 28 de maio.
De 04 a 28 de abril, a Galeria Quirino Campofiorito, no térreo do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, recebe a mostra "Mãos à Obra", primeira exposição individual do artista visual Márcio Mac. Para essa mostra, Mac propõe estimular a relação entre o conceito de acessibilidade do Graffiti e a língua brasileira de sinais (Libras).
De 04 a 28 de abril, a Galeria Quirino Campofiorito, no térreo do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, recebe a mostra "Mãos à Obra", primeira exposição individual do artista visual Márcio Mac. Para essa mostra, Mac propõe estimular a relação entre o conceito de acessibilidade do Graffiti e a língua brasileira de sinais (Libras).
A Galeria Quirino Campofiorito, no primeiro andar do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, apresenta de 1 a 16 de março de 2017, a exposição "Feito à moda", de Felipe Blunt. A mostra, composta por telas, ilustrações, aquarelas e outros suportes, tem como objetivo mostrar um pouco do processo de criação do artista.
A Galeria Quirino Campofiorito, no primeiro andar do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, apresenta de 1 a 16 de março de 2017, a exposição "Feito à moda", de Felipe Blunt. A mostra, composta por telas, ilustrações, aquarelas e outros suportes, tem como objetivo mostrar um pouco do processo de criação do artista.
O Centro Cultural Paschoal Carlo Magno recebe de 03 a 31 de dezembro de 2016, a exposição "Ambientes Infláveis" de Hugo Richard e Natali Tubenchlak. Mais do que obras de arte, os Ambientes Infláveis são experiências de ocupação e interferência imediata no cotidiano das pessoas que habitam as cidades.
O Centro Cultural Paschoal Carlo Magno recebe de 03 a 31 de dezembro de 2016, a exposição "Ambientes Infláveis" de Hugo Richard e Natali Tubenchlak. Mais do que obras de arte, os Ambientes Infláveis são experiências de ocupação e interferência imediata no cotidiano das pessoas que habitam as cidades.
Tendo colaborado com o pintor Zeferino da Costa na ampliação dos estudos para execução dos grandes painéis que decoram a Igreja da Candelária, foi por aquele notório mestre da pintura acadêmica no Brasil convidado a assumir o ensino de desenho na Escola de Belas Artes de Belém do Pará, que seria criada sob a sua direção.
Tendo colaborado com o pintor Zeferino da Costa na ampliação dos estudos para execução dos grandes painéis que decoram a Igreja da Candelária, foi por aquele notório mestre da pintura acadêmica no Brasil convidado a assumir o ensino de desenho na Escola de Belas Artes de Belém do Pará, que seria criada sob a sua direção.
A Galeria Quirino Campofiorito, no primeiro andar do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, convida, de 11 a 30 de outubro de 2016, para a visitação à instalação "Água-viva" de Alberto Mattos, fruto do seu interesse no universo e ideário marinho, repleto de seres fluidos, transparentes e misteriosos.
A Galeria Quirino Campofiorito, no primeiro andar do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, convida, de 11 a 30 de outubro de 2016, para a visitação à instalação "Água-viva" de Alberto Mattos, fruto do seu interesse no universo e ideário marinho, repleto de seres fluidos, transparentes e misteriosos.
A Galeria Quirino Campofiorito, no primeiro andar do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, recebe de 04 a 07 de outubro de 2016, a exposição "Desafiando a Matéria", de Gabriel Angel. A mostra, que faz parte do Projeto Inbituim de Exposições de Arte, é uma performance que explora a resistência do corpo.
A Galeria Quirino Campofiorito, no primeiro andar do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, recebe de 04 a 07 de outubro de 2016, a exposição "Desafiando a Matéria", de Gabriel Angel. A mostra, que faz parte do Projeto Inbituim de Exposições de Arte, é uma performance que explora a resistência do corpo.
De 11 a 30 de agosto de 2016, o Centro Cultural Paschoal Carlos Magno (CCPCM) recebe a exposição "Execute-se", do artista e designer multimídia Jonas Esteves. A mostra é uma espécie de manual de instrução de projetos, com ideias, desenhos e ficções que escondem em seu íntimo a devoção do artista pelas máquinas.
De 11 a 30 de agosto de 2016, o Centro Cultural Paschoal Carlos Magno (CCPCM) recebe a exposição "Execute-se", do artista e designer multimídia Jonas Esteves. A mostra é uma espécie de manual de instrução de projetos, com ideias, desenhos e ficções que escondem em seu íntimo a devoção do artista pelas máquinas.
De 01 a 07 de agosto de 2016, o Centro Cultural Paschoal Carlos Magno (CCPCM) recebe a exposição "Ato de Despedida", de Dayane Menezes e Kaya. A mostra, que será abrigada na Galeria Quirino Campofiorito, no térreo do espaço cultural do Campo de São Bento, pode ser conferida de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 15h.
De 01 a 07 de agosto de 2016, o Centro Cultural Paschoal Carlos Magno (CCPCM) recebe a exposição "Ato de Despedida", de Dayane Menezes e Kaya. A mostra, que será abrigada na Galeria Quirino Campofiorito, no térreo do espaço cultural do Campo de São Bento, pode ser conferida de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 15h.
De 03 a 30 de julho, a instalação Invasão Monarca, do artista Fábio Carvalho, composta por 1300 bandeirinhas de papel pintadas com soldados com asas de borboleta, vai ocupar o espaço interno do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, bem como o seu entorno.
De 03 a 30 de julho, a instalação Invasão Monarca, do artista Fábio Carvalho, composta por 1300 bandeirinhas de papel pintadas com soldados com asas de borboleta, vai ocupar o espaço interno do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, bem como o seu entorno.
Com atuação destacada e reconhecida nacionalmente no meio político e acadêmico, presidiu a Fundação de Atividades Culturais de Niterói (FAC) entre 1978 e 1980.
Com atuação destacada e reconhecida nacionalmente no meio político e acadêmico, presidiu a Fundação de Atividades Culturais de Niterói (FAC) entre 1978 e 1980.
O CC Paschoal Carlos Magno, recebe neste mês de maio, de 05 a 29, a exposição PixAção, de Amanda Paesler. O foco da mostra não é encarcerar pichações entre os muros institucionais, a busca da exposição é trazer para debate o ambiente selvagem do cenário urbano.
O CC Paschoal Carlos Magno, recebe neste mês de maio, de 05 a 29, a exposição PixAção, de Amanda Paesler. O foco da mostra não é encarcerar pichações entre os muros institucionais, a busca da exposição é trazer para debate o ambiente selvagem do cenário urbano.
O Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, recebe no mês de março a exposição coletiva Street Arte – Sopa de Letrinhas. A visitação acontece de 02 a 27 de março. O bomb, bomber, throw up, ou ainda vomito (SP), se insere entre a tag e o wildstyle em termos de complexidade.
O Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, recebe no mês de março a exposição coletiva Street Arte – Sopa de Letrinhas. A visitação acontece de 02 a 27 de março. O bomb, bomber, throw up, ou ainda vomito (SP), se insere entre a tag e o wildstyle em termos de complexidade.
De 04 a 28 de fevereiro de 2016, o Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, recebe a exposição "A Caminho de Paris - A Caligrafia Urbana", parte do conjunto de obras da exposição de intercâmbio cultural entre o CCPCM e a Galeria de Arte de Bellevile.
De 04 a 28 de fevereiro de 2016, o Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, recebe a exposição "A Caminho de Paris - A Caligrafia Urbana", parte do conjunto de obras da exposição de intercâmbio cultural entre o CCPCM e a Galeria de Arte de Bellevile.
Memória - Do Seminário de Cultura participarão como conferencistas, Emanoel de Bragança, Albino Pinheiro. Domício Proença Filho, Quirino Campofiorito, Nelson Pereira dos Santos e Vera de Vives.
Memória - Do Seminário de Cultura participarão como conferencistas, Emanoel de Bragança, Albino Pinheiro. Domício Proença Filho, Quirino Campofiorito, Nelson Pereira dos Santos e Vera de Vives.
A exposição "A gente perde o chão e o céu também", de Ana Hortides, chega ao CCPCM no mês de setembro. A instalação, que busca um diálogo sensível entre o espaço físico da mostra e um plano real-virtual criado para o contexto, pode ser conferida de 09 a 29 de setembro. O encontro com a artista acontece na quarta, 30 de setembro, às 10h.
A exposição "A gente perde o chão e o céu também", de Ana Hortides, chega ao CCPCM no mês de setembro. A instalação, que busca um diálogo sensível entre o espaço físico da mostra e um plano real-virtual criado para o contexto, pode ser conferida de 09 a 29 de setembro. O encontro com a artista acontece na quarta, 30 de setembro, às 10h.
O Centro Cultural Paschoal Carlos Magno abre suas portas para a instalação "Passantes", de Gabriel Henriques e Pedro Ambrosoli, uma instauração que reflete o desejo de dois artistas em questionar as opressões do meio urbano sobre o natural e as relações humanas superficiais. A abertura está marcada para terça-feira, 04 de agosto, às 18h.
O Centro Cultural Paschoal Carlos Magno abre suas portas para a instalação "Passantes", de Gabriel Henriques e Pedro Ambrosoli, uma instauração que reflete o desejo de dois artistas em questionar as opressões do meio urbano sobre o natural e as relações humanas superficiais. A abertura está marcada para terça-feira, 04 de agosto, às 18h.
A mostra "Olhe e Veja", do artista visual Marco Antônio Portela, está em cartaz no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, entre os dias 12 e 30 de julho de 2015. As obras podem ser conferidas entre segunda e sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 15h. A abertura acontece no dia 11 de julho, às 11h.
A mostra "Olhe e Veja", do artista visual Marco Antônio Portela, está em cartaz no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, entre os dias 12 e 30 de julho de 2015. As obras podem ser conferidas entre segunda e sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 15h. A abertura acontece no dia 11 de julho, às 11h.
O Centro Cultural Paschoal Carlos Magno (CCPCM) completa quatro décadas de existência, no próximo dia 8 de março, domingo, com uma intensa programação cultural, das 9h às 17h. Serão mais de 8 horas de atividades, incluindo música, teatro, artes plásticas, oficinas, sarau e poesia.
O Centro Cultural Paschoal Carlos Magno (CCPCM) completa quatro décadas de existência, no próximo dia 8 de março, domingo, com uma intensa programação cultural, das 9h às 17h. Serão mais de 8 horas de atividades, incluindo música, teatro, artes plásticas, oficinas, sarau e poesia.
O Centro Cultural Paschoal Carlos Magno encerra o ano, com a exposição "Jogos de Vestir Mulheres", das irmãs Dally e Erika Schwarz, em cartaz a partir de 13 de dezembro, sábado, às 10h. Com a temática que reflete as mulheres e suas performances, a vernissage será retratada através de objetos, vídeos e por fotografias assinadas por João Júlio Mello.
O Centro Cultural Paschoal Carlos Magno encerra o ano, com a exposição "Jogos de Vestir Mulheres", das irmãs Dally e Erika Schwarz, em cartaz a partir de 13 de dezembro, sábado, às 10h. Com a temática que reflete as mulheres e suas performances, a vernissage será retratada através de objetos, vídeos e por fotografias assinadas por João Júlio Mello.
Entre o trabalho manual de estampas e a tecnologia, o Centro Cultural Paschoal Carlos Magno (CCPCM) recebe a exposição "Segunda Pele", da artista plástica Deise Paiva. A mostra reúne várias telas de Paiva, que tem como pano central a inspiração em tempos passados, na memória da própria autora.
Entre o trabalho manual de estampas e a tecnologia, o Centro Cultural Paschoal Carlos Magno (CCPCM) recebe a exposição "Segunda Pele", da artista plástica Deise Paiva. A mostra reúne várias telas de Paiva, que tem como pano central a inspiração em tempos passados, na memória da própria autora.
A Prefeitura Municipal de Niterói, por meio da Secretaria de Cultura e da FAN, torna pública esta Chamada, estabelecendo critérios para selecionar propostas para Exposições e Intervenções de Artes Visuais em 2014.
A Prefeitura Municipal de Niterói, por meio da Secretaria de Cultura e da FAN, torna pública esta Chamada, estabelecendo critérios para selecionar propostas para Exposições e Intervenções de Artes Visuais em 2014.
O Centro Cultural Paschoal Carlos Magno convida para a abertura da exposição "Eles passarão. Eu passarinho", de Mariane Monteiro, que será realizada na quarta-feira, 04 de dezembro de 2013, às 19h. A mostra ficará em cartaz de 5 de dezembro a 5 de janeiro de 2014.
O Centro Cultural Paschoal Carlos Magno convida para a abertura da exposição "Eles passarão. Eu passarinho", de Mariane Monteiro, que será realizada na quarta-feira, 04 de dezembro de 2013, às 19h. A mostra ficará em cartaz de 5 de dezembro a 5 de janeiro de 2014.
O Campo de São Bento será literalmente tomado pelos artistas da cidade, neste sábado, 16 de novembro. É a Tomada Cultural, uma iniciativa da Prefeitura de Niterói, realizada por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação de Arte de Niterói - FAN.
O Campo de São Bento será literalmente tomado pelos artistas da cidade, neste sábado, 16 de novembro. É a Tomada Cultural, uma iniciativa da Prefeitura de Niterói, realizada por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação de Arte de Niterói - FAN.
O Centro Cultural Paschoal Carlos Magno recebe a partir de sexta-feira, 01 de novembro de 2013, a exposição "Profundidade de Campo", de Ana Hortides, que propõe uma percepção diferenciada acerca do espaço do Campo de São Bento por meio da criação em fotografia pinhole.
O Centro Cultural Paschoal Carlos Magno recebe a partir de sexta-feira, 01 de novembro de 2013, a exposição "Profundidade de Campo", de Ana Hortides, que propõe uma percepção diferenciada acerca do espaço do Campo de São Bento por meio da criação em fotografia pinhole.
O Centro Cultural Paschoal Carlos Magno apresenta de 4 a 25 de outubro a exposição "Em Processo", de Bia Lopes e Nicole Marengo, artistas selecionadas por meio do Edital promovido pelo CCPCM, com o patrocínio da FAN.
O Centro Cultural Paschoal Carlos Magno apresenta de 4 a 25 de outubro a exposição "Em Processo", de Bia Lopes e Nicole Marengo, artistas selecionadas por meio do Edital promovido pelo CCPCM, com o patrocínio da FAN.
No dia 08 de julho de 2013, o conselho curador do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno se reuniu e selecionou os artistas para compor o calendário de exposições de agosto a dezembro de 2013 da Galeria Quirino Campofiorito.
No dia 08 de julho de 2013, o conselho curador do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno se reuniu e selecionou os artistas para compor o calendário de exposições de agosto a dezembro de 2013 da Galeria Quirino Campofiorito.
A Máfia 44 tem a alegria de trazer para as paredes do CCPCM um pouco da nossa história no graffiti do lado de cá da ponte, e convidamos a todos que nos conhecem, ou que tenham alguma curiosidade de conhecer parte de nosso trabalho, a nos visitar.
A Máfia 44 tem a alegria de trazer para as paredes do CCPCM um pouco da nossa história no graffiti do lado de cá da ponte, e convidamos a todos que nos conhecem, ou que tenham alguma curiosidade de conhecer parte de nosso trabalho, a nos visitar.
Evento realizado para a apresentação da Chamada Pública que estabelecerá critérios para selecionar projetos e propostas para a Ocupação do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno.
Evento realizado para a apresentação da Chamada Pública que estabelecerá critérios para selecionar projetos e propostas para a Ocupação do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno.
A Prefeitura Municipal de Niterói, através da Secretaria Municipal de Cultural e da Fundação de Arte de Niterói, torna público a abertura do processo de seleção de projetos e propostas para a ocupação da Galeria Quirino Campofiorito para o ano de 2013.
A Prefeitura Municipal de Niterói, através da Secretaria Municipal de Cultural e da Fundação de Arte de Niterói, torna público a abertura do processo de seleção de projetos e propostas para a ocupação da Galeria Quirino Campofiorito para o ano de 2013.
Quando os temas reciclagem e sustentabilidade ainda eram teoria, Deneir deu início a um trabalho que o alçou à condição de ícone e lhe rendeu reconhecimento entre educadores, artistas plásticos e produtores culturais.
Quando os temas reciclagem e sustentabilidade ainda eram teoria, Deneir deu início a um trabalho que o alçou à condição de ícone e lhe rendeu reconhecimento entre educadores, artistas plásticos e produtores culturais.
Uma instalação contendo aproximadamente 300 peças com variações de formas e dimensões, criados em cima de figuras geométricas de metal com tamanhos variando de 2,5 cm a 1,20 m.
Uma instalação contendo aproximadamente 300 peças com variações de formas e dimensões, criados em cima de figuras geométricas de metal com tamanhos variando de 2,5 cm a 1,20 m.
Para os índios a “terra-floresta” não é um mero espaço inerte de exploração econômica. É uma entidade viva, inserida numa complexa dinâmica cosmológica de intercâmbios entre humanos e não-humanos.
Para os índios a “terra-floresta” não é um mero espaço inerte de exploração econômica. É uma entidade viva, inserida numa complexa dinâmica cosmológica de intercâmbios entre humanos e não-humanos.
A exposição individual da artista apresenta obras que perpassam por diversas linguagens artísticas, partindo basicamente de pinturas, expondo também, reproduções em canvas e papel, desenhos e cerâmicas.
A exposição individual da artista apresenta obras que perpassam por diversas linguagens artísticas, partindo basicamente de pinturas, expondo também, reproduções em canvas e papel, desenhos e cerâmicas.
Memória - Construída em harmonia com a arquitetura do teatro, o mais antigo do Brasil, de 1827, a casa já foi duas vezes a leilão judicial e serviu até como quartel. Agora abrigará iniciativas culturais e artísticas em Niterói.
Memória - Construída em harmonia com a arquitetura do teatro, o mais antigo do Brasil, de 1827, a casa já foi duas vezes a leilão judicial e serviu até como quartel. Agora abrigará iniciativas culturais e artísticas em Niterói.
Ele tem a idade da pintura brasileira. Quando a Semana de Arte de 22 estourou no país, trazendo uma visão brasileira da arte, Quirino Campofiorito tinha 20 anos. A idade que se começa a fazer alguma coisa por exemplo, a pintura.
Ele tem a idade da pintura brasileira. Quando a Semana de Arte de 22 estourou no país, trazendo uma visão brasileira da arte, Quirino Campofiorito tinha 20 anos. A idade que se começa a fazer alguma coisa por exemplo, a pintura.
Foi uma artista consagrada na cena artística brasileira desde sua primeira coletiva na Salão Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, em 1926, até sua última mostra, aos 93 anos, no Museu Antonio Parreiras, em Niterói.
Foi uma artista consagrada na cena artística brasileira desde sua primeira coletiva na Salão Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, em 1926, até sua última mostra, aos 93 anos, no Museu Antonio Parreiras, em Niterói.
O Centro Cultural Paschoal Carlos Magno recebe nesta quinta-feira, 9 de setembro de 1982, às 21h, uma exposição em homenagem aos 80 anos do artista plástico Quirino Campofiorito.
O Centro Cultural Paschoal Carlos Magno recebe nesta quinta-feira, 9 de setembro de 1982, às 21h, uma exposição em homenagem aos 80 anos do artista plástico Quirino Campofiorito.
Pintor, crítico de arte, professor, caricaturista e gravador, Quirino Compofiorito nasceu num dia 7 de Setembro, ao som do Hino Nacional. Isso, em Belém, do Pará, no ano de 1902.
Pintor, crítico de arte, professor, caricaturista e gravador, Quirino Compofiorito nasceu num dia 7 de Setembro, ao som do Hino Nacional. Isso, em Belém, do Pará, no ano de 1902.
Niterói vai abrir espaço para as criações do século XIX e início do XX. Ao lado da construção assina da por Oscar Niemeyer, o Solar do Jambeiro será uma referência para as artes plásticas.
Niterói vai abrir espaço para as criações do século XIX e início do XX. Ao lado da construção assina da por Oscar Niemeyer, o Solar do Jambeiro será uma referência para as artes plásticas.
Serão expostos 25 quadros - nunca antes reunidos - de autoria do pintor, hoje pertencentes a colecionadores particulares e ao acervo do Museu Nacional de Belas Artes.
Serão expostos 25 quadros - nunca antes reunidos - de autoria do pintor, hoje pertencentes a colecionadores particulares e ao acervo do Museu Nacional de Belas Artes.
As atividades desenvolvidas pela entidade terão sempre a renda revertida para projetos de fim socioculturais. O primeiro sarau no Solar, por exemplo, terá a renda destinada à restauração dos quadros de Ari Parreiras.
As atividades desenvolvidas pela entidade terão sempre a renda revertida para projetos de fim socioculturais. O primeiro sarau no Solar, por exemplo, terá a renda destinada à restauração dos quadros de Ari Parreiras.
Prestes a entregar a restauração do Theatro Municipal, em 1995 Cláudio Valério expôes obras no CCPCM. O artista acreditava que arte foi feita para ser compreendida por todos e não por apenas meia dúzia de intelectuais.
Prestes a entregar a restauração do Theatro Municipal, em 1995 Cláudio Valério expôes obras no CCPCM. O artista acreditava que arte foi feita para ser compreendida por todos e não por apenas meia dúzia de intelectuais.
Para essa exposição, o artista irá distribuir microfones em alguns pontos do parque, onde serão captados os sons característicos de cada um desses espaços.
Para essa exposição, o artista irá distribuir microfones em alguns pontos do parque, onde serão captados os sons característicos de cada um desses espaços.
Contemporâneo de Antônio Parreiras e descendente de escravos - seu pai era alfaiate -, Pinto Bandeira, dedicou-se também ao magistério além de pintar com competência retratos e naturezas-mortas.
Contemporâneo de Antônio Parreiras e descendente de escravos - seu pai era alfaiate -, Pinto Bandeira, dedicou-se também ao magistério além de pintar com competência retratos e naturezas-mortas.
Darci Fernando Barbosa Gonçalves freqüentou o curso de Desenho e Plástica nas Faculdades Integradas Bennett e nessa mesma instituição, teve aulas de desenho com Lídio Bandeira de Mello.
Darci Fernando Barbosa Gonçalves freqüentou o curso de Desenho e Plástica nas Faculdades Integradas Bennett e nessa mesma instituição, teve aulas de desenho com Lídio Bandeira de Mello.
Pintor de paisagem, gênero e história, nasceu em Niterói, em 1860. Iniciou sua formação artística na Academia Imperial das Belas Artes, em 1883, como aluno livre. Nessa ocasião, conheceu Georg Grimm, pintor alemão e professor da cadeira de Paisagem,
Pintor de paisagem, gênero e história, nasceu em Niterói, em 1860. Iniciou sua formação artística na Academia Imperial das Belas Artes, em 1883, como aluno livre. Nessa ocasião, conheceu Georg Grimm, pintor alemão e professor da cadeira de Paisagem,
Ambientes Infláveis são experiências de ocupação e interferência no cotidiano das pessoas que habitam as cidades, através de grandes objetos que intervém em sua paisagem, lugares e caminhos, na forma como o indivíduo dialoga com o que vê.
Ambientes Infláveis são experiências de ocupação e interferência no cotidiano das pessoas que habitam as cidades, através de grandes objetos que intervém em sua paisagem, lugares e caminhos, na forma como o indivíduo dialoga com o que vê.
A instalação consiste na montagem de um espaço circular em camadas de voil em que o espectador vai buscando as entradas, propositalmente deslocadas da expectativa comum. Na procura da entrada, palavras gigantes e frases mínimas já instigam
A instalação consiste na montagem de um espaço circular em camadas de voil em que o espectador vai buscando as entradas, propositalmente deslocadas da expectativa comum. Na procura da entrada, palavras gigantes e frases mínimas já instigam
O arquiteto, escultor e designer, Ricardo Campos, que sempre gostou de trabalhar com materiais exóticos, surpreende e inaugura a exposição "Entorno dos Leões", no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, no período de 28 de junho a 29 de julho, na Galeria Quirino Campofiorito.
O arquiteto, escultor e designer, Ricardo Campos, que sempre gostou de trabalhar com materiais exóticos, surpreende e inaugura a exposição "Entorno dos Leões", no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, no período de 28 de junho a 29 de julho, na Galeria Quirino Campofiorito.
A artista Cândida Boechat – conhecida por seus portraits de personalidades nacionais e internacionais – exibirá suas produções mais atuais em óleo e acrílico na exposição Personale, no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, no período de 06 a 24 de junho.
A artista Cândida Boechat – conhecida por seus portraits de personalidades nacionais e internacionais – exibirá suas produções mais atuais em óleo e acrílico na exposição Personale, no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, no período de 06 a 24 de junho.
Na individual que leva seu nome, a artista carioca residente em Niterói desenvolve desenhos de pequeno a médio porte (90 x 110 cm). Empregando diversos materiais como caneta Bic, grafite, linha de costura e colagens,
Na individual que leva seu nome, a artista carioca residente em Niterói desenvolve desenhos de pequeno a médio porte (90 x 110 cm). Empregando diversos materiais como caneta Bic, grafite, linha de costura e colagens,
A artista plástica Keiko Mayama mostrará suas obras e a dos alunos do Instituto Benjamim Constant, no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno no período de 05 de dezembro a 08 de janeiro.
A artista plástica Keiko Mayama mostrará suas obras e a dos alunos do Instituto Benjamim Constant, no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno no período de 05 de dezembro a 08 de janeiro.
A artista transformará a galeria num imenso vitral com a inserção de cerca de 100 trabalhos de artistas plásticos. A mostra apresentará através de registros fotográficos, relatos e reflexões teóricas, o processo das vivências artísticas.
A artista transformará a galeria num imenso vitral com a inserção de cerca de 100 trabalhos de artistas plásticos. A mostra apresentará através de registros fotográficos, relatos e reflexões teóricas, o processo das vivências artísticas.
Fernando Barletta e Clara Infante apresentam a exposição "Do primitivo ao contemporâneo", a partir do dia 04 de agosto, às 19h, na Galeria Quirino Campofiorito do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno.
Fernando Barletta e Clara Infante apresentam a exposição "Do primitivo ao contemporâneo", a partir do dia 04 de agosto, às 19h, na Galeria Quirino Campofiorito do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno.
Será inaugurada a exposição coletiva 'Habitar', dos artistas Ivana Soares, Luiz Guimarães, Maria Mattos e Sylvia Carolinne, com vídeos, fotografias, esculturas e adesivos.
Será inaugurada a exposição coletiva 'Habitar', dos artistas Ivana Soares, Luiz Guimarães, Maria Mattos e Sylvia Carolinne, com vídeos, fotografias, esculturas e adesivos.
Quirino nasceu em Belém do Pará, no dia 7 de setembro de 1902, e morreu no dia 13 de setembro de 1994, em Niterói, Rio de Janeiro. Hilda Helena Eisenlohr nasceu no Rio de Janeiro, no dia 3 de agosto de 1901, e faleceu em Niterói, em 3 de janeiro de 1997.
Quirino nasceu em Belém do Pará, no dia 7 de setembro de 1902, e morreu no dia 13 de setembro de 1994, em Niterói, Rio de Janeiro. Hilda Helena Eisenlohr nasceu no Rio de Janeiro, no dia 3 de agosto de 1901, e faleceu em Niterói, em 3 de janeiro de 1997.
Criado pelo decreto municipal nº 2108/74, pelo então prefeito Ivan Fernandes de Barros, projetado pelo arquiteto Luiz Henrique Bessil Monassa e inaugurado a 13 de março de 1975. A idéia da construção surgiu em meio às comemorações pelo Quarto Centenário da Cidade de Niterói, em 1973.
Criado pelo decreto municipal nº 2108/74, pelo então prefeito Ivan Fernandes de Barros, projetado pelo arquiteto Luiz Henrique Bessil Monassa e inaugurado a 13 de março de 1975. A idéia da construção surgiu em meio às comemorações pelo Quarto Centenário da Cidade de Niterói, em 1973.
Paulo Muniz é repórter fotográfico e trabalhou como free-lancer para O Pasquim, a revista Casseta e Planeta e a Revista de Domingo, do Jornal do Brasil, entre outros veículos. É professor da Sociedade Fluminense de Fotografia.
Paulo Muniz é repórter fotográfico e trabalhou como free-lancer para O Pasquim, a revista Casseta e Planeta e a Revista de Domingo, do Jornal do Brasil, entre outros veículos. É professor da Sociedade Fluminense de Fotografia.
Na Sala Hilda Campofiorito, guardadas pela sinuosidade orgânica das paredes, apresento 12 trabalhos em técnicas diversas, sobre madeira e papel, comandados pelos cortes, pela prodigiosa materialidade da madeira.
Na Sala Hilda Campofiorito, guardadas pela sinuosidade orgânica das paredes, apresento 12 trabalhos em técnicas diversas, sobre madeira e papel, comandados pelos cortes, pela prodigiosa materialidade da madeira.
Munidos de máquinas de escrever “conectadas” por uma mesma tira de papel e câmeras fotográficas, Clarisse e Vicente, realizam um diálogo, por escrito, e uma coleção de fotografias de suas impressões durante o trajeto entre a capital mineira e Niterói
Munidos de máquinas de escrever “conectadas” por uma mesma tira de papel e câmeras fotográficas, Clarisse e Vicente, realizam um diálogo, por escrito, e uma coleção de fotografias de suas impressões durante o trajeto entre a capital mineira e Niterói
Microcampo surgiu da semelhança que a galeria envidraçada e uma tevê têm com um aquário. Os objetos do espaço exterior são transportados para dentro da galeria confundindo ainda mais os limites entre o espaço externo e interno.
Microcampo surgiu da semelhança que a galeria envidraçada e uma tevê têm com um aquário. Os objetos do espaço exterior são transportados para dentro da galeria confundindo ainda mais os limites entre o espaço externo e interno.
A mostra O Fio Vermelho das artistas Isabela Frade e Marta Strauch é uma proposta de entrelaçamento real, uma sucessão de fios que se desenrola em torno do Campo de São Bento, se expande e atinge novos e outros recantos desse espaço.
A mostra O Fio Vermelho das artistas Isabela Frade e Marta Strauch é uma proposta de entrelaçamento real, uma sucessão de fios que se desenrola em torno do Campo de São Bento, se expande e atinge novos e outros recantos desse espaço.
A instalação "Revérbero" tem origem em dois pontos. Primeiro, a pesquisa do artista com o objeto janela através das possibilidades tridimensionais e bidimensionais de se trabalhar a transparência e o reflexo
A instalação "Revérbero" tem origem em dois pontos. Primeiro, a pesquisa do artista com o objeto janela através das possibilidades tridimensionais e bidimensionais de se trabalhar a transparência e o reflexo
"Objetodireto_indireto" retrata o sujeito passivo, consumidor que se relaciona de modo perfeito com o objeto em toda sua magnitude, com o que só transporta.
"Objetodireto_indireto" retrata o sujeito passivo, consumidor que se relaciona de modo perfeito com o objeto em toda sua magnitude, com o que só transporta.